TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elisabeth Gomes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Lia Raquel
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19923
Resumo: O artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0.
id RCAP_3d63c6f14cccfc560d1f55441c9a4fd4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0ICT in Education: pedagogical challenges and conflicts with WEB 2.0Educação e TICEducação e WEB 2.0Education and ICTEducation and WEB 2.0Teachers and ICTO artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0.The article discusses the challenges and conflicts experienced by teachers facing the always new information and communication technologies (ICT), as the the Web 2.0. Understanding that the process of integration of ICT in education must be a reflexive action,,built and shared. We report on some use of Web 2.0 in education to understand that this can enhance the teaching and learning processes. We suggest teaching strategies that enable contextualized learning more enjoyable and integrated in the curriculum. We conclude that it is the construction of knowledge in collaboration the greatest treasure found in Web 2.0.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED)Instituto Politécnico de BragançaUniversidade do MinhoPereira, Elisabeth GomesOliveira, Lia Raquel2012-06-012012-06-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:21:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:21:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
ICT in Education: pedagogical challenges and conflicts with WEB 2.0
title TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
spellingShingle TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
Pereira, Elisabeth Gomes
Educação e TIC
Educação e WEB 2.0
Education and ICT
Education and WEB 2.0
Teachers and ICT
title_short TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
title_full TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
title_fullStr TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
title_full_unstemmed TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
title_sort TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
author Pereira, Elisabeth Gomes
author_facet Pereira, Elisabeth Gomes
Oliveira, Lia Raquel
author_role author
author2 Oliveira, Lia Raquel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elisabeth Gomes
Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e TIC
Educação e WEB 2.0
Education and ICT
Education and WEB 2.0
Teachers and ICT
topic Educação e TIC
Educação e WEB 2.0
Education and ICT
Education and WEB 2.0
Teachers and ICT
description O artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
2012-06-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19923
url http://hdl.handle.net/1822/19923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544942384316416