Refletindo sobre a Prática Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Patrícia Raquel do Adro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8437
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa que tem como objetivo principal identificar os estereótipos de género num grupo de crianças do 1º ano de escolaridade. A parte reflexiva relata as reflexões críticas e fundamentadas das aprendizagens mais relevantes que foram realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. A parte segunda, a dimensão investigativa, apresenta o estudo elaborado durante a Prática Pedagógica do 1º Ciclo I, numa turma do 1º ano. O estudo incide sobre a área da Cidadania, e pretende compreender se existiriam estereótipos de género na turma do 1º ano e se era possível a desconstrução dos mesmos através de um conjunto de atividades. Para atingir esta finalidade, realizaram-se entrevistas iniciais a fim de se identificar os estereótipos existentes, implementouse um conjunto de atividades na tentativa de desconstruir os estereótipos iniciais e, por fim, realizou-se uma entrevista final para compreender se os estereótipos iniciais foram de facto desconstruídos. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, onde participaram seis crianças. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que existem efetivamente estereótipos de género por parte das crianças, sendo os rapazes os que mais demonstram estereótipos. Por sua vez, embora as atividades implementadas tenham tido algum impacto, não modificaram de forma significativa os estereótipos apresentados inicialmente.
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