RBV: valor, raridade, vantagem competitiva e desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Isabel Maria Serra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3093
Resumo: A Teoria baseada nos Recursos (Resource Based View – RBV) tem sido, nos últimos anos, alvo de vários estudos empíricos, reconhecendo esta a importância da combinação recursos/capacidades no contexto competitivo, como o cerne das posições competitivas das organizações nas indústrias onde competem. Contudo e apesar da RBV ter recebido uma considerável atenção, nos últimos anos, são poucos os estudos quantitativos que avaliem de que modo os recursos e capacidades associados ao valor e raridade dos mesmos podem ou não contribuir para a vantagem competitiva da empresa, e por sua vez para o desempenho. O presente estudo tem como objetivo evidenciar uma abordagem quantitativa no sector do calçado baseado na combinação dos recursos e capacidades associado ao valor e raridade possam contribuir para a obtenção da vantagem competitiva e desempenho da empresa. Os resultados sugerem que o valor e a raridade da combinação recurso/capacidade das empresas não estão relacionados com a sua vantagem competitiva. Por sua vez, a vantagem competitiva está directamente relacionada com o desempenho, sendo esta um antecedente deveras importante para se alcançar o desempenho. Relativamente à relação entre o valor e a raridade e o efeito mediador da vantagem competitiva, o estudo revela a existência de uma relação entre estes e o desempenho.
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spelling RBV: valor, raridade, vantagem competitiva e desempenhoUma investigação empírica no sector do calçado portuguêsResource Based View (RBV)Desempenho - Vantagem competitivaA Teoria baseada nos Recursos (Resource Based View – RBV) tem sido, nos últimos anos, alvo de vários estudos empíricos, reconhecendo esta a importância da combinação recursos/capacidades no contexto competitivo, como o cerne das posições competitivas das organizações nas indústrias onde competem. Contudo e apesar da RBV ter recebido uma considerável atenção, nos últimos anos, são poucos os estudos quantitativos que avaliem de que modo os recursos e capacidades associados ao valor e raridade dos mesmos podem ou não contribuir para a vantagem competitiva da empresa, e por sua vez para o desempenho. O presente estudo tem como objetivo evidenciar uma abordagem quantitativa no sector do calçado baseado na combinação dos recursos e capacidades associado ao valor e raridade possam contribuir para a obtenção da vantagem competitiva e desempenho da empresa. Os resultados sugerem que o valor e a raridade da combinação recurso/capacidade das empresas não estão relacionados com a sua vantagem competitiva. Por sua vez, a vantagem competitiva está directamente relacionada com o desempenho, sendo esta um antecedente deveras importante para se alcançar o desempenho. Relativamente à relação entre o valor e a raridade e o efeito mediador da vantagem competitiva, o estudo revela a existência de uma relação entre estes e o desempenho.The Theory - based resources (Resource Based View - RBV ) has been, in recent years, the target of several empirical studies that recognizing the importance of this combination resources / capabilities in the competitive context, as the core of the competitive position of organizations in industries where they compete. However, despite the RBV has received considerable attention in recent years, there are few quantitative studies that assess how the resources and capabilities associated with the value and rarity of these may or may not contribute to the competitive advantage of the company and its time for performance. The present study aims underline a quantitative approach in the footwear industry based on the combination of resources and capabilities associated with the value and rarity can contribute to the achievement of competitive advantage and firm performance. The results suggest that the value and rarity of the combination resource / ability of companies unrelated to its competitive advantage. On the other hand, the competitive advantage is directly related to the performance, which is an antecedent truly important to achieve performance. Regarding the relationship between the value and rarity and the mediating effect of competitive advantage, the study reveals the existence of a relationship between these and performance.Ferreira, João José de MatosuBibliorumRamalho, Isabel Maria Serra2015-02-25T17:23:14Z20132013-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3093por201273780info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:36.743390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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