Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Patrícia Torres
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Candeias, Isabel, Moreira, Maria Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44836
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar
id RCAP_3deb30840fa6e8165630964d36140636
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em PortugalIntegrated curricular project and curricular diversification: an action research study in the context of an alternative curricular course in PortugalEducaçãoDiversificação curricularAprendizagemInvestigação-açãoEducationCurriculum diversificationLearningAction-researchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolarThis article aims to analyze the process of (co)construction and development of instructional activities in the Project Integrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic successUniversidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA)Universidade do MinhoBarros, Patrícia TorresCandeias, IsabelMoreira, Maria Alfredo2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44836porMoreira, Maria Alfredo; Patrícia Torres; Isabel Candeias. Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal, Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2, 2, 135-164, 2016.2447-6498info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:57.606139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
Integrated curricular project and curricular diversification: an action research study in the context of an alternative curricular course in Portugal
title Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
spellingShingle Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
Barros, Patrícia Torres
Educação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
Education
Curriculum diversification
Learning
Action-research
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_full Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_fullStr Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_full_unstemmed Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
title_sort Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal
author Barros, Patrícia Torres
author_facet Barros, Patrícia Torres
Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
author_role author
author2 Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Patrícia Torres
Candeias, Isabel
Moreira, Maria Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
Education
Curriculum diversification
Learning
Action-research
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Diversificação curricular
Aprendizagem
Investigação-ação
Education
Curriculum diversification
Learning
Action-research
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44836
url http://hdl.handle.net/1822/44836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo; Patrícia Torres; Isabel Candeias. Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal, Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2, 2, 135-164, 2016.
2447-6498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133055735037952