Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plantier, Joana Margarida Serralheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4306
Resumo: O presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital.
id RCAP_3db2cd258e9b0410d56f9adbbdb46be8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémtransformação digitalliteracia e inclusão digitalrecursos educativos abertoscompetências digitaiscomunicaçãodigital transformationdigital literacy and inclusionopen educational resourcesdigital skillscomunicationO presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital.This report focuses on a study applied in a real context. An attempt was made to use a training model in digital skills aimed at a specific target audience. In this case, to a group of operational assistant technicians who had particular difficulties with the use of digital media in their workplace. Thus, it was possible to verify the methodology applied and the planned planning, centered on a changing order, since the goal of this study is the transformation of social/operational reality and the improvement of the working life of the people involved in the work context, proceeding with its subsequent analysis and evaluation. The methodology applied in this project was Action Research, as it sought to study various elements such as a workgroup with unique, specific, and different characteristics (Operational Assistants) which, from the point of view of this study, specifically designates the component more practical and interventional of this type of methodology. The results demonstrate that the effective uses of digital technologies have become an essential factor for this target audience to understand the benefits of actively participating in training in Digital Literacy.Loureiro, AnaSilva, FranciscoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPlantier, Joana Margarida Serralheiro2023-02-18T16:33:25Z2023-02-132023-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4306TID:203230337por203230337info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:57.152763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
title Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
spellingShingle Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Plantier, Joana Margarida Serralheiro
transformação digital
literacia e inclusão digital
recursos educativos abertos
competências digitais
comunicação
digital transformation
digital literacy and inclusion
open educational resources
digital skills
comunication
title_short Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
title_full Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
title_fullStr Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
title_full_unstemmed Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
title_sort Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
author Plantier, Joana Margarida Serralheiro
author_facet Plantier, Joana Margarida Serralheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Ana
Silva, Francisco
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Plantier, Joana Margarida Serralheiro
dc.subject.por.fl_str_mv transformação digital
literacia e inclusão digital
recursos educativos abertos
competências digitais
comunicação
digital transformation
digital literacy and inclusion
open educational resources
digital skills
comunication
topic transformação digital
literacia e inclusão digital
recursos educativos abertos
competências digitais
comunicação
digital transformation
digital literacy and inclusion
open educational resources
digital skills
comunication
description O presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-18T16:33:25Z
2023-02-13
2023-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4306
TID:203230337
url http://hdl.handle.net/10400.15/4306
identifier_str_mv TID:203230337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203230337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048123146240