Breaking Canons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Balona
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/110465
Resumo: UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020
id RCAP_3d975229c8b89a147aa82294978b95a8
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/110465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Breaking CanonsIntersectional Feminism and Anti-Racism in the Work of Black Women Artistsintersectional feminism and anti-racismblack women artistsGrada KilombaEurídice Kala aka Zaituna KalaKeyezuafeminismo interseccional e anti-racismoartistas negrasSDG 5 - Gender EqualityUIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020In this essay, I will argue for the relevance of the visual production of several contemporary black women artists for the shattering of Eurocentric stereotypes and racist and patriarchal narratives, which, as legacies of the colonial and enslaving past, continue to wound the social and psychic lives of non-white people. While envisaging contemporary artistic practice as being in close dialogue with, or located within, other epistemic and cultural practices – such as the disciplinary fields of history and art history, and visual culture at large –, which have produced and reproduced racist discourses and racialized subjectivities for centuries, I will examine the ways in which black women artists break Eurocentric canons and counter racism, patriarchy, capitalism, homophobia, transphobia, and ableism from within the specific field of contemporary art, in between theory and practice, and drawing on the invaluable lessons of intersectional feminism. Relevant examples will be works by Grada Kilomba (Portugal, 1968), Eurídice Kala aka Zaituna Kala (Mozambique, 1987), and Keyezua (Angola, 1988). This essay will consider the ethico-political valences of such critiques through contemporary art, while not avoiding the problems that are inherent to the ways in which neo-liberal capitalism and white privilege remain structurally at the heart of numerous artistic institutions. Neste ensaio, argumentarei a favor da relevância da produção visual de várias artistas contemporâneas negras para o quebrar de estereótipos eurocêntricos e de narrativas racistas e patriarcais, que, enquanto legados do passado colonial e escravizador, continuam a ferir as vidas sociais e psíquicas das pessoas não brancas. Considerando a prática artística contemporânea como estando em diálogo próximo com, ou situada no âmbito de, outras práticas epistémicas e culturais – como os campos disciplinares da história e da história de arte, e a cultura visual em geral –, que têm produzido e reproduzido discursos racistas e racializado subjetividades desde há séculos, examinarei as formas através das quais artistas negras quebram cânones eurocêntricos e combatem o racismo, o patriarcado, o capitalismo, a homofobia, a transfobia e o capacitismo, a partir do campo específico da arte contemporânea, entre a teoria e a prática, e inspirando-se nas lições valiosas do feminismo interseccional. Exemplos relevantes serão os trabalhos de Grada Kilomba (Portugal, 1968), Eurídice Kala aka Zaituna Kala (Moçambique, 1987) e Keyezua (Angola, 1988). Este ensaio considerará as valências ético-políticas de tais críticas através da arte contemporânea, sem evitar os problemas inerentes às formas pelas quais o capitalismo neoliberal e o privilégio branco permanecem estruturalmente no âmago de inúmeras instituições artísticas.Instituto de História da Arte (IHA)RUNOliveira, Ana Balona2021-01-19T23:33:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110465eng2184-1284PURE: 27486232info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:20Zoai:run.unl.pt:10362/110465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:38.227406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Breaking Canons
Intersectional Feminism and Anti-Racism in the Work of Black Women Artists
title Breaking Canons
spellingShingle Breaking Canons
Oliveira, Ana Balona
intersectional feminism and anti-racism
black women artists
Grada Kilomba
Eurídice Kala aka Zaituna Kala
Keyezua
feminismo interseccional e anti-racismo
artistas negras
SDG 5 - Gender Equality
title_short Breaking Canons
title_full Breaking Canons
title_fullStr Breaking Canons
title_full_unstemmed Breaking Canons
title_sort Breaking Canons
author Oliveira, Ana Balona
author_facet Oliveira, Ana Balona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de História da Arte (IHA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Balona
dc.subject.por.fl_str_mv intersectional feminism and anti-racism
black women artists
Grada Kilomba
Eurídice Kala aka Zaituna Kala
Keyezua
feminismo interseccional e anti-racismo
artistas negras
SDG 5 - Gender Equality
topic intersectional feminism and anti-racism
black women artists
Grada Kilomba
Eurídice Kala aka Zaituna Kala
Keyezua
feminismo interseccional e anti-racismo
artistas negras
SDG 5 - Gender Equality
description UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-19T23:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/110465
url http://hdl.handle.net/10362/110465
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-1284
PURE: 27486232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138029586087936