SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10223 |
Resumo: | O presente trabalho incide sobre a gestão de relacionamentos com estudantes no ensino superior e propõe identificar as estratégias que conduzem ao sucesso da gestão de relacionamento das Instituições de Ensino Superior com estudantes, e ALUMNI. Com este intuito, é efetuada uma revisão de literatura sobre as áreas Marketing Relacional, Fidelização, e gestão de relacionamento com o cliente prosseguindo com a contextualização para Instituições de Ensino Superior. O estudo é exploratório e descritivo onde é apresentada uma pesquisa realizada junto do IPAM Porto, Aveiro e Lisboa. Foram realizados inquéritos questionários aos alunos e ALUMNI e entrevistas aos diretores das três escolas. Foi possível identificar as estratégias de Marketing Relacional mais valorizadas pelos estudantes e, ainda, desenhar um modelo conceptual de Gestão de relacionamento com os Estudantes ao longo do seu ciclo de vida. Este modelo permitirá a aplicação destas estratégias de forma a promover a gestão de relacionamento com os estudantes. |
id |
RCAP_3d7f5252f9d3187d54515e83b3435029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAMMarketing relacionalFidelizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho incide sobre a gestão de relacionamentos com estudantes no ensino superior e propõe identificar as estratégias que conduzem ao sucesso da gestão de relacionamento das Instituições de Ensino Superior com estudantes, e ALUMNI. Com este intuito, é efetuada uma revisão de literatura sobre as áreas Marketing Relacional, Fidelização, e gestão de relacionamento com o cliente prosseguindo com a contextualização para Instituições de Ensino Superior. O estudo é exploratório e descritivo onde é apresentada uma pesquisa realizada junto do IPAM Porto, Aveiro e Lisboa. Foram realizados inquéritos questionários aos alunos e ALUMNI e entrevistas aos diretores das três escolas. Foi possível identificar as estratégias de Marketing Relacional mais valorizadas pelos estudantes e, ainda, desenhar um modelo conceptual de Gestão de relacionamento com os Estudantes ao longo do seu ciclo de vida. Este modelo permitirá a aplicação destas estratégias de forma a promover a gestão de relacionamento com os estudantes.Pires, HenriqueRepositório ComumMarques, Sérgio2015-11-10T19:13:54Z2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10223201144131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:54.845117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
title |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
spellingShingle |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM Marques, Sérgio Marketing relacional Fidelização Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
title_full |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
title_fullStr |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
title_full_unstemmed |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
title_sort |
SRM - Student Relationship Management - modelo conceptual e estratégias de SRM no contexto do ensino superior: caso IPAM |
author |
Marques, Sérgio |
author_facet |
Marques, Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Henrique Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing relacional Fidelização Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing relacional Fidelização Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O presente trabalho incide sobre a gestão de relacionamentos com estudantes no ensino superior e propõe identificar as estratégias que conduzem ao sucesso da gestão de relacionamento das Instituições de Ensino Superior com estudantes, e ALUMNI. Com este intuito, é efetuada uma revisão de literatura sobre as áreas Marketing Relacional, Fidelização, e gestão de relacionamento com o cliente prosseguindo com a contextualização para Instituições de Ensino Superior. O estudo é exploratório e descritivo onde é apresentada uma pesquisa realizada junto do IPAM Porto, Aveiro e Lisboa. Foram realizados inquéritos questionários aos alunos e ALUMNI e entrevistas aos diretores das três escolas. Foi possível identificar as estratégias de Marketing Relacional mais valorizadas pelos estudantes e, ainda, desenhar um modelo conceptual de Gestão de relacionamento com os Estudantes ao longo do seu ciclo de vida. Este modelo permitirá a aplicação destas estratégias de forma a promover a gestão de relacionamento com os estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-16T00:00:00Z 2014-09-16T00:00:00Z 2015-11-10T19:13:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10223 201144131 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10223 |
identifier_str_mv |
201144131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130005787115520 |