As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Julieta Pereira Vieites
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20101
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regularDificuldades de aprendizagem específicasDislexiaInclusãoNecessidades educativas especiaisMetodologia qualitativaSpecific learning disabilitiesDyslexiaInclusionSpecial educational needsQualitative methodology376.36Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica da leitura, com repercussões claras na escrita, cujas características conduzem a efeitos nefastos naquilo que se pretende, ou seja, o sucesso escolar, pessoal, social e profissional das crianças que a possuem. Sendo os professores os atores privilegiados no sistema de ensino, dependendo em grande medida das suas atitudes e crenças, o sucesso ou insucesso da inclusão, este estudo, tem como finalidade conhecer, descrever e analisar as perspetivas dos professores sobre o atendimento que é prestado aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular. Para o efeito, participaram neste estudo quatro professores do 3º ciclo de uma EB 2,3 do distrito de Braga, que lecionam numa turma onde está inserido um aluno com dislexia. O trabalho seguiu uma metodologia qualitativa com o recurso à entrevista semiestruturada para recolher os dados. Como técnica de tratamento da informação obtida usei a análise de conteúdo. Os resultados obtidos neste estudo, são apresentados, numa primeira parte por participante, utilizando o mais possível as suas palavras e, numa segunda parte sob a forma de cruzamento das suas perspetivas, traçando as diferenças e as similaridades entre os participantes e interpretando e analisando, à luz da investigação, as suas perspetivas enquanto grupo. No global, as perspetivas dos participantes permitem-me concluir que: 1) Todos os participantes admitiram não ter formação para educarem alunos com dislexia; 2) Os participantes consideraram que não existem as condições necessárias para o sucesso da inclusão educativa dos alunos com dislexia; 3) A maioria dos participantes considera que o aluno com dislexia devia usufruir de apoio no contexto de sala de aula; 4) Os participantes fazem adequações curriculares tanto no modo como ensinam como no modo como avaliam; 5) Todos os participantes consideram o trabalho em colaboração vantajoso e desejável; 6) Os participantes possuem diferentes opiniões, em relação à forma como as suas competências influenciam a aceitação dos alunos com dislexia, embora apoiem a inclusão enquanto filosofia educativa.Dyslexia as a Specific Learning Difficulty in reading, with clear implications in writing, has characteristics that lead to severe effects on educational, personal, social and professional success for those children who have it. As teachers are privileged actors in the education system and the success or failure of inclusion is largely depending on their attitudes and beliefs, this study aims to acknowledge, describe and analyze teacher’s perspectives about the way students with dyslexia who attend regular school are educated. For this purpose, four teachers (from 7 to 9 grade), who work in a Braga’s district school participated in this study. This study followed a qualitative methodology and used a semi-structured interview to collect data. The results obtained in this study are presented, in a first moment, individually, using as much as possible participant’s words and, in a second moment, in a cross case format, in which I pointed the similarities and/or differences between the participants’ perspectives and analyzing within national and international research. Generically, the perspectives of the participants allow me to conclude that: 1) All participants admitted to not be trained to educate students with dyslexia; 2) The participants considered that there aren’t the necessary conditions for the success of educational inclusion of students with dyslexia; 3) Most participants considered that a student with dyslexia should enjoy support within the context of the classroom; 4) Participants make curricular adjustments both in the way they teach and the way in how they evaluate; 5) All participants considered collaborative work as something beneficial and desirable; 6) The participants have different opinions with regard to the way their skills influence the acceptance of students with dyslexia, nevertheless they support the inclusion as an educational philosophy.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoSilva, Maria Julieta Pereira Vieites20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:25.674620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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