Marketing territorial: estudo do Quadrilátero Urbano do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlio Miguel Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2683
Resumo: O Marketing Territorial é um conjunto de ações estratégicas planeadas, tendo em vista o melhoramento da competitividade de um território, e contribuição para o seu desenvolvimento, promovendo a satisfação das necessidades dos residentes desse mesmo território. Ainda que haja muitos estudos no âmbito do Marketing Territorial, a literatura tem evidenciado que estes são muito centrados no turismo, havendo por isso pouca investigação acerca dos residentes nas cidades, pretendendo-se, assim, colmatar esta lacuna. Para esta investigação, cuja população-alvo foram os quatro municípios do Quadrilátero Urbano do Minho, foi aplicado o Questionário de Avaliação da Perceção dos Residentes de cada concelho, com o objetivo de apurar a perceção dos munícipes sobre as práticas aplicadas pelas suas instituições públicas, bem como a utilização de entrevistas semiestruturadas, dirigidas a membros das Câmaras Municipais dos concelhos em estudo, com vista ao apuramento das estratégias de marketing territorial em vigor e quais os seus objetivos. A amostra do inquérito reúne um total de 306 participantes residentes nos quatro municípios e habitantes locais. Os resultados demonstraram que os representantes das autarquias apresentam visões diferentes acerca da conceção do Quadrilátero Urbano do Minho e que os residentes, embora leais à sua terra, nem sempre se sentem próximos do poder local.
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