A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50286 |
Resumo: | Este artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, mediante a modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressiva |
id |
RCAP_090f8d11332643b8f654f7f5bc7272ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/50286 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXIPráticas pedagógicasProfessoresTecnologias digitaisSalas de aulaEste artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, mediante a modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressivaUniversidade Federal do Rio Grande do NorteRepositório da Universidade de LisboaSemião, D.Tinoca, Luís2021-12-06T10:56:16Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50286porSemião, D., & Tinoca, L. (2021). A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Revista Educação em Questão, 59(61), 1-22, e-25689. https://doi: 10.21680/1981-1802.2021v59n61ID2568910.21680/1981-1802.2021v59n61ID256891981-1802info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:22.145657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
title |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
spellingShingle |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI Semião, D. Práticas pedagógicas Professores Tecnologias digitais Salas de aula |
title_short |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
title_full |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
title_fullStr |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
title_full_unstemmed |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
title_sort |
A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI |
author |
Semião, D. |
author_facet |
Semião, D. Tinoca, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Tinoca, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Semião, D. Tinoca, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Professores Tecnologias digitais Salas de aula |
topic |
Práticas pedagógicas Professores Tecnologias digitais Salas de aula |
description |
Este artigo pretende caracterizar as concepções e práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental e entender o posicionamento da escola em análise face à utilização das tecnologias digitais nas aulas, numa altura em que “o movimento no sentido da personalização já se encontra avançado na medicina e precisamos de avançar rapidamente para este, também no mundo da educação” (ROBINSON, 2019). O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, mediante a modalidade de estudo de caso, assumindo um cariz interpretativo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental, observação e entrevista, tendo-se procedido à análise de conteúdo dos mesmos, com recurso à triangulação. Participaram, neste estudo, 6 professores do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Lisboa, Portugal. Os resultados apontam para a existência de vontade, confiança e competências por parte dos docentes, embora a utilização das tecnologias pelos alunos, em contexto escolar, não seja expressiva |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06T10:56:16Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/50286 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/50286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Semião, D., & Tinoca, L. (2021). A utilização das tecnologias digitais nas aulas do século XXI. Revista Educação em Questão, 59(61), 1-22, e-25689. https://doi: 10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25689 10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25689 1981-1802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134561747075072 |