Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6285 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado de Gestão Cultural foi realizada no Museu Casa das Histórias Paula Rego (CHPR), em Cascais. Esta dissertação procurou perceber e realizar o “Estudo dos públicos visitantes da CHPR e reacção à introdução de acesso pago”. Para se obter essa informação foi necessário fazer a aplicação de um questionário aos visitantes daquela instituição cultural. Procedeu-se à contextualização dos dados sócio-económicos-demográficos dos visitantes A análise dos dados recolhidos revelou um público visitante fidelizado em que pelo menos 70% visita a CHPR uma vez por mês. É um público predominantemente com mais de 40 anos, literato e da classe média alta. Foram identificados três grupos de visitantes no que se refere às tipologias de frequência de satisfação, divulgação e recomendação da CHPR. O público visitante é tendencialmente muito satisfeito e entusiasmado com a visita. Apesar da motivação para a visita seja bastante tendente para o acervo, o público apreciou também a “arquitectura do edifício” e os serviços prestados. Apesar de, tendencialmente a grande maioria considerar que a entrada nos museus deverá ser gratuita, os visitantes da CHPR dividem-se na compreensão à aplicação de bilhete de entrada. Recorrendo ao modelo de van Westendorp adaptado à optimização de preços de bens culturais, identificou-se o intervalo de preços que é considerado aceitável para o valor de ingresso na CHPR, sendo o valor encontrado para o público estrangeiro superior ao de nacionalidade portuguesa. |
id |
RCAP_3d8572ed5eec316b11766537ac45f783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pagoMuseu Casa das Histórias Paula RegoVisitantesPúblicosGratuitidadeBilheteMuseum Paula Rego House of StoriesVisitorsPublicGratuityTicketA presente dissertação de Mestrado de Gestão Cultural foi realizada no Museu Casa das Histórias Paula Rego (CHPR), em Cascais. Esta dissertação procurou perceber e realizar o “Estudo dos públicos visitantes da CHPR e reacção à introdução de acesso pago”. Para se obter essa informação foi necessário fazer a aplicação de um questionário aos visitantes daquela instituição cultural. Procedeu-se à contextualização dos dados sócio-económicos-demográficos dos visitantes A análise dos dados recolhidos revelou um público visitante fidelizado em que pelo menos 70% visita a CHPR uma vez por mês. É um público predominantemente com mais de 40 anos, literato e da classe média alta. Foram identificados três grupos de visitantes no que se refere às tipologias de frequência de satisfação, divulgação e recomendação da CHPR. O público visitante é tendencialmente muito satisfeito e entusiasmado com a visita. Apesar da motivação para a visita seja bastante tendente para o acervo, o público apreciou também a “arquitectura do edifício” e os serviços prestados. Apesar de, tendencialmente a grande maioria considerar que a entrada nos museus deverá ser gratuita, os visitantes da CHPR dividem-se na compreensão à aplicação de bilhete de entrada. Recorrendo ao modelo de van Westendorp adaptado à optimização de preços de bens culturais, identificou-se o intervalo de preços que é considerado aceitável para o valor de ingresso na CHPR, sendo o valor encontrado para o público estrangeiro superior ao de nacionalidade portuguesa.This Master's thesis in Cultural Management was held at the Museum Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) in Cascais. This dissertation sought to understand and realize the "Study of the visiting public of CHPR and their reaction to the introduction of paid access." To get this information it was necessary to make the application of a questionnaire to visitors of that cultural institution. It was proceeded to the contextualization of the socio-economic-demographic data of the visitors. The analysis of the collected data showed an engaged visiting public wherein 70% of it, visits the CHPR at least once a month. It is a predominantly over 40 year’s public, literate and upper middle class. We identified three groups of visitors with respect to the types of frequency satisfaction, dissemination and recommendation of the CHPR. The visiting public is tendentiously very pleased and excited about the visit. Although the motivation for the visit is quite tending to the collection, the audience also enjoyed the "architecture of the building" and the provided services. Although, the majority tends to consider that the entry in museums should be free, visitors to CHPR divide in understanding the application of an entry ticket. Using the model of van Westendorp adapted to optimize the price of cultural goods, the price range was identified which is considered acceptable for the value of the admission in CHPR, being the value found for foreign audiences higher than the one for Portuguese nationality.2014-01-21T19:50:56Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6285porNunes, Isabel Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:08.713324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
title |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
spellingShingle |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago Nunes, Isabel Maria da Silva Museu Casa das Histórias Paula Rego Visitantes Públicos Gratuitidade Bilhete Museum Paula Rego House of Stories Visitors Public Gratuity Ticket |
title_short |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
title_full |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
title_fullStr |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
title_full_unstemmed |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
title_sort |
Estudo dos públicos visitantes da Casa das História Paula Rego e reacção à introdução de acesso pago |
author |
Nunes, Isabel Maria da Silva |
author_facet |
Nunes, Isabel Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Casa das Histórias Paula Rego Visitantes Públicos Gratuitidade Bilhete Museum Paula Rego House of Stories Visitors Public Gratuity Ticket |
topic |
Museu Casa das Histórias Paula Rego Visitantes Públicos Gratuitidade Bilhete Museum Paula Rego House of Stories Visitors Public Gratuity Ticket |
description |
A presente dissertação de Mestrado de Gestão Cultural foi realizada no Museu Casa das Histórias Paula Rego (CHPR), em Cascais. Esta dissertação procurou perceber e realizar o “Estudo dos públicos visitantes da CHPR e reacção à introdução de acesso pago”. Para se obter essa informação foi necessário fazer a aplicação de um questionário aos visitantes daquela instituição cultural. Procedeu-se à contextualização dos dados sócio-económicos-demográficos dos visitantes A análise dos dados recolhidos revelou um público visitante fidelizado em que pelo menos 70% visita a CHPR uma vez por mês. É um público predominantemente com mais de 40 anos, literato e da classe média alta. Foram identificados três grupos de visitantes no que se refere às tipologias de frequência de satisfação, divulgação e recomendação da CHPR. O público visitante é tendencialmente muito satisfeito e entusiasmado com a visita. Apesar da motivação para a visita seja bastante tendente para o acervo, o público apreciou também a “arquitectura do edifício” e os serviços prestados. Apesar de, tendencialmente a grande maioria considerar que a entrada nos museus deverá ser gratuita, os visitantes da CHPR dividem-se na compreensão à aplicação de bilhete de entrada. Recorrendo ao modelo de van Westendorp adaptado à optimização de preços de bens culturais, identificou-se o intervalo de preços que é considerado aceitável para o valor de ingresso na CHPR, sendo o valor encontrado para o público estrangeiro superior ao de nacionalidade portuguesa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-02 2014-01-21T19:50:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/6285 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/6285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134883186999296 |