A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Andreia Susana Bento Borges
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4267
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014
id RCAP_612c4eeb9a7bbe32ea188760cea195ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEBInterdisciplinaridadeArticulação curricularAprendizagem integradaInterdisciplinarityCurricular articulationIntegrated learningRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014A interdisciplinaridade tem sido alvo de discussão acerca da sua implementação, metodologias e benefícios na promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, no âmbito do estágio decorrente da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, apresentamos uma análise sobre de que modo a interdisciplinaridade pode contribuir para uma aprendizagem integrada do saber e como é possível assumi-la enquanto metodologia de ensino numa sala de aula de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para abordar esta temática de forma aprofundada é necessário, em primeiro lugar, analisar o conceito de interdisciplinaridade, reconhecendo-o como uma forma de integração de saberes; e, em segundo lugar, refletir sobre as suas potencialidades, tendo por base a experiência de ensino desenvolvida durante a prática docente exercida durante a Prática Supervisionada do Mestrado de 1º e 2º CEB da Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa.ABSTRACT Interdisciplinarity has been the subject of discussion in regards to its implementation, methodologies and benefits on promoting meaningful learning. Therefore, the internship carried out for the Supervised Teaching Practice allowed us to analyse how interdisciplinarity can improve students’ skills and knowledge. To enlighten the reader on this subject, it is first necessary, to look at the definition of interdisciplinarity and differentiate it from other existing concepts, such as multidisciplinarity. In order to accomplish a result it is also necessary to know the authors’ opinions and confront them with the evidences collected during the internship.Dias, AlfredoRCIPLLopes, Andreia Susana Bento Borges2015-02-19T14:37:05Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4267TID:201358859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:43.909719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
title A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
spellingShingle A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
Lopes, Andreia Susana Bento Borges
Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Aprendizagem integrada
Interdisciplinarity
Curricular articulation
Integrated learning
title_short A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
title_full A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
title_fullStr A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
title_sort A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
author Lopes, Andreia Susana Bento Borges
author_facet Lopes, Andreia Susana Bento Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alfredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Andreia Susana Bento Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Aprendizagem integrada
Interdisciplinarity
Curricular articulation
Integrated learning
topic Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Aprendizagem integrada
Interdisciplinarity
Curricular articulation
Integrated learning
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-02-19T14:37:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4267
TID:201358859
url http://hdl.handle.net/10400.21/4267
identifier_str_mv TID:201358859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133394823544832