Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Daniela Teixeira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8907
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de Educação Pré-Escolar. A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação, através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de projeto como promotores de aprendizagem. Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante que impulsionou o seu crescimento profissional. No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré- Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30 de Agosto).
id RCAP_3dafbf468b56d1ece54f2428d9843a26
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Relatório de estágio em ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarCriançasProfissional reflexivoIntervenção educativa1º ciclo do ensino básicoProfissional reflexivoPre-schoolChildrenReflective professionalEducational interventionPrimary schoolReflexive professionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de Educação Pré-Escolar. A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação, através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de projeto como promotores de aprendizagem. Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante que impulsionou o seu crescimento profissional. No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré- Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30 de Agosto).Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se explana as competências profissionais adquiridas na prática pedagógica supervisionada nos dois níveis educativos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o presente relatório reflete a intervenção educativa nos dois contextos que foi orientada por alguns princípios considerados basilares no processo de ensino e aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas etapas de observar, planificar, intervir e avaliar/refletir; a necessidade da criança/aluno ser vista(o) como um ser único; a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento integrado da criança/aluno; a relevância da relação entre a escola, a família e a restante comunidade educativa; assim como a construção ativa e cooperativa do conhecimento. Para a concretização da intervenção educativa foi imperativo a consulta de pressupostos teóricos que suportassem as opções tomadas, assim como o recurso à metodologia de investigação-ação através de instrumentos e estratégias de observação, planificação e de avaliação/reflexão. Em suma, o percurso explanado neste documento promoveu o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa, e possibilitou a consciencialização do que é ser um profissional da educação generalista.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report was developed under the Master’s degree of Pre-school Education and teaching of the 1st cycle of basic education, and aims explain the process of development of socio-professional and personal skills of a graduate student during the internship in the valence of Preschool Education. The student intervention was based on the research-action methodology, through which students tried to face up the theoretical and practical realities with the experienced in the context of pre-school education, with children between three and four years old with the purpose to achieve the proposed objectives for the teaching practice. To achieve this, it was essential to reflect on the role of educator in its educational intervention, bearing in mind the child's active learning, and thus the importance of the educational environment and the design methodology as facilitators of learning. Following the steps of the educational intervention, the student tried to accomplish a constant reflection that pushed their professional growth. At the end of this route, it is considered that this experiment in the context of pre-school education has become essential in developing the skills required to perform the function of a professional early childhood education.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Under the Master’s degree of Pre-school Education and Primary School was held this traineeship report, in which it sets out the skills acquired in supervised teaching practice in both educational levels Pre-school Education and Primary School This report reflects the educational intervention in two contexts which was guided by some principles considered essentials in the process of teaching and learning, namely the educational intention sustained in steps to observe, plan, intervene and evaluate / reflect, need for child / student must be seen as a unique, interdisciplinary aiming at integrated development of the child / student, the importance of the relationship between the school, family and the rest of the educational community, as well as cooperative and active construction of knowledge. For the realization of the educational intervention was imperative to consult theoretical assumptions that supported the choices made, as well as the use of action research methodology through instruments and observation strategies, planning and evaluation / reflection. In short, the route explained in this document promoted the personal and professional development, as well as a reflexive and critical stance in relation to educational practice, and enabled the awareness of what being a professional generalist education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoNeiva, Manuel Fernando GonçalvesSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Daniela Teixeira da2016-12-20T15:47:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8907TID:202765016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.958068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Relatório de estágio em ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Silva, Ana Daniela Teixeira da
Educação pré-escolar
Crianças
Profissional reflexivo
Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Profissional reflexivo
Pre-school
Children
Reflective professional
Educational intervention
Primary school
Reflexive professional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
author Silva, Ana Daniela Teixeira da
author_facet Silva, Ana Daniela Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Neiva, Manuel Fernando Gonçalves
Sá, Susana Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Daniela Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Crianças
Profissional reflexivo
Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Profissional reflexivo
Pre-school
Children
Reflective professional
Educational intervention
Primary school
Reflexive professional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Crianças
Profissional reflexivo
Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Profissional reflexivo
Pre-school
Children
Reflective professional
Educational intervention
Primary school
Reflexive professional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de Educação Pré-Escolar. A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação, através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de projeto como promotores de aprendizagem. Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante que impulsionou o seu crescimento profissional. No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré- Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30 de Agosto).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-12-20T15:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8907
TID:202765016
url http://hdl.handle.net/10400.22/8907
identifier_str_mv TID:202765016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391844155392