O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Isolete Pinheiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2415
Resumo: mudanças constantes no panorama educacional e na sociedade do século XXI potenciam uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na sala de aula. O sucesso educativo fica, frequentemente, aquém do esperado e é comum ouvir-se que o ensino tem de se adaptar aos novos tempos e aos novos alunos. Neste sentido, este estudo centra-se na prática letiva dos docentes de Português do Ensino Básico e Secundário e tenta compreender como podem ser superadas as dificuldades apresentadas no domínio da língua materna, quando as gerações de alunos são cada vez mais informadas, por vezes, até hiperestimuladas, mas também mais imaturas e com uma necessidade de respostas e de sucessos imediatos. A população-alvo deste estudo foi um grupo de professores de Português do Ensino Básico e Secundário de uma Instituição de ensino privada do Grande Porto. Para a concretização deste projeto de carácter exploratório, foram realizadas entrevistas a um professor por ciclo de ensino, através de uma amostra selecionada por conveniência, bem como dois focus de discussão que englobaram a totalidade de docentes da referida Instituição. Realizou-se, ainda, uma análise das planificações de Português, dos Planos de Atividades de Acompanhamento Pedagógico (plano realizado para os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, comprometendo o sucesso escolar) e, por fim, dos planos de melhoria dos professores, que são efetuados pela Direção e pela Coordenação Pedagógica, após a realização da avaliação desempenho. Este estudo possibilitou aferir quais os domínios que comprometem o sucesso dos alunos na aprendizagem da língua materna, mas também permitiu a sistematização das principais práticas pedagógicas que devem ser implementadas e que poderão promover o sucesso para todos e para cada um dos alunos. Para além disso, foi possível constatar-se a importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e destacar as áreas de possível investimento, como a supervisão colaborativa e a supervisão entre pares.
id RCAP_61b9a77e2ab4e291850b7abeeb4d671b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundárioPráticas pedagógicasSupervisão pedagógicaSucesso escolarEnsino do Portuguêsmudanças constantes no panorama educacional e na sociedade do século XXI potenciam uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na sala de aula. O sucesso educativo fica, frequentemente, aquém do esperado e é comum ouvir-se que o ensino tem de se adaptar aos novos tempos e aos novos alunos. Neste sentido, este estudo centra-se na prática letiva dos docentes de Português do Ensino Básico e Secundário e tenta compreender como podem ser superadas as dificuldades apresentadas no domínio da língua materna, quando as gerações de alunos são cada vez mais informadas, por vezes, até hiperestimuladas, mas também mais imaturas e com uma necessidade de respostas e de sucessos imediatos. A população-alvo deste estudo foi um grupo de professores de Português do Ensino Básico e Secundário de uma Instituição de ensino privada do Grande Porto. Para a concretização deste projeto de carácter exploratório, foram realizadas entrevistas a um professor por ciclo de ensino, através de uma amostra selecionada por conveniência, bem como dois focus de discussão que englobaram a totalidade de docentes da referida Instituição. Realizou-se, ainda, uma análise das planificações de Português, dos Planos de Atividades de Acompanhamento Pedagógico (plano realizado para os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, comprometendo o sucesso escolar) e, por fim, dos planos de melhoria dos professores, que são efetuados pela Direção e pela Coordenação Pedagógica, após a realização da avaliação desempenho. Este estudo possibilitou aferir quais os domínios que comprometem o sucesso dos alunos na aprendizagem da língua materna, mas também permitiu a sistematização das principais práticas pedagógicas que devem ser implementadas e que poderão promover o sucesso para todos e para cada um dos alunos. Para além disso, foi possível constatar-se a importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e destacar as áreas de possível investimento, como a supervisão colaborativa e a supervisão entre pares.2019-11-29T00:00:00Z2016-11-29T00:00:00Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2415TID:201434709porSousa, Maria Isolete Pinheiro deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.742147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
title O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
spellingShingle O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
Sousa, Maria Isolete Pinheiro de
Práticas pedagógicas
Supervisão pedagógica
Sucesso escolar
Ensino do Português
title_short O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
title_full O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
title_fullStr O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
title_sort O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário
author Sousa, Maria Isolete Pinheiro de
author_facet Sousa, Maria Isolete Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Isolete Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Supervisão pedagógica
Sucesso escolar
Ensino do Português
topic Práticas pedagógicas
Supervisão pedagógica
Sucesso escolar
Ensino do Português
description mudanças constantes no panorama educacional e na sociedade do século XXI potenciam uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na sala de aula. O sucesso educativo fica, frequentemente, aquém do esperado e é comum ouvir-se que o ensino tem de se adaptar aos novos tempos e aos novos alunos. Neste sentido, este estudo centra-se na prática letiva dos docentes de Português do Ensino Básico e Secundário e tenta compreender como podem ser superadas as dificuldades apresentadas no domínio da língua materna, quando as gerações de alunos são cada vez mais informadas, por vezes, até hiperestimuladas, mas também mais imaturas e com uma necessidade de respostas e de sucessos imediatos. A população-alvo deste estudo foi um grupo de professores de Português do Ensino Básico e Secundário de uma Instituição de ensino privada do Grande Porto. Para a concretização deste projeto de carácter exploratório, foram realizadas entrevistas a um professor por ciclo de ensino, através de uma amostra selecionada por conveniência, bem como dois focus de discussão que englobaram a totalidade de docentes da referida Instituição. Realizou-se, ainda, uma análise das planificações de Português, dos Planos de Atividades de Acompanhamento Pedagógico (plano realizado para os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, comprometendo o sucesso escolar) e, por fim, dos planos de melhoria dos professores, que são efetuados pela Direção e pela Coordenação Pedagógica, após a realização da avaliação desempenho. Este estudo possibilitou aferir quais os domínios que comprometem o sucesso dos alunos na aprendizagem da língua materna, mas também permitiu a sistematização das principais práticas pedagógicas que devem ser implementadas e que poderão promover o sucesso para todos e para cada um dos alunos. Para além disso, foi possível constatar-se a importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e destacar as áreas de possível investimento, como a supervisão colaborativa e a supervisão entre pares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29T00:00:00Z
2016-11-29
2019-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2415
TID:201434709
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2415
identifier_str_mv TID:201434709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626446258176