Implementação da metodologia Kaizen no Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11728 |
Resumo: | Introdução: Nos dias de hoje é essencial que os hospitais públicos tenham uma boa gestão e prestem um bom serviço, com eficiência e com qualidade. Para que seja prestado um bom serviço e ao mesmo tempo seja realizada uma boa gestão é essencial a implementação da filosofia Lean e melhoria contínua (Kaizen). Neste âmbito, surgiu o projeto de implementação do Kaizen no Hospital de Dia de Oncologia de Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE (CHTMAD, EPE) com a consultoria do Instituto Kaizen . Esta dissertação relata todo o processo de implementação do método Kaizen no CHTMAD, EPE. Objetivo: O objetivo deste estudo consiste na implementação e análise de ferramentas, tendo em conta a metodologia Kaizen, que permitiram melhorar a experiência dos doentes nas visitas ao Hospital de Dia de Oncologia do CHTMAD, EPE. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com aplicação do método de investigação – ação, utilizando um método de análise qualitativo. Resultados: Implementaram-se diversas medidas de melhoria que levaram à melhoria do circuito do doente, do fluxo de informação e a implementação da gestão visual permitiu facilitar a experiência do utente. Conclusão: A redução dos tempos de espera dos doentes, a melhoria do processo de agendamento, a revisão de protocolos médicos e a eliminação dos obsoletos, melhoria e organização dos espaços de armazenamento foram algumas das medidas implementadas que tiveram sucesso. |
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Implementação da metodologia Kaizen no Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto DouroMetodologia LeanKaizenIntrodução: Nos dias de hoje é essencial que os hospitais públicos tenham uma boa gestão e prestem um bom serviço, com eficiência e com qualidade. Para que seja prestado um bom serviço e ao mesmo tempo seja realizada uma boa gestão é essencial a implementação da filosofia Lean e melhoria contínua (Kaizen). Neste âmbito, surgiu o projeto de implementação do Kaizen no Hospital de Dia de Oncologia de Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE (CHTMAD, EPE) com a consultoria do Instituto Kaizen . Esta dissertação relata todo o processo de implementação do método Kaizen no CHTMAD, EPE. Objetivo: O objetivo deste estudo consiste na implementação e análise de ferramentas, tendo em conta a metodologia Kaizen, que permitiram melhorar a experiência dos doentes nas visitas ao Hospital de Dia de Oncologia do CHTMAD, EPE. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com aplicação do método de investigação – ação, utilizando um método de análise qualitativo. Resultados: Implementaram-se diversas medidas de melhoria que levaram à melhoria do circuito do doente, do fluxo de informação e a implementação da gestão visual permitiu facilitar a experiência do utente. Conclusão: A redução dos tempos de espera dos doentes, a melhoria do processo de agendamento, a revisão de protocolos médicos e a eliminação dos obsoletos, melhoria e organização dos espaços de armazenamento foram algumas das medidas implementadas que tiveram sucesso.Introduction: Nowadays it is essential that public hospitals have good management and are able to provide quality services in efficient ways. In order for that to happen it is essential to implement the lean philosophy and of continuous improvement (kaizen). In this context, the project to implement Kaizen at the Oncology Day Hospital of Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE (CHTMAD, EPE) with the consultancy of the Kaizen Institute emerged. This dissertation describes the entire implementation process of the Kaizen method in CHTMAD, EPE. Aim/Objective: The objective of this study consists in the implementation and analysis of tools, focused on the Kaizen methodology, which allowed the improvement of patients’ experience at the Oncology Day Hospital of CHTMAD, EPE. Methodology: This is a case study with application of the action-research method, using a qualitative analysis method. Results: Several enhancement measures were implemented that led to the improvement of the patient's experience, such as the flow of information that was upgraded and the implementation of visual management. Conclusion: Some of the successful measures implemented were reducing patient waiting times, enhancing the scheduling process, reviewing medical protocols and eliminating obsolete ones and improving and organizing storage spaces.2023-09-13T15:10:22Z2023-06-22T00:00:00Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11728porCastanheira, Adriana Isabel Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:55.466630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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