Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4306 |
Resumo: | O presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital. |
id |
RCAP_3db2cd258e9b0410d56f9adbbdb46be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémtransformação digitalliteracia e inclusão digitalrecursos educativos abertoscompetências digitaiscomunicaçãodigital transformationdigital literacy and inclusionopen educational resourcesdigital skillscomunicationO presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital.This report focuses on a study applied in a real context. An attempt was made to use a training model in digital skills aimed at a specific target audience. In this case, to a group of operational assistant technicians who had particular difficulties with the use of digital media in their workplace. Thus, it was possible to verify the methodology applied and the planned planning, centered on a changing order, since the goal of this study is the transformation of social/operational reality and the improvement of the working life of the people involved in the work context, proceeding with its subsequent analysis and evaluation. The methodology applied in this project was Action Research, as it sought to study various elements such as a workgroup with unique, specific, and different characteristics (Operational Assistants) which, from the point of view of this study, specifically designates the component more practical and interventional of this type of methodology. The results demonstrate that the effective uses of digital technologies have become an essential factor for this target audience to understand the benefits of actively participating in training in Digital Literacy.Loureiro, AnaSilva, FranciscoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPlantier, Joana Margarida Serralheiro2023-02-18T16:33:25Z2023-02-132023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4306TID:203230337por203230337info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:57.152763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
title |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
spellingShingle |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém Plantier, Joana Margarida Serralheiro transformação digital literacia e inclusão digital recursos educativos abertos competências digitais comunicação digital transformation digital literacy and inclusion open educational resources digital skills comunication |
title_short |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
title_full |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
title_fullStr |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
title_full_unstemmed |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
title_sort |
Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
author |
Plantier, Joana Margarida Serralheiro |
author_facet |
Plantier, Joana Margarida Serralheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loureiro, Ana Silva, Francisco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plantier, Joana Margarida Serralheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transformação digital literacia e inclusão digital recursos educativos abertos competências digitais comunicação digital transformation digital literacy and inclusion open educational resources digital skills comunication |
topic |
transformação digital literacia e inclusão digital recursos educativos abertos competências digitais comunicação digital transformation digital literacy and inclusion open educational resources digital skills comunication |
description |
O presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-18T16:33:25Z 2023-02-13 2023-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4306 TID:203230337 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4306 |
identifier_str_mv |
TID:203230337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203230337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137048123146240 |