Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Marisa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34815
Resumo: O estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional originário da cultura japonesa onde está profundamente enraizado. Muitas adoções noutros países procuram seguir exatamente o que se faz no Japão. Contudo, os processos de ensino-aprendizagem são marcados pelas culturas nacionais e isso tem levado a investigar as adaptações necessárias para a adequação do estudo de aula a diferentes contextos. Assim, o nosso objetivo é saber o modo como participantes em estudos de aula em Portugal percecionam este processo formativo no que respeita à sua dinâmica e à perspetiva curricular. Apresentamos uma conceção geral sobre estudos de aula bem como as adaptações feitas nos estudos que desenvolvemos. Ilustramos com um exemplo realizado com professores do 1.º ciclo do ensino básico, referindo o balanço feito pelos participantes. Terminamos com uma discussão sobre as adaptações feitas neste processo formativo, procurando sistematizar a razão de ser das suas potencialidades.
id RCAP_0d0fc7d14b2bad39e562e2de6eade798
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professoresFormação de professoresEstudo de aulaAbordagem exploratóriaFormação contínuaTeacher educationProfessional developmentLesson studyExploratory approachO estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional originário da cultura japonesa onde está profundamente enraizado. Muitas adoções noutros países procuram seguir exatamente o que se faz no Japão. Contudo, os processos de ensino-aprendizagem são marcados pelas culturas nacionais e isso tem levado a investigar as adaptações necessárias para a adequação do estudo de aula a diferentes contextos. Assim, o nosso objetivo é saber o modo como participantes em estudos de aula em Portugal percecionam este processo formativo no que respeita à sua dinâmica e à perspetiva curricular. Apresentamos uma conceção geral sobre estudos de aula bem como as adaptações feitas nos estudos que desenvolvemos. Ilustramos com um exemplo realizado com professores do 1.º ciclo do ensino básico, referindo o balanço feito pelos participantes. Terminamos com uma discussão sobre as adaptações feitas neste processo formativo, procurando sistematizar a razão de ser das suas potencialidades.Lesson study is a process of professional development originating in the Japanese culture where is deeply rooted. Many adoptions in other countries seek to follow exactly what is done in Japan. However, teaching and learning are marked by national cultures and that led to investigate the necessary adaptations of lesson studies to different contexts. So, our goal is to know how teachers who participated in lesson studies in Portugal view this formative process with regard to its dynamic and curricular perspective. We present a general conception about lesson studies as well as the adaptations made in the studies that we developed. We illustrate with an example carried out with primary teachers, referring to the reflection made by the participants. We end with a discussion about the adaptations made to this formative process, seeking to systematize the reasons for its formative potential.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, GEPEMRepositório da Universidade de LisboaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2018-09-18T15:39:29Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34815porQuaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim GEPEM, 71. doi: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.0392176-2988 (print)http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:44:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:44:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
title Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
spellingShingle Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
Quaresma, Marisa
Formação de professores
Estudo de aula
Abordagem exploratória
Formação contínua
Teacher education
Professional development
Lesson study
Exploratory approach
title_short Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
title_full Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
title_fullStr Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
title_full_unstemmed Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
title_sort Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores
author Quaresma, Marisa
author_facet Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estudo de aula
Abordagem exploratória
Formação contínua
Teacher education
Professional development
Lesson study
Exploratory approach
topic Formação de professores
Estudo de aula
Abordagem exploratória
Formação contínua
Teacher education
Professional development
Lesson study
Exploratory approach
description O estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional originário da cultura japonesa onde está profundamente enraizado. Muitas adoções noutros países procuram seguir exatamente o que se faz no Japão. Contudo, os processos de ensino-aprendizagem são marcados pelas culturas nacionais e isso tem levado a investigar as adaptações necessárias para a adequação do estudo de aula a diferentes contextos. Assim, o nosso objetivo é saber o modo como participantes em estudos de aula em Portugal percecionam este processo formativo no que respeita à sua dinâmica e à perspetiva curricular. Apresentamos uma conceção geral sobre estudos de aula bem como as adaptações feitas nos estudos que desenvolvemos. Ilustramos com um exemplo realizado com professores do 1.º ciclo do ensino básico, referindo o balanço feito pelos participantes. Terminamos com uma discussão sobre as adaptações feitas neste processo formativo, procurando sistematizar a razão de ser das suas potencialidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-09-18T15:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34815
url http://hdl.handle.net/10451/34815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim GEPEM, 71. doi: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039
2176-2988 (print)
http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, GEPEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, GEPEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549010015092736