Didáctica da língua e da literatura portuguesa no ensino básico e secundário: um percurso de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Celeste da Conceição Nunes Daniel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3402
Resumo: O presente estudo constitui o resultado de uma reflexão sobre um percurso de supervisão pedagógica no âmbito da formação inicial de professores. Como refere Gimeno Sacristán (1990), a formação de professores deve proporcionar situações que possibilitem a reflexão. No sentido de ganharmos alguma confiança, procedeu-se à aplicação de um inquérito a professores orientadores de estágio, a fim de se ajuizar sobre as suas percepções acerca da praxis. O trabalho desenvolvido permitiu reflectir acerca dos vários modelos de ensino, bem como das práticas que os suportam. O que é a supervisão, num contexto tão específico como o da sala de aula e quais os caminhos que nos levam à negociação foram os percursos para os quais tentámos respostas. O relato da nossa experiência com um grupo de estagiários, em colaboração com a UBI, bem como os parâmetros relativos à sua formação inicial, constituíram parte integrante desta dissertação.
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spelling Didáctica da língua e da literatura portuguesa no ensino básico e secundário: um percurso de supervisãoFormação de professores - Supervisão pedagógicaEnsino-aprendizagem - Prácticas pedagógicasModelos de ensinoLíngua portuguesa - Ensino - Aspectos didácticosO presente estudo constitui o resultado de uma reflexão sobre um percurso de supervisão pedagógica no âmbito da formação inicial de professores. Como refere Gimeno Sacristán (1990), a formação de professores deve proporcionar situações que possibilitem a reflexão. No sentido de ganharmos alguma confiança, procedeu-se à aplicação de um inquérito a professores orientadores de estágio, a fim de se ajuizar sobre as suas percepções acerca da praxis. O trabalho desenvolvido permitiu reflectir acerca dos vários modelos de ensino, bem como das práticas que os suportam. O que é a supervisão, num contexto tão específico como o da sala de aula e quais os caminhos que nos levam à negociação foram os percursos para os quais tentámos respostas. O relato da nossa experiência com um grupo de estagiários, em colaboração com a UBI, bem como os parâmetros relativos à sua formação inicial, constituíram parte integrante desta dissertação.Cette recherche est le résultat d’une réflexion sur le procédé de supervision pédagogique ayant trait à la formation initiale de professeurs. Comme affirme Gimeno Sacristán (1990), la formation de professeurs doit fournir des situations qui rendent possible la réflexion. Ayant pour objectif l’acquisition d’une certaine confiance en soi, on a donné un questionnaire à remplir aux professeurs conseillés de stage afin de juger leur perception de la praxis. L´étude permit de réfléchir au sujet de quelques modèles d’enseignement, aussi bien que sur les procédés qui les fondent. Qu’est-ce que la supervision, en un contexte si spécifique comme est la salle de classe, et quelles sont les voies qui nous mènent à la négociation, tels furent les questions auxquels nous essayâmes de répondre. Les démarches de notre expérience avec un groupe d’enseignants stagiaires, en colaboration avec l’UBI, aussi bien que les paramètres concernant leur formation initiale, sont les parties intégrantes de cette dissertation.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumAlves, Maria Celeste da Conceição Nunes Daniel2015-05-28T17:37:16Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.801747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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