Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4272 |
Resumo: | No quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa. |
id |
RCAP_3d991837e69a230c7086ffd7157e2241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.SupervisãoFormação de professoresHistórias de vida e Desenvolvimento humanoComplexidade e Conhecimento emergenteProcesso de BolonhaNo quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.Indagatio DidacticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRocha, JoãoSá-Chaves, Idália2017-01-31T15:40:12Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4272porRocha, J.; & Sá-Chaves, I. (2012). Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactica, Portugal, 4 (2), jul. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/13871647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:57.919097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
title |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
spellingShingle |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Rocha, João Supervisão Formação de professores Histórias de vida e Desenvolvimento humano Complexidade e Conhecimento emergente Processo de Bolonha |
title_short |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
title_full |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
title_fullStr |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
title_full_unstemmed |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
title_sort |
Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. |
author |
Rocha, João |
author_facet |
Rocha, João Sá-Chaves, Idália |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Chaves, Idália |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, João Sá-Chaves, Idália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Formação de professores Histórias de vida e Desenvolvimento humano Complexidade e Conhecimento emergente Processo de Bolonha |
topic |
Supervisão Formação de professores Histórias de vida e Desenvolvimento humano Complexidade e Conhecimento emergente Processo de Bolonha |
description |
No quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07 2012-07-01T00:00:00Z 2017-01-31T15:40:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4272 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rocha, J.; & Sá-Chaves, I. (2012). Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactica, Portugal, 4 (2), jul. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1387 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica |
publisher.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130897790795776 |