A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Soraia Marli de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6890
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a importância do estudo de poesia para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 11º Ano. Primeiramente faz-se referência à história da poesia, às suas definições e à ligação entre esta e a psicologia. Seguidamente apresentam-se as considerações sobre a atual situação do ensino da poesia, a importância do professor na aproximação do aluno ao texto poético e o ensino da poesia em sala de aula. Aborda-se também neste trabalho algumas vertentes da poesia, como a publicidade poética e a pintura. No Capítulo III, analisam-se diferentes referenciais, com o objetivo de saber, de que forma o texto poético é abordado. Faz-se também a análise de diferentes manuais de 11.º ano de Português e Espanhol, com a finalidade de analisar a forma como é abordada a poesia. No Capítulo IV, são apresentadas algumas atividades de leitura e escrita de poesia para ajudar a motivar e explorar este tipo de texto. Este estudo termina com algumas considerações gerais sobre a poesia como estratégia de aprendizagem no Ensino Secundário – 11º ano.
id RCAP_3daf8e5903d7672ab8be5cfe461ce890
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)PoesiaCriatividadeLiteraturaAprendizagemAtividadeO presente trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a importância do estudo de poesia para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 11º Ano. Primeiramente faz-se referência à história da poesia, às suas definições e à ligação entre esta e a psicologia. Seguidamente apresentam-se as considerações sobre a atual situação do ensino da poesia, a importância do professor na aproximação do aluno ao texto poético e o ensino da poesia em sala de aula. Aborda-se também neste trabalho algumas vertentes da poesia, como a publicidade poética e a pintura. No Capítulo III, analisam-se diferentes referenciais, com o objetivo de saber, de que forma o texto poético é abordado. Faz-se também a análise de diferentes manuais de 11.º ano de Português e Espanhol, com a finalidade de analisar a forma como é abordada a poesia. No Capítulo IV, são apresentadas algumas atividades de leitura e escrita de poesia para ajudar a motivar e explorar este tipo de texto. Este estudo termina com algumas considerações gerais sobre a poesia como estratégia de aprendizagem no Ensino Secundário – 11º ano.The present work has as objective basic to present the importance of the study of poetry for the development of the learning of the pupils of 11º Ano. First reference to the history of the poetry, its definitions and the linking between this becomes and psychology. Secondly, the considerations are presented on the current situation of the education of the poetry, the importance of the professor in the approach of the pupil to the poetical text and the education of the poetry in classroom. One also approaches in this work some sources of the poetry, as the poetical advertising and the painting. In Chapter III, different references are analyzed, with the objective to know, of that it forms the poetical text is boarded. Year of Portuguese and Spaniard also becomes the manual analysis different of 11.º, with the purpose to analyze the form as the poetry is boarded. In chapter IV, some activities of reading and writing of poetry are presented to help to motivate and to explore this type of text. This study it finishes with some general considerations on the poetry as strategy of learning in Secondary - 11ºano.2016-11-24T10:12:23Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6890pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Soraia Marli de Almeidareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:10.680812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
title A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
spellingShingle A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
Silva, Soraia Marli de Almeida
Poesia
Criatividade
Literatura
Aprendizagem
Atividade
title_short A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
title_full A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
title_fullStr A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
title_full_unstemmed A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
title_sort A poesia como forma de aprendizagem no ensino do português como língua materna e do espanhol como língua estrangeira: Ensino Secundário (11º ano)
author Silva, Soraia Marli de Almeida
author_facet Silva, Soraia Marli de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Soraia Marli de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Criatividade
Literatura
Aprendizagem
Atividade
topic Poesia
Criatividade
Literatura
Aprendizagem
Atividade
description O presente trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a importância do estudo de poesia para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 11º Ano. Primeiramente faz-se referência à história da poesia, às suas definições e à ligação entre esta e a psicologia. Seguidamente apresentam-se as considerações sobre a atual situação do ensino da poesia, a importância do professor na aproximação do aluno ao texto poético e o ensino da poesia em sala de aula. Aborda-se também neste trabalho algumas vertentes da poesia, como a publicidade poética e a pintura. No Capítulo III, analisam-se diferentes referenciais, com o objetivo de saber, de que forma o texto poético é abordado. Faz-se também a análise de diferentes manuais de 11.º ano de Português e Espanhol, com a finalidade de analisar a forma como é abordada a poesia. No Capítulo IV, são apresentadas algumas atividades de leitura e escrita de poesia para ajudar a motivar e explorar este tipo de texto. Este estudo termina com algumas considerações gerais sobre a poesia como estratégia de aprendizagem no Ensino Secundário – 11º ano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-11-24T10:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6890
url http://hdl.handle.net/10348/6890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137106498420736