Ciidadania e educação intercultural: um estudo nos primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mónica Cristina Borges e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16403
Resumo: Uma vez que a educação intercultural está intimamente ligada a uma educação para a cidadania, faz todo o sentido trabalhá-las em conjunto. Com a globalização que vamos enfrentando é fundamental que a escola eduque de forma a desenvolver a competência intercultural dos alunos e para que estes se tornem futuros cidadãos mais justos e atentos ao outro. Com o intuito de estudar essa problemática desenvolvemos e pusemos em prática um projeto de intervenção, intitulado Diferentes, diferentes, mas todos participantes e posto em prática numa turma de 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto pretendemos dar resposta à seguinte questão de investigação: como podemos educar para a cidadania através da educação intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para tal pretendemos atingir os seguintes objetivos de investigação: compreender como promover a inclusão da etnia cigana através da educação intercultural e da educação para a cidadania; desenvolver competências profissionais utilizando a educação intercultural e a educação para a cidadania; perceber como podemos mudar a escola através da educação intercultural e da educação para a cidadania. Assim sendo, o presente trabalho é um estudo do tipo investigação-ação, com recolha de dados através da videogravação e essencialmente através da observação participante. Com este trabalho pudemos chegar à conclusão, com a análise dos dados, que os alunos construíram novos conhecimentos no que diz respeito à existência da diferença, bem como desenvolveram as atitudes de respeito e tolerância para com o Outro, ao mesmo tempo que foram valorizando a sua própria cultura.
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