Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7688 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 |
id |
RCAP_3d93bd2c162cca49a0a2247deceefec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiaisPsicologia da educaçãoNecessidades educativas especiaisRelações familiaresResistênciaEsperançaSuporte familiarStresseDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015É importante conhecer as particularidades das famílias com filhos com Necessidades Educativas Especiais, para que se possa de forma mais efetiva auxiliar estas famílias a ultrapassarem as barreiras que lhes são impostas. O principal objetivo do presente estudo consistiu em analisar a resiliência familiar, a percepção que as famílias têm das suas forças familiares, a esperança e o stresse percebido em pais com filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A amostra foi constituída por 31 indivíduos, com idades compreendidas entre os 27 e os 56 anos (M = 40.81; DP = 7.998). Os dados foram recolhidos recorrendo a um questionário construído pela autora do estudo e aos seguintes instrumentos: Family Resilience Assessment Scale (FRAS); Questionário de Forças Familiares; Escala sobre a Esperança; e a Escala de Stresse Percebido. Os resultados indicam que os pais apresentam níveis satisfatórios de resiliência familiar, bem como de esperança e são capazes de percepcionar as forças da sua família, em contra partida, o stresse percebido apresenta valores relativamente baixos. Como conclusão do estudo, destaca-se a importância de criar intervenções centradas na família, e procurar identificar e implementar os processos que possibilitam às famílias lidar de forma mais eficaz com as situações de stresse e fortalecerem-se, tendo por base as forças e resiliência familiares.Martins, Maria HelenaSapientiaRodrigues, Margarida Isabel2016-02-15T18:15:33Z2015-12-0220152015-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7688TID:201079569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:49Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:59.982181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
title |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais Rodrigues, Margarida Isabel Psicologia da educação Necessidades educativas especiais Relações familiares Resistência Esperança Suporte familiar Stresse Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
title_full |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais |
author |
Rodrigues, Margarida Isabel |
author_facet |
Rodrigues, Margarida Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria Helena Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Margarida Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Necessidades educativas especiais Relações familiares Resistência Esperança Suporte familiar Stresse Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Psicologia da educação Necessidades educativas especiais Relações familiares Resistência Esperança Suporte familiar Stresse Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02 2015 2015-12-02T00:00:00Z 2016-02-15T18:15:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7688 TID:201079569 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7688 |
identifier_str_mv |
TID:201079569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133224083914752 |