Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Constança Sabença Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7192
Resumo: A imagem é o acesso mais imediato ao inconsciente do consumidor. E a relação de dele com esta imagem é o que desperta os sentimentos, que são impulsos fundamentais para a decisão de afinidade entre a marca e o consumidor ou ainda a conversão de compra. Imagem é sentimento. E justamente por conta deste poder, todos os detalhes na escolha de uma imagem para marca devem ser levados em consideração: a paleta de cores comunica, a questão cênica comunica, os modelos comunicam, ou seja, todos os detalhes podem acessar importantes sensações no inconsciente do consumidor. Não é só de imagem que é feita a identidade de uma marca. Design gráfico, conteúdo, discurso, comportamento – tudo isto são referências fundamentais na construção do Branding, mas podemos apontar como principal diferença, o tempo de elaboração, ou seja, a assimilação, de uma imagem é de menor tempo, é mais imediata, do que se formos comparar odiscurso – que geralmente já vêm carregado de outras intervenções e referências na mentedo consumidor. O conceito de Branding Visual surge como a relação mais curta entre a mensagem e o significado. E é isso que nós humanos estamos em constante busca: pela significação das coisas. Estamos a todo tempo, mesmo que inconscientemente, fazendo associações de imagens a outros sentidos empíricos como o cheiro, os sons, o tato. A isto se relaciona o conceito de arquétipos, definido por Jung como uma espécie de imagem apriorística incrustada profundamente no inconsciente coletivo da humanidade, refletindo-se (projetando-se) em diversos aspectos da vida humana, como sonhos e até mesmo narrativas. Ele explica que "no concernente aos conteúdos do inconsciente coletivo, estamos tratando de tipos arcaicos - ou melhor - primordiais, isto é, de imagens universais que existiram desde os tempos mais remotos". Por exemplo, se pensarmos em uma marca de comida: claramente a eficiência entre a imagem e o significado é mais rápida do que entre o conteúdo e significado. Isto na fotografia de gastronomia chama-se de Appetite Appeal. Traduzinho em linhas gerais, aquilo que nos desperta desejos inconscientes. Para relacionar a importância da Fotografia associada aos arquétipos no branding de uma marca realizou um levantamento bibliográfico sobre estes assuntos, considerando os autores relevantes para área, somado à investigação de trabalhos mais atuais, de acordo com o caráter contemporâneo do assunto. Como resultado principal, traz-se a elaboração de um quadro onde estão elencadas as recomendações – objetivo principal desse trabalho.
id RCAP_3dc856383959c73568930ef551c08fec
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcasArquétiposBrandingFotografiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaA imagem é o acesso mais imediato ao inconsciente do consumidor. E a relação de dele com esta imagem é o que desperta os sentimentos, que são impulsos fundamentais para a decisão de afinidade entre a marca e o consumidor ou ainda a conversão de compra. Imagem é sentimento. E justamente por conta deste poder, todos os detalhes na escolha de uma imagem para marca devem ser levados em consideração: a paleta de cores comunica, a questão cênica comunica, os modelos comunicam, ou seja, todos os detalhes podem acessar importantes sensações no inconsciente do consumidor. Não é só de imagem que é feita a identidade de uma marca. Design gráfico, conteúdo, discurso, comportamento – tudo isto são referências fundamentais na construção do Branding, mas podemos apontar como principal diferença, o tempo de elaboração, ou seja, a assimilação, de uma imagem é de menor tempo, é mais imediata, do que se formos comparar odiscurso – que geralmente já vêm carregado de outras intervenções e referências na mentedo consumidor. O conceito de Branding Visual surge como a relação mais curta entre a mensagem e o significado. E é isso que nós humanos estamos em constante busca: pela significação das coisas. Estamos a todo tempo, mesmo que inconscientemente, fazendo associações de imagens a outros sentidos empíricos como o cheiro, os sons, o tato. A isto se relaciona o conceito de arquétipos, definido por Jung como uma espécie de imagem apriorística incrustada profundamente no inconsciente coletivo da humanidade, refletindo-se (projetando-se) em diversos aspectos da vida humana, como sonhos e até mesmo narrativas. Ele explica que "no concernente aos conteúdos do inconsciente coletivo, estamos tratando de tipos arcaicos - ou melhor - primordiais, isto é, de imagens universais que existiram desde os tempos mais remotos". Por exemplo, se pensarmos em uma marca de comida: claramente a eficiência entre a imagem e o significado é mais rápida do que entre o conteúdo e significado. Isto na fotografia de gastronomia chama-se de Appetite Appeal. Traduzinho em linhas gerais, aquilo que nos desperta desejos inconscientes. Para relacionar a importância da Fotografia associada aos arquétipos no branding de uma marca realizou um levantamento bibliográfico sobre estes assuntos, considerando os autores relevantes para área, somado à investigação de trabalhos mais atuais, de acordo com o caráter contemporâneo do assunto. Como resultado principal, traz-se a elaboração de um quadro onde estão elencadas as recomendações – objetivo principal desse trabalho.Image is the most immediate access to the consumer unconscious. And his relationship with the image is what attracts the feelings that are fundamental impulses to the affinity between the brand and the consumer or even the buying conversion. Image is feeling. And precisely because of this, all the details in choosing an image to mark should be taken into consideration: the color palette, the scenic question, and the products. All the details can access important feelings in the consumer unconscious. It?s not only about image. Graphic design, content, speech, and behavior - all are key references in the construction of branding, but we can point one main difference: the assimilation of an image demands less time, is more immediate than if we compare the speech - which usually come already with other interventions and references in the consumer's mind. The concept of Visual Branding arises as the shortest link between the message and the meaning. And that's what humans are in constant search: the significance of things. We are all the time, even if unconsciously, making images associations with other empirical senses like smell, sounds, touch. This reference is all about the concept of archetypes defined by Jung as a kind of a priori image deeply embedded in the collective unconscious, reflecting in different aspects of human life, as dreams and even narratives. He explains that "in regarding the contents of the collective unconscious, we are dealing with archaic types - or better - primary that is universal images that have existed since ancient times." For example, if we think of a food mark: clearly, the efficiency between the image and the meaning is faster than between the content and the meaning. That?s why we have in Gastronomy Photography, a concept called Appetite Appeal. In general lines, is what awakes the unconscious desires. As the area of visual branding is still considered new, smaller is the investigation about your relation with photography and brands, so the importance of presenting a scientific report focused on photography, branding and psychology. For this, was held a bibliographic survey on these subjects, considering the relevant authors to the area, plus the latest research work, given the contemporary approach to the subject. It is not part of this research having a case study, opening a gap for subsequent applications of the generated guidelines. So, it is not expected cause exhaustion of research, but rather, be an extra channel of futures inquiries that keep the core in branding. As a main result, it is brought the development of a framework on which are listed the recommendations – the main objective of this research. As well as the addressing of the subjects, the framework is not positioned as a definitive and absolute result, offering scope for its expansion or reduction according to the brand or project where applied.Ribas Gomez, Luiz SalomãouBibliorumRamos, Constança Sabença Dias2019-08-26T16:09:23Z2016-11-252016-10-102016-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7192TID:202274470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:45.562587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
title Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
spellingShingle Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
Ramos, Constança Sabença Dias
Arquétipos
Branding
Fotografia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
title_short Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
title_full Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
title_fullStr Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
title_full_unstemmed Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
title_sort Recomendações para o uso da fotografia de gastronomia associados aos arquétipos no Branding Visual das marcas
author Ramos, Constança Sabença Dias
author_facet Ramos, Constança Sabença Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribas Gomez, Luiz Salomão
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Constança Sabença Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Arquétipos
Branding
Fotografia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
topic Arquétipos
Branding
Fotografia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
description A imagem é o acesso mais imediato ao inconsciente do consumidor. E a relação de dele com esta imagem é o que desperta os sentimentos, que são impulsos fundamentais para a decisão de afinidade entre a marca e o consumidor ou ainda a conversão de compra. Imagem é sentimento. E justamente por conta deste poder, todos os detalhes na escolha de uma imagem para marca devem ser levados em consideração: a paleta de cores comunica, a questão cênica comunica, os modelos comunicam, ou seja, todos os detalhes podem acessar importantes sensações no inconsciente do consumidor. Não é só de imagem que é feita a identidade de uma marca. Design gráfico, conteúdo, discurso, comportamento – tudo isto são referências fundamentais na construção do Branding, mas podemos apontar como principal diferença, o tempo de elaboração, ou seja, a assimilação, de uma imagem é de menor tempo, é mais imediata, do que se formos comparar odiscurso – que geralmente já vêm carregado de outras intervenções e referências na mentedo consumidor. O conceito de Branding Visual surge como a relação mais curta entre a mensagem e o significado. E é isso que nós humanos estamos em constante busca: pela significação das coisas. Estamos a todo tempo, mesmo que inconscientemente, fazendo associações de imagens a outros sentidos empíricos como o cheiro, os sons, o tato. A isto se relaciona o conceito de arquétipos, definido por Jung como uma espécie de imagem apriorística incrustada profundamente no inconsciente coletivo da humanidade, refletindo-se (projetando-se) em diversos aspectos da vida humana, como sonhos e até mesmo narrativas. Ele explica que "no concernente aos conteúdos do inconsciente coletivo, estamos tratando de tipos arcaicos - ou melhor - primordiais, isto é, de imagens universais que existiram desde os tempos mais remotos". Por exemplo, se pensarmos em uma marca de comida: claramente a eficiência entre a imagem e o significado é mais rápida do que entre o conteúdo e significado. Isto na fotografia de gastronomia chama-se de Appetite Appeal. Traduzinho em linhas gerais, aquilo que nos desperta desejos inconscientes. Para relacionar a importância da Fotografia associada aos arquétipos no branding de uma marca realizou um levantamento bibliográfico sobre estes assuntos, considerando os autores relevantes para área, somado à investigação de trabalhos mais atuais, de acordo com o caráter contemporâneo do assunto. Como resultado principal, traz-se a elaboração de um quadro onde estão elencadas as recomendações – objetivo principal desse trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
2016-10-10
2016-11-25T00:00:00Z
2019-08-26T16:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7192
TID:202274470
url http://hdl.handle.net/10400.6/7192
identifier_str_mv TID:202274470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136372759461888