Determinantes de Desempenho em Angola "Uma Análise na ótica da RBV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Neto da Conceição, Emanuel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18691
Resumo: Esta investigação tem como finalidade, apresentar e entender os fatores determinantes dos países emergentes, como os compreendemos e a sua análise na complexidade no desempenho das empresas. Para poder compreender esses determinantes é necessário analisá-los na ótica da RBV. Através da perceção dos recursos possíveis e indispensáveis e do saber aplicá-los de forma diferenciadora, a possibilidade de obter-se vantagem competitiva na relação das instituições com o meio envolvente e seus concorrentes é significativa. É necessário implementar uma estratégia de criação de valor que faça gerar oportunidades, reduzir erros e desenvolver as empresas, tendo capacidade de eficiência como resposta. Segundo Barney (1991), seria bastante improvável que empresas inseridas na mesma indústria e que dispusessem exatamente dos mesmos recursos, apresentassem performances diferentes. Tal situação mostra-se improvável, tendo em vista que todas as empresas dessa indústria teriam acesso aos mesmos tipos de recursos, estando, assim, capacitadas a implementar as mesmas estratégias de criação de valor. Desta forma, o estudo baseia-se em três hipóteses fundamentais: a primeira trata da importância da localização (Distribuição), em termos geográficos, logísticos e o acesso a matérias-primas, como fatores de influência no valor quantitativo do produto com relação aos mercados Enquanto a segunda hipótese centra-se na perceção de capital intelectual (Aprendizagem), na criação de formações e quadros especializados, como forma de competitividade e estratégia de negócio. Desenvolve-se meios de resposta efetiva em diversas áreas e compreende-se como a informação pode-se transformar em conhecimento estratégico e eficaz, num mercado em constante evolução. Por último, a terceira hipótese apresenta a capacidade de organização das instituições (Formação Organizacional) e analisa a forma da empresa ser influenciada pelo meio envolvente, seja em contexto económico, tecnológico, sociocultural ou político-legal, com base em clientes, concorrentes, fornecedores, a própria comunidade num meio transacional. Tal fato obtém-se através do acesso ao direito dos créditos e acordos fiscais, incentivos que permitem a ajuda financeira às instituições.A estas três hipóteses iniciais agrega-se outras quatro, sendo elas: Produtos e Serviços, Processos, Reputação da Empresa e da Marca e Estratégia Geral, segundo o estudo das correlações à performance. Por fim, é realizada uma abordagem investigativa a uma empresa angolana através de um estudo de caso, com o intuito de demonstrar a realidade no mercado.
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