Relatório de estágio de Qualificação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Samuel Coelho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3883
Resumo: Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
id RCAP_cbd052de00f15f1b74bfe2a0343b75b8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de Qualificação ProfissionalEducação pré-escolarEducador de infânciaPrática reflexivaKids educationEarly childhood educationKindergarten teacherReflective practiceRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.O presente relatório foi elaborado tendo em conta toda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo 2012/2013, no contexto da Educação Pré-Escolar. Ao longo deste relatório são abordadas questões de cariz legal e teórico, sobre as quais assenta esta formação inicial, bem como o tipo de profissionais que visa formar, pelo que são aqui exploradas algumas questões fulcrais para uma educação de excelência, como, por exemplo, a reflexividade, a investigação, o trabalho em equipa e a criatividade, quer ao nível da elaboração de raciocínios teóricos acerca das mesmas, quer da sua abordagem prática no trabalho desenvolvido. O presente relatório aborda ainda algumas questões relacionadas com os processos que apoiam a ação do educador, como a observação, a planificação, ação e a avaliação. O trabalho aqui relatado, analisado e sustentado teoricamente, foi desenvolvido, quer no sentido de promover o desenvolvimento de competências específicas inerentes a cada uma das áreas de conteúdo contempladas pela educação pré-escolar, quer no sentido de oferecer oportunidades de aprendizagem integradas e integradoras, pautadas por uma atuação na zona de desenvolvimento proximal das crianças, contribuindo para aprendizagens significativas e para uma educação de qualidade.This report has been prepared taking into account all educational practices developed throughout the school year 2012/2013, in the context of Preschool Education. Along this report are pointed legal and theoretical issues upon witch this initial formation is designed and upon the foundations of it and also the type of professionals that are expected to graduate, so here are explored some key issues for a educating excellence, as for example, reflexivity, investigation, teamwork and creativity, both in terms of development of theoretical reasoning about the same whether its practical approach to the common work. This report also addresses some issues related to the processes that support the action of the educator, such as observation, planning, action and evaluation. The work related, analyzed and theoretically sustained here, was developed in order to promote the development of specific skills inherent in each of the content areas covered by preschool education, but also in order to offer several learning opportunities integrated and inclusive, guided by a performance in the zone of proximal development of children, contributing for meaningful learning and for a high-qualified education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Samuel Coelho2014-02-13T13:53:06Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3883TID:202767230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:52.033135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de Qualificação Profissional
title Relatório de estágio de Qualificação Profissional
spellingShingle Relatório de estágio de Qualificação Profissional
Rodrigues, Samuel Coelho
Educação pré-escolar
Educador de infância
Prática reflexiva
Kids education
Early childhood education
Kindergarten teacher
Reflective practice
title_short Relatório de estágio de Qualificação Profissional
title_full Relatório de estágio de Qualificação Profissional
title_fullStr Relatório de estágio de Qualificação Profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de Qualificação Profissional
title_sort Relatório de estágio de Qualificação Profissional
author Rodrigues, Samuel Coelho
author_facet Rodrigues, Samuel Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Samuel Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Educador de infância
Prática reflexiva
Kids education
Early childhood education
Kindergarten teacher
Reflective practice
topic Educação pré-escolar
Educador de infância
Prática reflexiva
Kids education
Early childhood education
Kindergarten teacher
Reflective practice
description Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-13T13:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3883
TID:202767230
url http://hdl.handle.net/10400.22/3883
identifier_str_mv TID:202767230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131341384581121