Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Micaela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duarte, Nicole, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61597
Resumo: A partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios.
id RCAP_44003d2cbdf0ffcfd35468b769814742
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professoresFormação inicialEstudo de aulaLesson studyMatemáticaConhecimento didáticoA partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios.Associação de Professores de MatemáticaRepositório da Universidade de LisboaMartins, MicaelaDuarte, NicolePonte, João Pedro da2024-01-04T15:05:38Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61597porMartins, M., Duarte, N., & Ponte, J.P. (2003). Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, 32(1), 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.287370872-3915https://doi.org/10.48489/quadrante.28737info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-08T01:16:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:43.751889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
title Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
spellingShingle Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
Martins, Micaela
Formação inicial
Estudo de aula
Lesson study
Matemática
Conhecimento didático
title_short Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
title_full Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
title_fullStr Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
title_full_unstemmed Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
title_sort Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
author Martins, Micaela
author_facet Martins, Micaela
Duarte, Nicole
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Duarte, Nicole
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Micaela
Duarte, Nicole
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Estudo de aula
Lesson study
Matemática
Conhecimento didático
topic Formação inicial
Estudo de aula
Lesson study
Matemática
Conhecimento didático
description A partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-04T15:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61597
url http://hdl.handle.net/10451/61597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, M., Duarte, N., & Ponte, J.P. (2003). Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, 32(1), 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.28737
0872-3915
https://doi.org/10.48489/quadrante.28737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136789436301312