A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semião, D.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tinoca, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50286
Resumo: Este artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, mediante a modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressiva
id RCAP_090f8d11332643b8f654f7f5bc7272ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/50286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXIPráticas pedagógicasProfessoresTecnologias digitaisSalas de aulaEste artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, mediante a modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressivaUniversidade Federal do Rio Grande do NorteRepositório da Universidade de LisboaSemião, D.Tinoca, Luís2021-12-06T10:56:16Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50286porSemião, D., & Tinoca, L. (2021). A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Revista Educação em Questão, 59(61), 1-22, e-25689. https://doi: 10.21680/1981-1802.2021v59n61ID2568910.21680/1981-1802.2021v59n61ID256891981-1802info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:22.145657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
title A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
spellingShingle A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
Semião, D.
Práticas pedagógicas
Professores
Tecnologias digitais
Salas de aula
title_short A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
title_full A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
title_fullStr A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
title_sort A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
author Semião, D.
author_facet Semião, D.
Tinoca, Luís
author_role author
author2 Tinoca, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Semião, D.
Tinoca, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Professores
Tecnologias digitais
Salas de aula
topic Práticas pedagógicas
Professores
Tecnologias digitais
Salas de aula
description Este artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, mediante a modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressiva
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T10:56:16Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/50286
url http://hdl.handle.net/10451/50286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Semião, D., & Tinoca, L. (2021). A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Revista Educação em Questão, 59(61), 1-22, e-25689. https://doi: 10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25689
10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25689
1981-1802
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134561747075072