A criança com necessidades educativas especiais: implicações na dinâmica familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quitério, Catarina Belo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3279
Resumo: Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
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spelling A criança com necessidades educativas especiais: implicações na dinâmica familiarCriançasNecessidades educativas especiaisFamíliaStressDissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais enfrentam inúmeras situações difíceis e adversas. Uma criança que apresenta algum tipo de NEE pode ter um grande impacto na família, levando a que as interações que nela se estabelecem produzam muitas vezes stresse, ansiedade e frustração. A presente investigação tem como objetivo primordial analisar as implicações da presença de uma criança com NEE na dinâmica da sua família. Para responder a este objetivo foram utilizados dois instrumentos, um Questionário Sócio Demográfico e um Questionário para a Família (adaptado de FENACERCI & AIAS, 2006). O estudo baseia-se numa amostra de 36 famílias, às quais correspondem 36 crianças com NEE (Idades: M=6,9 anos; DP=3,137). Os resultados revelam que estas famílias despendem a maior parte do seu tempo em atividades que envolvem diretamente os seus filhos, como é o caso das atividades de reabilitação e das atividades de jogo, descurando vários aspetos da sua vida social. Os resultados revelam também que estas famílias sentem que apresentam níveis de bem-estar inferiores, quando comparadas com outras famílias, optando pelo stresse e ansiedade como as características que melhor as definem, procurando sempre que necessitam o apoio da sua família, constituindo-se esta como a sua rede de suporte social de eleição. Em termos de correlações, não se encontram relações significativas entre a Idade dos pais e o Stresse e entre as variáveis Estatuto Socioeconómico e Stresse. Contudo, encontram-se relações significativas entre as variáveis Estatuto Socioeconómico e Felicidade das famílias, associações significativas entre o Estatuto Socioeconómico e o Suporte Social recebido e ainda associações significativas entre o Suporte Social recebido e a Competência na prestação de cuidados à criança.Martins, Maria HelenaSapientiaQuitério, Catarina Belo2014-01-07T10:09:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:21Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:54.541769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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