O ensino da escrita em português língua materna e espanhol língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jorge Pedro da Silva Patrício
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6381
Resumo: Este relatório não pode entender-se separado da nossa prática pedagógica, como estagiários de Português e Espanhol, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras durante o ano letivo 2015/2016. Procura, assim, ser um reflexo não apenas do trabalho que desenvolvemos nas nossas aulas, mas também de algumas questões de fundo que não podem desligar-se da nossa prática, ora por terem sido levantadas por ela, ora por estarem na base de algumas das opções tomadas. A era digital provocou uma clivagem entre as novas gerações, as dos nativos digitais, e as anteriores, dos imigrantes digitais, cujas consequências se têm vindo a sentir no ensino. A adequação do sistema de ensino às novas realidades dos alunos terá de passar, antes de mais, pela compreensão das suas experiências, modo de pensar e expectativas, pois só assim se poderão definir as metodologias e estratégias corretas. Disso se ocupará o primeiro capítulo do nosso relatório. O segundo capítulo será dedicado à escrita, com especial atenção aos modelos processuais que a explicam e que sustentam a sua didática. Procurará refletir acerca das implicações da era digital na escrita e no seu ensino, tentando criar pontes entre as práticas atuais e as novas realidades. A discussão teórica será complementada com alguns exemplos de atividades desenvolvidas em contexto escolar, em que a escrita criativa, e não o uso de tecnologias, desempenhará o papel fulcral. O terceiro capítulo incidirá sobre a prática pedagógica na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e, mais do que uma descrição exaustiva das aulas ministradas e atividades desenvolvidas, destacará, de umas e outras, o que se considera mais relevante do ponto de vista didático. O problema de partida que dá início ao nosso relatório esteve sempre presente nas decisões que fomos tomando, não tanto quanto ao que ensinámos, mas antes ao modo como o fizemos.
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