A Implementação da Metodologia Kaizen nos CTT: Estudo de Caso dos Impactos Financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Gomes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2853
Resumo: Com a globalização, o mundo está num ritmo demasiado acelerado, sendo que vários fatores económicos e financeiros, assim como o avanço das tecnologias da informação, obrigam as organizações a procurarem estratégias de gestão que as tornem competitivas. Assim, a procura de estratégias com base na melhoria contínua tem sido cada vez maior. Uma vez que metodologias japonesas, com base no pensamento Lean, têm assumido cada vez mais relevo na nossa cultura, o presente trabalho tem como foco o Kaizen, uma metodologia considerada como uma estratégia integradora e funcional das organizações. O objetivo deste trabalho é comprovar a eficiência da metodologia Kaizen aquando da sua aplicação nos CTT – Correios de Portugal, uma empresa portuguesa centenária que tem como objeto principal a prestação de serviços postais. Este tem por base uma investigação qualitativa, sendo o estudo de caso o método de investigação utilizado. Inicialmente procedeu-se à análise documental de alguns relatórios de gestão, e posteriormente à recolha de dados através da realização de entrevistas exploratórias, a colaboradores que acompanharam a implementação e desenvolvimento da metodologia Kaizen na organização em estudo, recorrendo-se à análise de conteúdo para análise destas. Como principais conclusões verificou-se a viabilidade da aplicação desta metodologia ao setor da prestação de serviços, refletida nos resultados financeiros favoráveis da implementação. Conseguiu-se ainda apurar alguns impactos quantitativos ao nível da padronização das tarefas, organização de espaços, redução dos stocks, no investimento, e na receita. Destacou-se também impactos qualitativos mais vincados como impactos decorrentes da motivação dos colaboradores, impactos resultantes da presença dos líderes e gestores, e impactos ao nível da gestão visual e comunicação. No que respeita às contribuições deste estudo, esperamos que este trabalho permita uma nova visão sobre a metodologia Kaizen, porque embora esta se caracterize como uma metodologia qualitativa é possível obter retornos quantitativos. Este estudo pretende servir de motivação para futuras investigações, essencialmente no mercado português, e também incentivar outras empresas a implementar o Kaizen, dadas as suas fortes potencialidades estratégicas.
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