Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1974 |
Resumo: | Objetivo: O presente manuscrito visa, numa lógica exploratória, disponibilizar conhecimentos teóricos que sirvam de suporte para as empresas e permitir que os clientes e consumidores finais consigam o melhor valor possível. Este estudo tem, ainda, como propósito apresentar uma perspetiva conciliadora entre o marketing relacional e digital. Metodologia: Contributo teórico com revisão sistemática da literatura e levantamento de boas-práticas (i.e. benchmarking) de marketing relacional e de aplicação digital em contextos específicos organizacionais. Originalidade: O presente estudo pretende ser um contributo teórico, com aplicação prática, no sentido de compreender a relação do marketing relacional e digital de forma a elucidar empresas e consumidores da perspetiva integradora e complementar destas duas abordagens. Resultados: Estas duas abordagens quando implementadas de forma complementar permitem às empresas angariar um grande número de clientes e ao mesmo tempo divulgar o seu produto, e ainda fidelizar o cliente através de técnicas de relacionamento. Estas últimas permitem que o cliente confie na empresa para adquirir novamente um produto ou serviço. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, este estudo apresenta contributos para o marketing, para o setor empresarial e para o contexto académico, uma vez que fornece uma sustentação teórica para as estratégias práticas a desenvolver e implementar. Limitações da investigação: O trabalho apresenta como limitação o facto de não ser tão exaustivo em termos de pesquisa teórica quanto seria necessário. Estudos futuros deverão caminhar no sentido de continuar a testar empiricamente as vantagens de utilizar o marketing relacional, o digital e os dois em simultâneo. |
id |
RCAP_e513b667a70bc6ca8b9010e9d35a07ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1974 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacionalReconciling perspective of relational and digital marketing: a look at the organizational contextMarketing digitalmarketing relacionalfidelizaçãoconsumidorObjetivo: O presente manuscrito visa, numa lógica exploratória, disponibilizar conhecimentos teóricos que sirvam de suporte para as empresas e permitir que os clientes e consumidores finais consigam o melhor valor possível. Este estudo tem, ainda, como propósito apresentar uma perspetiva conciliadora entre o marketing relacional e digital. Metodologia: Contributo teórico com revisão sistemática da literatura e levantamento de boas-práticas (i.e. benchmarking) de marketing relacional e de aplicação digital em contextos específicos organizacionais. Originalidade: O presente estudo pretende ser um contributo teórico, com aplicação prática, no sentido de compreender a relação do marketing relacional e digital de forma a elucidar empresas e consumidores da perspetiva integradora e complementar destas duas abordagens. Resultados: Estas duas abordagens quando implementadas de forma complementar permitem às empresas angariar um grande número de clientes e ao mesmo tempo divulgar o seu produto, e ainda fidelizar o cliente através de técnicas de relacionamento. Estas últimas permitem que o cliente confie na empresa para adquirir novamente um produto ou serviço. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, este estudo apresenta contributos para o marketing, para o setor empresarial e para o contexto académico, uma vez que fornece uma sustentação teórica para as estratégias práticas a desenvolver e implementar. Limitações da investigação: O trabalho apresenta como limitação o facto de não ser tão exaustivo em termos de pesquisa teórica quanto seria necessário. Estudos futuros deverão caminhar no sentido de continuar a testar empiricamente as vantagens de utilizar o marketing relacional, o digital e os dois em simultâneo.European Journal of Applied Business Management2020-09-25T11:08:33Z2020-09-25T11:08:33Z2020-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1974oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1974porCarvalho, A. E.; Esteves, P. F.; Sousa, B. B. & Catarino, A, P. (2020). Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional, European Journal of Applied Business Management, 6(3), 2020, pp. 65-79http://hdl.handle.net/11110/1974Carvalho, Armando EuricoEsteves, PatrickSousa, BrunoCatarino, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:15.496262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional Reconciling perspective of relational and digital marketing: a look at the organizational context |
title |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional |
spellingShingle |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional Carvalho, Armando Eurico Marketing digital marketing relacional fidelização consumidor |
title_short |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional |
title_full |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional |
title_fullStr |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional |
title_full_unstemmed |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional |
title_sort |
Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional |
author |
Carvalho, Armando Eurico |
author_facet |
Carvalho, Armando Eurico Esteves, Patrick Sousa, Bruno Catarino, André |
author_role |
author |
author2 |
Esteves, Patrick Sousa, Bruno Catarino, André |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Armando Eurico Esteves, Patrick Sousa, Bruno Catarino, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital marketing relacional fidelização consumidor |
topic |
Marketing digital marketing relacional fidelização consumidor |
description |
Objetivo: O presente manuscrito visa, numa lógica exploratória, disponibilizar conhecimentos teóricos que sirvam de suporte para as empresas e permitir que os clientes e consumidores finais consigam o melhor valor possível. Este estudo tem, ainda, como propósito apresentar uma perspetiva conciliadora entre o marketing relacional e digital. Metodologia: Contributo teórico com revisão sistemática da literatura e levantamento de boas-práticas (i.e. benchmarking) de marketing relacional e de aplicação digital em contextos específicos organizacionais. Originalidade: O presente estudo pretende ser um contributo teórico, com aplicação prática, no sentido de compreender a relação do marketing relacional e digital de forma a elucidar empresas e consumidores da perspetiva integradora e complementar destas duas abordagens. Resultados: Estas duas abordagens quando implementadas de forma complementar permitem às empresas angariar um grande número de clientes e ao mesmo tempo divulgar o seu produto, e ainda fidelizar o cliente através de técnicas de relacionamento. Estas últimas permitem que o cliente confie na empresa para adquirir novamente um produto ou serviço. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, este estudo apresenta contributos para o marketing, para o setor empresarial e para o contexto académico, uma vez que fornece uma sustentação teórica para as estratégias práticas a desenvolver e implementar. Limitações da investigação: O trabalho apresenta como limitação o facto de não ser tão exaustivo em termos de pesquisa teórica quanto seria necessário. Estudos futuros deverão caminhar no sentido de continuar a testar empiricamente as vantagens de utilizar o marketing relacional, o digital e os dois em simultâneo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-25T11:08:33Z 2020-09-25T11:08:33Z 2020-09-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1974 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1974 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1974 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, A. E.; Esteves, P. F.; Sousa, B. B. & Catarino, A, P. (2020). Perspetiva conciliadora do marketing relacional e digital: um olhar no contexto organizacional, European Journal of Applied Business Management, 6(3), 2020, pp. 65-79 http://hdl.handle.net/11110/1974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129893209899008 |