O livro de autor em educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Sofia Matalonga, 1974-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23415
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_3e06e95c44281e13cb02216a7128719e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro de autor em educação visualEducação pela arteIdentidadeAvaliação formativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015O ponto de partida do Relatório da Prática, no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV, foi o desenvolvimento a partir de um projeto artístico que envolveu a criação e construção de 26 livros de autor. Este projeto foi realizado com alunos do 9º ano na disciplina de Educação Visual do Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro Arrupe. A unidade de trabalho teve a duração de um semestre, num total de dezanove sessões de sessenta minutos (com duas sessões por semana) em contexto de sala de aula, e uma sessão para uma palestra com a ilustradora e designer Yara Kono. Este projeto visou a elaboração de Livros de Autor. O trabalho realizado com os alunos procurou aproximar a reação emotiva e pessoal a um conhecimento da gramática visual, usando a arte como modelo. Objetivou-se, ainda, o trabalho sobre a identidade, de modo a que esta se espelhasse na narrativa visual e na sua conceção gráfica. A unidade didática que irá ser descrita nos capítulos seguintes fomenta a interpretação de uma obra de arte já existente, desenvolvendo o pensamento crítico e modos próprios de expressão; ao mesmo tempo permitiu explorar materiais e técnicas diferenciadas. Pretendeu promover nos alunos, novas aptidões, conhecimentos e capacidades técnicas e estéticas da arte da construção de um livro, potenciando experiências, revelações e significações do universo artístico mais abrangente. Concluiu-se que a elaboração do Livro de Autor foi importante para a aquisição de conteúdos das metas definidas para a disciplina de Educação Visual do 9º ano. Os resultados finais do projeto demonstraram a importância dos alunos refletirem nas memórias das vivências pessoais que tiveram, para alimentar a imaginação, que inicialmente foi usada na construção de uma narrativa visual e, posteriormente, na criação da identidade do livro, que foi a ideia que o livro de autor suportou.The starting point of the Practice Report, within the discipline of Iniciação à Prática Profissional IV (Introduction to Professional Practice IV), was the development from an artistic project that aimed the creation and construction of 26 Artist Books. This project was carried out with students from 9th grade Visual Education class, from Colégio Pedro Arrupe's Visual Arts Department. The work unit lasted a semester, in a total of nineteen sixty-minute sessions (with two sessions per week) in the context of the classroom, and a session for a talk with the illustrator and designer Yara Kono. This project aimed the creation of Artist Book. The work done with students tried to approach their emotional and personal reactions to a knowledge of visual grammar, using art as a model. Another objective of the work was to mirror personal identities, into visual storytelling and its graphic concepts. The teaching unit that will be described in the following chapters promotes the interpretation of an existing work of art, the development of critical thinking and ways of self-expression; while allowing the exploration of different materials and techniques. The intension was to promote in students, new technical skills and aesthetic knowledge in the art of book building, enhancing experiences, revelations and meanings of the broader art world. It was concluded the importance of the preparation of the Artist Book on the acquiring of contents and goals set for the Visual Education class in the 9th grade. The final results of the project demonstrated the importance of having the students reflect on the their memories and personal experiences to nourish the imagination, which was used in the development of a visual narrative and subsequently the creation of the book's identity, which was the idea that the artist's book bore.Pedro, António, 1953-Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaJorge, Sofia Matalonga, 1974-2016-04-18T09:42:30Z20152015-07-212015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationhttp://hdl.handle.net/10451/23415TID:201370905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:46.580461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro de autor em educação visual
title O livro de autor em educação visual
spellingShingle O livro de autor em educação visual
Jorge, Sofia Matalonga, 1974-
Educação pela arte
Identidade
Avaliação formativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short O livro de autor em educação visual
title_full O livro de autor em educação visual
title_fullStr O livro de autor em educação visual
title_full_unstemmed O livro de autor em educação visual
title_sort O livro de autor em educação visual
author Jorge, Sofia Matalonga, 1974-
author_facet Jorge, Sofia Matalonga, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, António, 1953-
Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Sofia Matalonga, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pela arte
Identidade
Avaliação formativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Educação pela arte
Identidade
Avaliação formativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-07-21
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T09:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23415
TID:201370905
url http://hdl.handle.net/10451/23415
identifier_str_mv TID:201370905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134318135607296