O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15004 |
Resumo: | O Estudo de Aula tem sido usado na formação contínua de professores um pouco por todo o mundo. Contudo, a sua utilização na formação inicial de professores ainda é pouco estudada. Em Portugal, têm tido lugar algumas investigações no ensino das ciências sobre a implementação do Estudo de Aula na formação inicial, sendo neste âmbito que o nosso trabalho se enquadra. Os estudos têm demonstrado potencialidades do processo no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) dos futuros professores, na promoção dos processos colaborativos, na mudança de foco das ações do (futuro) professor para as atividades e aprendizagens dos alunos. São ainda reportadas aprendizagens nos professores cooperantes participantes no processo. O Content Represention Knowledge (CoRe), que inicialmente foi mais usado para explorar o PCK de professores experientes, tem vindo a ser utilizado, no âmbito da formação inicial de professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento do PCK. O CoRe permite uma maior integração da teoria e da prática, aceder a aspetos mais tácitos dos professores cooperantes e assim exibir conhecimento pedagógico e didático muitas vezes não explicitado. Investigamos, utilizando uma análise narrativa, o efeito do uso do CoRe num Estudo de Aula centrado no sistema cardiovascular desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB de uma escola de Lisboa, centrando a nossa análise no envolvimento da Professora Cooperante. Apresentamos evidências que mostram um processo genuinamente colaborativo envolvendo todos os participantes. A professora cooperante mostra ganhos no entendimento do processo formativo relativamente à sua prática usual. |
id |
RCAP_3e013097d594381fa2bbca01638374a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativosEstudo de aulaCoReFormação inicial de professoresProfessores cooperantesDesenvolvimento profissionalLesson studyInitial teacher educationMentor teachersProfessional developmentO Estudo de Aula tem sido usado na formação contínua de professores um pouco por todo o mundo. Contudo, a sua utilização na formação inicial de professores ainda é pouco estudada. Em Portugal, têm tido lugar algumas investigações no ensino das ciências sobre a implementação do Estudo de Aula na formação inicial, sendo neste âmbito que o nosso trabalho se enquadra. Os estudos têm demonstrado potencialidades do processo no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) dos futuros professores, na promoção dos processos colaborativos, na mudança de foco das ações do (futuro) professor para as atividades e aprendizagens dos alunos. São ainda reportadas aprendizagens nos professores cooperantes participantes no processo. O Content Represention Knowledge (CoRe), que inicialmente foi mais usado para explorar o PCK de professores experientes, tem vindo a ser utilizado, no âmbito da formação inicial de professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento do PCK. O CoRe permite uma maior integração da teoria e da prática, aceder a aspetos mais tácitos dos professores cooperantes e assim exibir conhecimento pedagógico e didático muitas vezes não explicitado. Investigamos, utilizando uma análise narrativa, o efeito do uso do CoRe num Estudo de Aula centrado no sistema cardiovascular desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB de uma escola de Lisboa, centrando a nossa análise no envolvimento da Professora Cooperante. Apresentamos evidências que mostram um processo genuinamente colaborativo envolvendo todos os participantes. A professora cooperante mostra ganhos no entendimento do processo formativo relativamente à sua prática usual.Abstract Lesson study has been used in in-service teachers' training worldwide. However, its use in initial teachers' training is still poorly studied. In Portugal, some investigations have taken place about the implementation of lesson studies in initial teachers' training, and it is in this context that our work fits. The studies have demonstrated the potential of the process in developing pedagogical content knowledge (PCK) of future teachers, promoting collaborative processes, and moving future teachers' sole focus away from teacher actions toward student learning. Studies also evidence learning for participating mentors. Content Representation Knowledge (CoRe), which was initially used to explore the PCK of experienced teachers, has been used in the context of initial teacher education to promote the development of the PCK. CoRe allows for greater integration of theory and practice, accessing more tacit aspects of mentor teachers and thus displaying pedagogical and didactic knowledge that is often not made explicit. Using narrative analysis, we investigated the effect of the use of CoRe in a lesson study focused on the cardiovascular system developed within the scope of the supervised teaching practice in the sixth grade of a school in Lisbon, focusing our analysis on the involvement of the mentor teacher. We present evidence that shows a genuinely collaborative process involving all participants. The mentor teacher shows gains in the understanding of the training process in relation to her usual practice.RCIPLValente, BianorMaurício, Paulo2022-10-03T07:48:05Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15004porValente, B. ., & Maurício, P. (2022). O Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos. Interacções, 18(62), 5–21. https://doi.org/10.25755/int.272941646-2335https://doi.org/10.25755/int.27294info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:45.028731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
title |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
spellingShingle |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos Valente, Bianor Estudo de aula CoRe Formação inicial de professores Professores cooperantes Desenvolvimento profissional Lesson study Initial teacher education Mentor teachers Professional development |
title_short |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
title_full |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
title_fullStr |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
title_full_unstemmed |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
title_sort |
O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos |
author |
Valente, Bianor |
author_facet |
Valente, Bianor Maurício, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Maurício, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Bianor Maurício, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula CoRe Formação inicial de professores Professores cooperantes Desenvolvimento profissional Lesson study Initial teacher education Mentor teachers Professional development |
topic |
Estudo de aula CoRe Formação inicial de professores Professores cooperantes Desenvolvimento profissional Lesson study Initial teacher education Mentor teachers Professional development |
description |
O Estudo de Aula tem sido usado na formação contínua de professores um pouco por todo o mundo. Contudo, a sua utilização na formação inicial de professores ainda é pouco estudada. Em Portugal, têm tido lugar algumas investigações no ensino das ciências sobre a implementação do Estudo de Aula na formação inicial, sendo neste âmbito que o nosso trabalho se enquadra. Os estudos têm demonstrado potencialidades do processo no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) dos futuros professores, na promoção dos processos colaborativos, na mudança de foco das ações do (futuro) professor para as atividades e aprendizagens dos alunos. São ainda reportadas aprendizagens nos professores cooperantes participantes no processo. O Content Represention Knowledge (CoRe), que inicialmente foi mais usado para explorar o PCK de professores experientes, tem vindo a ser utilizado, no âmbito da formação inicial de professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento do PCK. O CoRe permite uma maior integração da teoria e da prática, aceder a aspetos mais tácitos dos professores cooperantes e assim exibir conhecimento pedagógico e didático muitas vezes não explicitado. Investigamos, utilizando uma análise narrativa, o efeito do uso do CoRe num Estudo de Aula centrado no sistema cardiovascular desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB de uma escola de Lisboa, centrando a nossa análise no envolvimento da Professora Cooperante. Apresentamos evidências que mostram um processo genuinamente colaborativo envolvendo todos os participantes. A professora cooperante mostra ganhos no entendimento do processo formativo relativamente à sua prática usual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-03T07:48:05Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15004 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Valente, B. ., & Maurício, P. (2022). O Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos. Interacções, 18(62), 5–21. https://doi.org/10.25755/int.27294 1646-2335 https://doi.org/10.25755/int.27294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133499543781376 |