A utilização do Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto pré-eleitoral: as eleições legislativas de 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Gonçalo Amândio Ginestal Machado Monteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6317
Resumo: O mundo em que vivemos está permanentemente conectado sendo a comunicação e a informação fatores decisivos na tomada de decisão e na perceção que temos de tudo o que nos rodeia. As redes sociais tornaram-se assim meios de comunicação globais, interativos e muito populares. A maioria da população mundial utilizadora de redes sociais fá-lo diariamente, sendo que o Twitter é a rede social que é mais usada pelos políticos dadas as suas características de participação, conectividade, interação e partilha. O objetivo fundamental deste estudo prendeu-se com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da rede social Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto eleitoral. Depois da contextualização da Política na era digital fizemos um estudo de caso analisando o funcionamento das páginas de Twitter dos partidos políticos portugueses durante as eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Confirmámos que o Twitter é a rede social utilizada pela maioria dos partidos e que os partidos mais votados são aqueles que têm mais seguidores e mais publicações e interação com os eleitores. Concluímos que a utilização do Twitter em contexto eleitoral poderá influenciar e captar um maior número de votantes para esses partidos.
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