Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, João
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sá-Chaves, Idália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4272
Resumo: No quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.
id RCAP_3d991837e69a230c7086ffd7157e2241
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.SupervisãoFormação de professoresHistórias de vida e Desenvolvimento humanoComplexidade e Conhecimento emergenteProcesso de BolonhaNo quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.Indagatio DidacticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRocha, JoãoSá-Chaves, Idália2017-01-31T15:40:12Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4272porRocha, J.; & Sá-Chaves, I. (2012). Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactica, Portugal, 4 (2), jul. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/13871647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:57.919097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
title Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
spellingShingle Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
Rocha, João
Supervisão
Formação de professores
Histórias de vida e Desenvolvimento humano
Complexidade e Conhecimento emergente
Processo de Bolonha
title_short Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
title_full Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
title_fullStr Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
title_full_unstemmed Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
title_sort Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves.
author Rocha, João
author_facet Rocha, João
Sá-Chaves, Idália
author_role author
author2 Sá-Chaves, Idália
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, João
Sá-Chaves, Idália
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Formação de professores
Histórias de vida e Desenvolvimento humano
Complexidade e Conhecimento emergente
Processo de Bolonha
topic Supervisão
Formação de professores
Histórias de vida e Desenvolvimento humano
Complexidade e Conhecimento emergente
Processo de Bolonha
description No quadro de um projeto de investigação sobre a formação de professores desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral Didática e Formação da Universidade de Aveiro, o presente texto tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimento na área da Supervisão, incidindo particularmente na compreensão dos fatores promotores de desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, profissional e institucional. O exercício concreto de articulação epistémica entre Investigação e Ação, ou seja, entre experiência e conhecimento emergente constitui, na narratividade processual que a desenha, um complexo exercício de abstração, no qual, emergem alguns dos princípios fundamentais na humanização das práticas educacionais, da formação, do desenvolvimento e da sua supervisão. Do ponto de vista formal, corresponde a uma entrevista entre os dois autores que retoma uma história de vida através da qual os processos de construção de conhecimento e de atribuição de sentido pessoal apenas se compreendem na sua relação com os saberes de outros e na disponibilidade destes para os partilhar. Constitui por isso um grato tributo aos que, neste longo caminhar, se afirmaram, marcando o futuro com notável antecipação. Pelo carácter fundador, singular e pioneiro dos seus contributos, destacam-se e reconhecem-se como elementos inestimáveis os Professores Isabel Alarcão e António Sampaio da Nóvoa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
2017-01-31T15:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4272
url http://hdl.handle.net/10400.19/4272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, J.; & Sá-Chaves, I. (2012). Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactica, Portugal, 4 (2), jul. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1387
1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Indagatio Didactica
publisher.none.fl_str_mv Indagatio Didactica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130897790795776