TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19923 |
Resumo: | O artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0. |
id |
RCAP_3d63c6f14cccfc560d1f55441c9a4fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0ICT in Education: pedagogical challenges and conflicts with WEB 2.0Educação e TICEducação e WEB 2.0Education and ICTEducation and WEB 2.0Teachers and ICTO artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0.The article discusses the challenges and conflicts experienced by teachers facing the always new information and communication technologies (ICT), as the the Web 2.0. Understanding that the process of integration of ICT in education must be a reflexive action,,built and shared. We report on some use of Web 2.0 in education to understand that this can enhance the teaching and learning processes. We suggest teaching strategies that enable contextualized learning more enjoyable and integrated in the curriculum. We conclude that it is the construction of knowledge in collaboration the greatest treasure found in Web 2.0.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED)Instituto Politécnico de BragançaUniversidade do MinhoPereira, Elisabeth GomesOliveira, Lia Raquel2012-06-012012-06-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:21:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:21:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 ICT in Education: pedagogical challenges and conflicts with WEB 2.0 |
title |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 |
spellingShingle |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 Pereira, Elisabeth Gomes Educação e TIC Educação e WEB 2.0 Education and ICT Education and WEB 2.0 Teachers and ICT |
title_short |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 |
title_full |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 |
title_fullStr |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 |
title_full_unstemmed |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 |
title_sort |
TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 |
author |
Pereira, Elisabeth Gomes |
author_facet |
Pereira, Elisabeth Gomes Oliveira, Lia Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lia Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Elisabeth Gomes Oliveira, Lia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e TIC Educação e WEB 2.0 Education and ICT Education and WEB 2.0 Teachers and ICT |
topic |
Educação e TIC Educação e WEB 2.0 Education and ICT Education and WEB 2.0 Teachers and ICT |
description |
O artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 2012-06-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19923 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544942384316416 |