A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4267 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014 |
id |
RCAP_612c4eeb9a7bbe32ea188760cea195ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEBInterdisciplinaridadeArticulação curricularAprendizagem integradaInterdisciplinarityCurricular articulationIntegrated learningRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014A interdisciplinaridade tem sido alvo de discussão acerca da sua implementação, metodologias e benefícios na promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, no âmbito do estágio decorrente da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, apresentamos uma análise sobre de que modo a interdisciplinaridade pode contribuir para uma aprendizagem integrada do saber e como é possível assumi-la enquanto metodologia de ensino numa sala de aula de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Para abordar esta temática de forma aprofundada é necessário, em primeiro lugar, analisar o conceito de interdisciplinaridade, reconhecendo-o como uma forma de integração de saberes; e, em segundo lugar, refletir sobre as suas potencialidades, tendo por base a experiência de ensino desenvolvida durante a prática docente exercida durante a Prática Supervisionada do Mestrado de 1º e 2º CEB da Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa.ABSTRACT Interdisciplinarity has been the subject of discussion in regards to its implementation, methodologies and benefits on promoting meaningful learning. Therefore, the internship carried out for the Supervised Teaching Practice allowed us to analyse how interdisciplinarity can improve students’ skills and knowledge. To enlighten the reader on this subject, it is first necessary, to look at the definition of interdisciplinarity and differentiate it from other existing concepts, such as multidisciplinarity. In order to accomplish a result it is also necessary to know the authors’ opinions and confront them with the evidences collected during the internship.Dias, AlfredoRCIPLLopes, Andreia Susana Bento Borges2015-02-19T14:37:05Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4267TID:201358859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:43.909719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
title |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB Lopes, Andreia Susana Bento Borges Interdisciplinaridade Articulação curricular Aprendizagem integrada Interdisciplinarity Curricular articulation Integrated learning |
title_short |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
title_full |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
title_sort |
A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB |
author |
Lopes, Andreia Susana Bento Borges |
author_facet |
Lopes, Andreia Susana Bento Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Alfredo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Andreia Susana Bento Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Articulação curricular Aprendizagem integrada Interdisciplinarity Curricular articulation Integrated learning |
topic |
Interdisciplinaridade Articulação curricular Aprendizagem integrada Interdisciplinarity Curricular articulation Integrated learning |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11 2014-11-01T00:00:00Z 2015-02-19T14:37:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4267 TID:201358859 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4267 |
identifier_str_mv |
TID:201358859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133394823544832 |