Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Armando Eurico
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Esteves, Patrick, Sousa, Bruno, Catarino, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1974
Resumo: Objetivo: O presente manuscrito visa, numa lógica exploratória, disponibilizar conhecimentos teóricos que sirvam de suporte para as empresas e permitir que os clientes e consumidores finais consigam o melhor valor possível. Este estudo tem, ainda, como propósito apresentar uma perspetiva conciliadora entre o marketing relacional e digital. Metodologia: Contributo teórico com revisão sistemática da literatura e levantamento de boas-práticas (i.e. benchmarking) de marketing relacional e de aplicação digital em contextos específicos organizacionais. Originalidade: O presente estudo pretende ser um contributo teórico, com aplicação prática, no sentido de compreender a relação do marketing relacional e digital de forma a elucidar empresas e consumidores da perspetiva integradora e complementar destas duas abordagens. Resultados: Estas duas abordagens quando implementadas de forma complementar permitem às empresas angariar um grande número de clientes e ao mesmo tempo divulgar o seu produto, e ainda fidelizar o cliente através de técnicas de relacionamento. Estas últimas permitem que o cliente confie na empresa para adquirir novamente um produto ou serviço. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, este estudo apresenta contributos para o marketing, para o setor empresarial e para o contexto académico, uma vez que fornece uma sustentação teórica para as estratégias práticas a desenvolver e implementar. Limitações da investigação: O trabalho apresenta como limitação o facto de não ser tão exaustivo em termos de pesquisa teórica quanto seria necessário. Estudos futuros deverão caminhar no sentido de continuar a testar empiricamente as vantagens de utilizar o marketing relacional, o digital e os dois em simultâneo.
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