Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Bruno, Abreu, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2497
Resumo: Objetivo: O estudo visa compreender a importância do marketing e da gestão territorial na promoção de uma marca territorial (i.e. marketing da cidade e estratégias de comunicação). O contexto de estudo é o Quadrilátero Urbano do Minho (i.e. Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos). Metodologia: O estudo será desenvolvido através de 4 entrevistas exploratórias (semiestruturadas) a funcionários municipais e de um questionário a residentes das cidades do Quadrilátero Urbano. Resultados: Place marketing e gestão territorial desempenham um papel importante na promoção de marcas territoriais (i.e. marketing das cidades) e um destino turístico. As ações de marketing do lugar influenciam o comportamento dos residentes e stakeholders (e.g. investimento de empresas no território). Implicações práticas: O estudo apresenta insights preliminares que podem ser uma ferramenta para auxiliar os gestores e profissionais municipais que atuam nas 4 cidades do Quadrilátero do Urbano do Minho (e.g. estratégia de marketing territorial consistente e integrada). Limitações da investigação: O estudo apresenta contribuições para a teoria (i.e., marketing de cidades e gestão territorial) e para a prática (i.e., estratégias integradas entre cidades). No entanto, estudos futuros devem aprofundar os resultados preliminares. Sugerimos o desenvolvimento de um modelo conceitual a ser testado empiricamente (testando relações causais entre variáveis).
id RCAP_3e14a44d27ef912998d29643e87c6d57
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)Marketing of places and territorial management: Preliminary insights in the Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)marketing de lugaresQuadrilátero UrbanoterritóriogestãoObjetivo: O estudo visa compreender a importância do marketing e da gestão territorial na promoção de uma marca territorial (i.e. marketing da cidade e estratégias de comunicação). O contexto de estudo é o Quadrilátero Urbano do Minho (i.e. Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos). Metodologia: O estudo será desenvolvido através de 4 entrevistas exploratórias (semiestruturadas) a funcionários municipais e de um questionário a residentes das cidades do Quadrilátero Urbano. Resultados: Place marketing e gestão territorial desempenham um papel importante na promoção de marcas territoriais (i.e. marketing das cidades) e um destino turístico. As ações de marketing do lugar influenciam o comportamento dos residentes e stakeholders (e.g. investimento de empresas no território). Implicações práticas: O estudo apresenta insights preliminares que podem ser uma ferramenta para auxiliar os gestores e profissionais municipais que atuam nas 4 cidades do Quadrilátero do Urbano do Minho (e.g. estratégia de marketing territorial consistente e integrada). Limitações da investigação: O estudo apresenta contribuições para a teoria (i.e., marketing de cidades e gestão territorial) e para a prática (i.e., estratégias integradas entre cidades). No entanto, estudos futuros devem aprofundar os resultados preliminares. Sugerimos o desenvolvimento de um modelo conceitual a ser testado empiricamente (testando relações causais entre variáveis).European Journal of Applied Business Management2022-11-19T09:25:36Z2022-11-192022-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2497oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2497porSilva, J.; Sousa, B. & Abreu, J. (2022). Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal), European Journal of Applied Business Management, Special Issue ICABM2022http://hdl.handle.net/11110/2497Silva, JúlioSousa, BrunoAbreu, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T04:15:23Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:52.311830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
Marketing of places and territorial management: Preliminary insights in the Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
title Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
spellingShingle Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
Silva, Júlio
marketing de lugares
Quadrilátero Urbano
território
gestão
title_short Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
title_full Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
title_fullStr Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
title_full_unstemmed Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
title_sort Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)
author Silva, Júlio
author_facet Silva, Júlio
Sousa, Bruno
Abreu, João
author_role author
author2 Sousa, Bruno
Abreu, João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Júlio
Sousa, Bruno
Abreu, João
dc.subject.por.fl_str_mv marketing de lugares
Quadrilátero Urbano
território
gestão
topic marketing de lugares
Quadrilátero Urbano
território
gestão
description Objetivo: O estudo visa compreender a importância do marketing e da gestão territorial na promoção de uma marca territorial (i.e. marketing da cidade e estratégias de comunicação). O contexto de estudo é o Quadrilátero Urbano do Minho (i.e. Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos). Metodologia: O estudo será desenvolvido através de 4 entrevistas exploratórias (semiestruturadas) a funcionários municipais e de um questionário a residentes das cidades do Quadrilátero Urbano. Resultados: Place marketing e gestão territorial desempenham um papel importante na promoção de marcas territoriais (i.e. marketing das cidades) e um destino turístico. As ações de marketing do lugar influenciam o comportamento dos residentes e stakeholders (e.g. investimento de empresas no território). Implicações práticas: O estudo apresenta insights preliminares que podem ser uma ferramenta para auxiliar os gestores e profissionais municipais que atuam nas 4 cidades do Quadrilátero do Urbano do Minho (e.g. estratégia de marketing territorial consistente e integrada). Limitações da investigação: O estudo apresenta contribuições para a teoria (i.e., marketing de cidades e gestão territorial) e para a prática (i.e., estratégias integradas entre cidades). No entanto, estudos futuros devem aprofundar os resultados preliminares. Sugerimos o desenvolvimento de um modelo conceitual a ser testado empiricamente (testando relações causais entre variáveis).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-19T09:25:36Z
2022-11-19
2022-11-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2497
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2497
url http://hdl.handle.net/11110/2497
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, J.; Sousa, B. & Abreu, J. (2022). Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal), European Journal of Applied Business Management, Special Issue ICABM2022
http://hdl.handle.net/11110/2497
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management
publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130602581000192