O ensino da escrita em português língua materna e espanhol língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6381 |
Resumo: | Este relatório não pode entender-se separado da nossa prática pedagógica, como estagiários de Português e Espanhol, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras durante o ano letivo 2015/2016. Procura, assim, ser um reflexo não apenas do trabalho que desenvolvemos nas nossas aulas, mas também de algumas questões de fundo que não podem desligar-se da nossa prática, ora por terem sido levantadas por ela, ora por estarem na base de algumas das opções tomadas. A era digital provocou uma clivagem entre as novas gerações, as dos nativos digitais, e as anteriores, dos imigrantes digitais, cujas consequências se têm vindo a sentir no ensino. A adequação do sistema de ensino às novas realidades dos alunos terá de passar, antes de mais, pela compreensão das suas experiências, modo de pensar e expectativas, pois só assim se poderão definir as metodologias e estratégias corretas. Disso se ocupará o primeiro capítulo do nosso relatório. O segundo capítulo será dedicado à escrita, com especial atenção aos modelos processuais que a explicam e que sustentam a sua didática. Procurará refletir acerca das implicações da era digital na escrita e no seu ensino, tentando criar pontes entre as práticas atuais e as novas realidades. A discussão teórica será complementada com alguns exemplos de atividades desenvolvidas em contexto escolar, em que a escrita criativa, e não o uso de tecnologias, desempenhará o papel fulcral. O terceiro capítulo incidirá sobre a prática pedagógica na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e, mais do que uma descrição exaustiva das aulas ministradas e atividades desenvolvidas, destacará, de umas e outras, o que se considera mais relevante do ponto de vista didático. O problema de partida que dá início ao nosso relatório esteve sempre presente nas decisões que fomos tomando, não tanto quanto ao que ensinámos, mas antes ao modo como o fizemos. |
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O ensino da escrita em português língua materna e espanhol língua estrangeiraOs novos desafios da sociedade em redeDidática da EscritaEscrita CriativaImigrantes DigitaisNativos DigitaisDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório não pode entender-se separado da nossa prática pedagógica, como estagiários de Português e Espanhol, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras durante o ano letivo 2015/2016. Procura, assim, ser um reflexo não apenas do trabalho que desenvolvemos nas nossas aulas, mas também de algumas questões de fundo que não podem desligar-se da nossa prática, ora por terem sido levantadas por ela, ora por estarem na base de algumas das opções tomadas. A era digital provocou uma clivagem entre as novas gerações, as dos nativos digitais, e as anteriores, dos imigrantes digitais, cujas consequências se têm vindo a sentir no ensino. A adequação do sistema de ensino às novas realidades dos alunos terá de passar, antes de mais, pela compreensão das suas experiências, modo de pensar e expectativas, pois só assim se poderão definir as metodologias e estratégias corretas. Disso se ocupará o primeiro capítulo do nosso relatório. O segundo capítulo será dedicado à escrita, com especial atenção aos modelos processuais que a explicam e que sustentam a sua didática. Procurará refletir acerca das implicações da era digital na escrita e no seu ensino, tentando criar pontes entre as práticas atuais e as novas realidades. A discussão teórica será complementada com alguns exemplos de atividades desenvolvidas em contexto escolar, em que a escrita criativa, e não o uso de tecnologias, desempenhará o papel fulcral. O terceiro capítulo incidirá sobre a prática pedagógica na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e, mais do que uma descrição exaustiva das aulas ministradas e atividades desenvolvidas, destacará, de umas e outras, o que se considera mais relevante do ponto de vista didático. O problema de partida que dá início ao nosso relatório esteve sempre presente nas decisões que fomos tomando, não tanto quanto ao que ensinámos, mas antes ao modo como o fizemos.Este informe no puede entenderse separado de nuestra práctica docente, como profesores en prácticas de Portugués y de Español, en el Instituto de Enseñanza Secundaria Quinta das Palmeiras durante el curso 2015/2016. Por lo tanto, pretende ser un reflejo no solo del desarrollo de nuestras clases, sino también de algunos problemas fundamentales que no pueden desconectarse de nuestra práctica, ya sea porque ahí tuvieron su origen, o porque están en la base de algunas de las opciones tomadas. La era digital ha causado una fractura entre las nuevas generaciones, los nativos digitales, y las anteriores, los inmigrantes digitales, cuyas consecuencias se han sentido en la enseñanza. La adecuación del sistema educativo a las nuevas realidades de los estudiantes implicará, en primer lugar, la comprensión de su experiencia, manera de pensar y expectativas, porque solo así se podrán establecer las metodologías y estrategias adecuadas. De esto se ocupará el primero capítulo de nuestro informe. El segundo capítulo estará dedicado a la escritura, con especial atención a los modelos de procedimiento que explican y apoyan su enseñanza. Se pretende reflexionar sobre las implicaciones de la era digital en la escritura y en su enseñanza, tratando de crear puentes entre las prácticas actuales y las nuevas realidades. La discusión teórica se complementará con algunos ejemplos de actividades realizadas en la escuela, en las que la escritura creativa, y no el uso de la tecnología, será el eje. El tercero capítulo se centrará en la práctica de la enseñanza en el Instituto de Enseñanza Secundaria Quinta das Palmeiras, donde en lugar de una descripción exhaustiva de las clases y actividades, se destacará, de unas y otras, lo que se considere más relevante para la enseñanza. La cuestión inicial de nuestro informe siempre ha estado presente en las decisiones que hemos tomado, no tanto en cuanto a lo que enseñamos, sino más bien a la forma como lo hemos hecho.Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumFerreira, Jorge Pedro da Silva Patrício2018-11-13T16:22:58Z2016-10-62016-11-082016-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6381TID:201773236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:07.207969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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