Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Figueiredo, Maria Pacheco, Amante, Maria João, Jales Ribeiro, Esperança
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5596
Resumo: O photovoice é uma metodologia de investigação-ação participativa que permite a partilha de conceções e experiências vividas através de fotografias com o propósito de melhorar aspetos das comunidades em que é desenvolvido. O seu uso tem sido privilegiado em comunidades marginalizadas ou em desvantagem. É uma das metodologias apresentadas na formação de Educadores Sociais da Escola Superior de Educação de Viseu, dada a sua difusão quer como ferramenta de intervenção quer como instrumento de investigação. Durante a formação destes profissionais, é importante criar situações e usar metodologias em que os estudantes possam considerar a sua própria atuação e refletir criticamente sobre crenças fundamentais relacionadas com a realidade e com os contextos de intervenção. Várias experiências internacionais e nacionais têm revelado vantagens importantes da utilização pedagógica do photovoice no ensino superior. Este estudo procurou caraterizar as perspetivas de estudantes do 3.º ano da licenciatura no final do seu curso sobre a metodologia enquanto estratégia de intervenção socioeducativa, no que diz respeito à experiência de utilização da metodologia num trabalho realizado no âmbito das unidades curriculares de Intervenção socioeducativa com crianças e jovens e Intervenção socioeducativa com pessoas idosas, e às possibilidades de utilização da metodologia no futuro profissional. Ambos os conjuntos de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo que demonstrou que os participantes consideram vantagens significativas na utilização da metodologia quer como estratégia formativa quer como estratégia de intervenção profissional.
id RCAP_3e053aa233d1f0125c9963dbdd3ad31c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores SociaisPhotovoiceInfânciaJuventudePessoas idosasO photovoice é uma metodologia de investigação-ação participativa que permite a partilha de conceções e experiências vividas através de fotografias com o propósito de melhorar aspetos das comunidades em que é desenvolvido. O seu uso tem sido privilegiado em comunidades marginalizadas ou em desvantagem. É uma das metodologias apresentadas na formação de Educadores Sociais da Escola Superior de Educação de Viseu, dada a sua difusão quer como ferramenta de intervenção quer como instrumento de investigação. Durante a formação destes profissionais, é importante criar situações e usar metodologias em que os estudantes possam considerar a sua própria atuação e refletir criticamente sobre crenças fundamentais relacionadas com a realidade e com os contextos de intervenção. Várias experiências internacionais e nacionais têm revelado vantagens importantes da utilização pedagógica do photovoice no ensino superior. Este estudo procurou caraterizar as perspetivas de estudantes do 3.º ano da licenciatura no final do seu curso sobre a metodologia enquanto estratégia de intervenção socioeducativa, no que diz respeito à experiência de utilização da metodologia num trabalho realizado no âmbito das unidades curriculares de Intervenção socioeducativa com crianças e jovens e Intervenção socioeducativa com pessoas idosas, e às possibilidades de utilização da metodologia no futuro profissional. Ambos os conjuntos de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo que demonstrou que os participantes consideram vantagens significativas na utilização da metodologia quer como estratégia formativa quer como estratégia de intervenção profissional.Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAraújo, LiaFigueiredo, Maria PachecoAmante, Maria JoãoJales Ribeiro, Esperança2019-08-06T07:14:22Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5596porAraújo, L., Figueiredo, M., Amante, M. & Ribeiro, E. (2016). Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais (p. 1784-1789). Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:55.889206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
title Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
spellingShingle Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
Araújo, Lia
Photovoice
Infância
Juventude
Pessoas idosas
title_short Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
title_full Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
title_fullStr Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
title_full_unstemmed Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
title_sort Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais
author Araújo, Lia
author_facet Araújo, Lia
Figueiredo, Maria Pacheco
Amante, Maria João
Jales Ribeiro, Esperança
author_role author
author2 Figueiredo, Maria Pacheco
Amante, Maria João
Jales Ribeiro, Esperança
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Lia
Figueiredo, Maria Pacheco
Amante, Maria João
Jales Ribeiro, Esperança
dc.subject.por.fl_str_mv Photovoice
Infância
Juventude
Pessoas idosas
topic Photovoice
Infância
Juventude
Pessoas idosas
description O photovoice é uma metodologia de investigação-ação participativa que permite a partilha de conceções e experiências vividas através de fotografias com o propósito de melhorar aspetos das comunidades em que é desenvolvido. O seu uso tem sido privilegiado em comunidades marginalizadas ou em desvantagem. É uma das metodologias apresentadas na formação de Educadores Sociais da Escola Superior de Educação de Viseu, dada a sua difusão quer como ferramenta de intervenção quer como instrumento de investigação. Durante a formação destes profissionais, é importante criar situações e usar metodologias em que os estudantes possam considerar a sua própria atuação e refletir criticamente sobre crenças fundamentais relacionadas com a realidade e com os contextos de intervenção. Várias experiências internacionais e nacionais têm revelado vantagens importantes da utilização pedagógica do photovoice no ensino superior. Este estudo procurou caraterizar as perspetivas de estudantes do 3.º ano da licenciatura no final do seu curso sobre a metodologia enquanto estratégia de intervenção socioeducativa, no que diz respeito à experiência de utilização da metodologia num trabalho realizado no âmbito das unidades curriculares de Intervenção socioeducativa com crianças e jovens e Intervenção socioeducativa com pessoas idosas, e às possibilidades de utilização da metodologia no futuro profissional. Ambos os conjuntos de dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo que demonstrou que os participantes consideram vantagens significativas na utilização da metodologia quer como estratégia formativa quer como estratégia de intervenção profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-08-06T07:14:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5596
url http://hdl.handle.net/10400.19/5596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, L., Figueiredo, M., Amante, M. & Ribeiro, E. (2016). Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros Educadores Sociais (p. 1784-1789). Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130909507584000