Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16400 |
Resumo: | Este estudo teve como principais objetivos analisar os efeitos de um projeto de sensibilização à diversidade linguística e cultura no desenvolvimento de atitudes, capacidades e conhecimentos de um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos, e ainda compreender como é que este tipo de atividades pode promover uma cidadania planetária assente no respeito pelos outros e pela Natureza. Tratando-se de um estudo do tipo investigação-ação, realizado em contexto pré-escolar, foram recolhidos dados através de gravações vídeo das sessões de sensibilização, que foram posteriormente transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, e através de entrevistas informais às crianças. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar de muito pequenas, as crianças ficaram sensibilizadas para o facto de que não só é preciso cuidar do nosso planeta, dos animais e das plantas, mas também é imprescindível cuidar e respeitar todas as pessoas, independentemente da sua cultura, para que possamos contribuir para um mundo mais sustentável. O estudo sugere ainda que a realização de atividades de aprendizagem de palavras em diferentes línguas, de contacto com outros hábitos e modos de vida, bem como a realização de tarefas lúdicas e em grupo, contribui para que as crianças compreendam que é importante preservar e valorizar a diversidade linguística, cultural e biológica para vivermos num mundo mais rico. |
id |
RCAP_5db9f9563483d1f1d561397cdebcbb61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/16400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolarEducação interculturalDiversidade linguisticaDesenvolvimento sustentávelEducação para a cidadaniaPluralismo culturalEste estudo teve como principais objetivos analisar os efeitos de um projeto de sensibilização à diversidade linguística e cultura no desenvolvimento de atitudes, capacidades e conhecimentos de um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos, e ainda compreender como é que este tipo de atividades pode promover uma cidadania planetária assente no respeito pelos outros e pela Natureza. Tratando-se de um estudo do tipo investigação-ação, realizado em contexto pré-escolar, foram recolhidos dados através de gravações vídeo das sessões de sensibilização, que foram posteriormente transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, e através de entrevistas informais às crianças. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar de muito pequenas, as crianças ficaram sensibilizadas para o facto de que não só é preciso cuidar do nosso planeta, dos animais e das plantas, mas também é imprescindível cuidar e respeitar todas as pessoas, independentemente da sua cultura, para que possamos contribuir para um mundo mais sustentável. O estudo sugere ainda que a realização de atividades de aprendizagem de palavras em diferentes línguas, de contacto com outros hábitos e modos de vida, bem como a realização de tarefas lúdicas e em grupo, contribui para que as crianças compreendam que é importante preservar e valorizar a diversidade linguística, cultural e biológica para vivermos num mundo mais rico.This study aimed to analyze the effects of an awakening to languages project in the development of attitudes, skills and knowledge of a group of 22 children, aged between 2 and 4 years old, as well as to understand how awareness activities can promote a planetary citizenship based on respect for others and for nature. Since this is an action-research project carried out in a pre-primary school, data were collected through video recordings of awakening to languages sessions, which were later transcribed and submitted to content analysis, and through informal interviews with the children. Data analysis allowed us to conclude that, although being very young, the children were sensitized to the fact that it is important not only to take care of our planet, animals and plants, but also to take care and respect all people, regardless of their culture, so that we can contribute to a more sustainable world. The study also suggests that the realization of word learning activities in different languages, contact with other habits and ways of life, and the execution of playful tasks and group work, helps children understand that it is important to preserve and value linguistic, cultural and biological diversity, in order to live in a richer world.Universidade de Aveiro2016-12-05T17:53:45Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16400TID:201583950porSilva, Mara Soraia Carinha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:58:42Zoai:ria.ua.pt:10773/16400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:58:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
title |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
spellingShingle |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar Silva, Mara Soraia Carinha da Educação intercultural Diversidade linguistica Desenvolvimento sustentável Educação para a cidadania Pluralismo cultural |
title_short |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
title_full |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
title_fullStr |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
title_sort |
Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar |
author |
Silva, Mara Soraia Carinha da |
author_facet |
Silva, Mara Soraia Carinha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mara Soraia Carinha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Diversidade linguistica Desenvolvimento sustentável Educação para a cidadania Pluralismo cultural |
topic |
Educação intercultural Diversidade linguistica Desenvolvimento sustentável Educação para a cidadania Pluralismo cultural |
description |
Este estudo teve como principais objetivos analisar os efeitos de um projeto de sensibilização à diversidade linguística e cultura no desenvolvimento de atitudes, capacidades e conhecimentos de um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos, e ainda compreender como é que este tipo de atividades pode promover uma cidadania planetária assente no respeito pelos outros e pela Natureza. Tratando-se de um estudo do tipo investigação-ação, realizado em contexto pré-escolar, foram recolhidos dados através de gravações vídeo das sessões de sensibilização, que foram posteriormente transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, e através de entrevistas informais às crianças. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar de muito pequenas, as crianças ficaram sensibilizadas para o facto de que não só é preciso cuidar do nosso planeta, dos animais e das plantas, mas também é imprescindível cuidar e respeitar todas as pessoas, independentemente da sua cultura, para que possamos contribuir para um mundo mais sustentável. O estudo sugere ainda que a realização de atividades de aprendizagem de palavras em diferentes línguas, de contacto com outros hábitos e modos de vida, bem como a realização de tarefas lúdicas e em grupo, contribui para que as crianças compreendam que é importante preservar e valorizar a diversidade linguística, cultural e biológica para vivermos num mundo mais rico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-12-05T17:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/16400 TID:201583950 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/16400 |
identifier_str_mv |
TID:201583950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543564756779008 |