Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marlene Alexandra Morais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3232
Resumo: O objetivo deste trabalho foi a verificação da Didática como aspeto mais relevante e responsável pelo efeito da aprendizagem, onde o feedback pedagógico é um dos fatores que desempenham um dos papéis mais importantes na prática pedagógica. Ao longo do trabalho é dado relevo aos conceitos de didática enquanto ferramenta e ciência cujo objeto de estudo se centra nas estratégias de ensino-aprendizagem, supervisão pedagógica enquanto prática evolutiva que atualmente visa a auto-reflexão e auto-consciencialização do aluno e estágio pedagógico como fluxo integrador dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação teórica. Paralelamente é também abordada a supervisão pedagógica na UTAD nas suas várias componentes, e apresentados os cursos ligados à Educação Física com os respetivos planos de estudos e estrutura curricular. O processo de Bolonha é analisado de forma transversal tendo em conta os seus fundamentos e aplicação em Portugal e em particular na UTAD sem esquecer as alterações introduzidas pelo mesmo. Por fim é feito um apanhado histórico dos diferentes planos de estudo na UTAD com os diversos cursos, durações e caraterização.
id RCAP_ce30c25891b89ad198247d0c50ed9aef
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográficaDidáticaSupervisão pedagógicaEstágios pedagógicosProcesso de BolonhaO objetivo deste trabalho foi a verificação da Didática como aspeto mais relevante e responsável pelo efeito da aprendizagem, onde o feedback pedagógico é um dos fatores que desempenham um dos papéis mais importantes na prática pedagógica. Ao longo do trabalho é dado relevo aos conceitos de didática enquanto ferramenta e ciência cujo objeto de estudo se centra nas estratégias de ensino-aprendizagem, supervisão pedagógica enquanto prática evolutiva que atualmente visa a auto-reflexão e auto-consciencialização do aluno e estágio pedagógico como fluxo integrador dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação teórica. Paralelamente é também abordada a supervisão pedagógica na UTAD nas suas várias componentes, e apresentados os cursos ligados à Educação Física com os respetivos planos de estudos e estrutura curricular. O processo de Bolonha é analisado de forma transversal tendo em conta os seus fundamentos e aplicação em Portugal e em particular na UTAD sem esquecer as alterações introduzidas pelo mesmo. Por fim é feito um apanhado histórico dos diferentes planos de estudo na UTAD com os diversos cursos, durações e caraterização.The objective of this study was to verify the didactic as the most relevant and responsible aspect for the effect of learning. In this way, teaching feedback is one of the factors that play an important role in the classroom. Throughout this work relevance is given to the concepts of: didactic as a tool and as a science whose object of study focuses on strategies for teaching and learning, pedagogical supervision while evolving practice that currently is aimed at self-reflection and self-awareness of student, and teaching practice as a flow that integrates the knowledge acquired during the theoretical training. This work also presents UTAD pedagogical supervision in its various components and courses related to physical education with the respective curricula and curricular structure. The Bologna process is analyzed in a transversal way taking into account the rationale and application in Portugal and in particular in UTAD with its amendments. Finally we made a historical overview of the different curricula in UTAD with the various courses, durations, and characterization.2014-07-22T14:59:00Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3232pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marlene Alexandra Moraisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:04.520155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
title Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
spellingShingle Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
Lopes, Marlene Alexandra Morais
Didática
Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Processo de Bolonha
title_short Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
title_full Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
title_fullStr Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
title_sort Estágio pedagógico na UTAD “ Em Bolonha”: revisão bibliográfica
author Lopes, Marlene Alexandra Morais
author_facet Lopes, Marlene Alexandra Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marlene Alexandra Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Processo de Bolonha
topic Didática
Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Processo de Bolonha
description O objetivo deste trabalho foi a verificação da Didática como aspeto mais relevante e responsável pelo efeito da aprendizagem, onde o feedback pedagógico é um dos fatores que desempenham um dos papéis mais importantes na prática pedagógica. Ao longo do trabalho é dado relevo aos conceitos de didática enquanto ferramenta e ciência cujo objeto de estudo se centra nas estratégias de ensino-aprendizagem, supervisão pedagógica enquanto prática evolutiva que atualmente visa a auto-reflexão e auto-consciencialização do aluno e estágio pedagógico como fluxo integrador dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação teórica. Paralelamente é também abordada a supervisão pedagógica na UTAD nas suas várias componentes, e apresentados os cursos ligados à Educação Física com os respetivos planos de estudos e estrutura curricular. O processo de Bolonha é analisado de forma transversal tendo em conta os seus fundamentos e aplicação em Portugal e em particular na UTAD sem esquecer as alterações introduzidas pelo mesmo. Por fim é feito um apanhado histórico dos diferentes planos de estudo na UTAD com os diversos cursos, durações e caraterização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-07-22T14:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3232
url http://hdl.handle.net/10348/3232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137126344818688