Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8907 |
Resumo: | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de Educação Pré-Escolar. A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação, através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de projeto como promotores de aprendizagem. Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante que impulsionou o seu crescimento profissional. No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré- Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30 de Agosto). |
id |
RCAP_3dafbf468b56d1ece54f2428d9843a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Relatório de estágio em ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarCriançasProfissional reflexivoIntervenção educativa1º ciclo do ensino básicoProfissional reflexivoPre-schoolChildrenReflective professionalEducational interventionPrimary schoolReflexive professionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de Educação Pré-Escolar. A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação, através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de projeto como promotores de aprendizagem. Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante que impulsionou o seu crescimento profissional. No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré- Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30 de Agosto).Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se explana as competências profissionais adquiridas na prática pedagógica supervisionada nos dois níveis educativos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o presente relatório reflete a intervenção educativa nos dois contextos que foi orientada por alguns princípios considerados basilares no processo de ensino e aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas etapas de observar, planificar, intervir e avaliar/refletir; a necessidade da criança/aluno ser vista(o) como um ser único; a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento integrado da criança/aluno; a relevância da relação entre a escola, a família e a restante comunidade educativa; assim como a construção ativa e cooperativa do conhecimento. Para a concretização da intervenção educativa foi imperativo a consulta de pressupostos teóricos que suportassem as opções tomadas, assim como o recurso à metodologia de investigação-ação através de instrumentos e estratégias de observação, planificação e de avaliação/reflexão. Em suma, o percurso explanado neste documento promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa, e possibilitou a consciencialização do que é ser um profissional da educação generalista.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report was developed under the Master’s degree of Pre-school Education and teaching of the 1st cycle of basic education, and aims explain the process of development of socio-professional and personal skills of a graduate student during the internship in the valence of Preschool Education. The student intervention was based on the research-action methodology, through which students tried to face up the theoretical and practical realities with the experienced in the context of pre-school education, with children between three and four years old with the purpose to achieve the proposed objectives for the teaching practice. To achieve this, it was essential to reflect on the role of educator in its educational intervention, bearing in mind the child's active learning, and thus the importance of the educational environment and the design methodology as facilitators of learning. Following the steps of the educational intervention, the student tried to accomplish a constant reflection that pushed their professional growth. At the end of this route, it is considered that this experiment in the context of pre-school education has become essential in developing the skills required to perform the function of a professional early childhood education.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Under the Master’s degree of Pre-school Education and Primary School was held this traineeship report, in which it sets out the skills acquired in supervised teaching practice in both educational levels Pre-school Education and Primary School This report reflects the educational intervention in two contexts which was guided by some principles considered essentials in the process of teaching and learning, namely the educational intention sustained in steps to observe, plan, intervene and evaluate / reflect, need for child / student must be seen as a unique, interdisciplinary aiming at integrated development of the child / student, the importance of the relationship between the school, family and the rest of the educational community, as well as cooperative and active construction of knowledge. For the realization of the educational intervention was imperative to consult theoretical assumptions that supported the choices made, as well as the use of action research methodology through instruments and observation strategies, planning and evaluation / reflection. In short, the route explained in this document promoted the personal and professional development, as well as a reflexive and critical stance in relation to educational practice, and enabled the awareness of what being a professional generalist education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoNeiva, Manuel Fernando GonçalvesSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Daniela Teixeira da2016-12-20T15:47:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8907TID:202765016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.958068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) Relatório de estágio em ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
spellingShingle |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) Silva, Ana Daniela Teixeira da Educação pré-escolar Crianças Profissional reflexivo Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Profissional reflexivo Pre-school Children Reflective professional Educational intervention Primary school Reflexive professional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_full |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_fullStr |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
title_sort |
Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar) |
author |
Silva, Ana Daniela Teixeira da |
author_facet |
Silva, Ana Daniela Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Neiva, Manuel Fernando Gonçalves Sá, Susana Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Daniela Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Crianças Profissional reflexivo Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Profissional reflexivo Pre-school Children Reflective professional Educational intervention Primary school Reflexive professional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Crianças Profissional reflexivo Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Profissional reflexivo Pre-school Children Reflective professional Educational intervention Primary school Reflexive professional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de Educação Pré-Escolar. A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação, através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de projeto como promotores de aprendizagem. Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante que impulsionou o seu crescimento profissional. No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré- Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30 de Agosto). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-12-20T15:47:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8907 TID:202765016 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8907 |
identifier_str_mv |
TID:202765016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391844155392 |