A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1474 |
Resumo: | Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na área de educação pré-escolar do 1º ciclo do ensino básico |
id |
RCAP_3dc3d264f0a402471b54f1589860ef40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativasdisciplinaindisciplinacomportamentosaprendizagemdocentesRelatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na área de educação pré-escolar do 1º ciclo do ensino básicoPartindo das questões vivenciadas durante os estágios, optei por estudar a (in)disciplina nas primeiras idades e o significado e implicações que esta tem nas práticas educativas. Esta pesquisa teve como objetivos identificar algumas das causas subjacentes aos comportamentos de (in)disciplina assim como a representação que docentes do 1ºciclo do ensino básico e educadoras de infância apresentam sobre estes comportamentos. Foi também preocupação deste estudo analisar a forma como estes comportamentos afetam o processo de aprendizagem das crianças e o desempenho dos docentes. O estudo foi feito com duas docentes de 1ºciclo e duas educadoras de infância. Os resultados indicam, segundo as educadoras e professoras que já existem comportamentos de indisciplina, quer na educação pré-escolar, quer no 1ºciclo do Ensino Básico. Para além disso, os resultados também revelam que este tipo de comportamentos interferem no processo de aprendizagem das crianças.Based on the issues experienced during courses I chose to study (in) discipline at early ages and the meaning and implications that it has on educational practices. This research aimed to identify some of the underlying causes of the behavior (in) discipline as well as representing the 1st cycle of basic education teachers and childcare workers have about these comportments. It was also concern of this study is to analyze how these behaviors affect the learning process of children and the performance of teachers. The study was done with two teachers of 1st cycle and two kindergarten teachers. The results indicate, according to the educators and teachers who are already disruptive behaviors both at the pre-school education, either in the 1st cycle of Basic Education. Furthermore, these results also show that this type of behavior interfere with the learning process of the children. For teachers, these disruptive behaviors interfere equally in performance and could even lead to demotivation and discouragement thereofCardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRebelo, Ana Cláudia Madeiras2016-05-21T16:52:29Z2015-05-132015-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1474TID:201124823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.719448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
title |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
spellingShingle |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas Rebelo, Ana Cláudia Madeiras disciplina indisciplina comportamentos aprendizagem docentes |
title_short |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
title_full |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
title_fullStr |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
title_full_unstemmed |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
title_sort |
A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas |
author |
Rebelo, Ana Cláudia Madeiras |
author_facet |
Rebelo, Ana Cláudia Madeiras |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Ana Cláudia Madeiras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
disciplina indisciplina comportamentos aprendizagem docentes |
topic |
disciplina indisciplina comportamentos aprendizagem docentes |
description |
Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na área de educação pré-escolar do 1º ciclo do ensino básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-13 2015-05-13T00:00:00Z 2016-05-21T16:52:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1474 TID:201124823 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1474 |
identifier_str_mv |
TID:201124823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137027616145408 |