Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89440 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_410b5100abf90102eb533edc92b581d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89440 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidosLet's learn to play and discover the world through the five sensesBrincarCinco sentidosEducação físicaJogos tradicionaisFive sensesPhysical educationPlayTraditional gamesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio dá a conhecer o plano de intervenção desenvolvida na valência da creche e na valência do pré-escolar no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Ambos os projetos foram sustentados através da observação do contexto, das crianças, dos seus interesses e necessidades. Assim, após identificar a problemática na valência da creche, prossegui para a construção e concretização do projeto que se intitulava “À descoberta do mundo através dos cinco sentidos”. Por sua vez, após identificar a problemática na valência do pré-escolar, prossegui para a construção e concretização do projeto que se denominada “Vamos aprender a jogar!”. O trabalho desenvolvido teve por base a aproximação da metodologia Investigação-Ação. A ação pedagógica no contexto em creche foi sustentada no modelo pedagógica High-Scope e a ação pedagógica no contexto em pré-escolar foi sustentada em dois modelos: High-Scope e a Pedagogia de Projeto. O projeto de intervenção na creche surgiu da observação do interesse das crianças pela exploração de materiais tanto no interior e exterior da sala e pelo facto que neste contexto as crianças aprenderem com todos os sentidos. No desenvolvimento deste projeto tive como intuito dar a conhecer às crianças os cinco sentidos e ajudá-las a entenderem a funcionalidade de cada um. Foi possível concretizar um projeto com relevante sucesso, uma vez que todas as atividades foram concretizadas de forma entusiasmada pelas crianças, fazendo com que todos os objetivos fossem cumpridos. O projeto de Intervenção no pré-escolar, surgiu de acordo com a educadora cooperante, tendo em conta as observações realizadas foi possível perceber a necessidade e o interesse das crianças pela educação física. Assim, foram proporcionadas atividades de educação física com objetivo de ajudarem a melhorar dificuldade ao nível da expressão motora demonstradas por algumas crianças. No decorrer do projeto tive como intuito dar a conhecer às crianças jogos tradicionais. Foi possível realizar um projeto com relevante sucesso, visto que todos os objetivos foram cumpridos. No fim do projeto verifiquei alguma evolução no desempenho na prática nos jogos tradicionais e no desenvolvimento de algumas competências a nível da Educação Física. Também foi possível verificar a prática de jogos tradicionais fora do contexto do projeto, nomeadamente no recreio.This internship report aims to present the intervention plan developed in the nursery and the preschool area in the scope of the Internship Course Unit of the Master in Pre-School Education, held at the Institute of Education of the University of Minho. Both projects were supported by observing the context, the children, their interests, and their needs. Therefore, after identifying the problem in the daycare center, I proceeded to build and implement the project entitled “Discovering the world through the five senses”. In turn, after identifying the problem in the kindergarten, I proceeded to build and implement the project called “Let's learn to play!”. The work developed was based on the Research-Action approach. The pedagogical action in the daycare context was based on the High-Scope pedagogical model. And the pedagogical action in the preschool context was based on two models: High-Scope and Project Pedagogy. The intervention project “Discovering the world through the five senses” arose from the observation of children's interest in exploring materials both inside and outside the classroom and the fact that in this context children learn with all their senses. By developing this project, I wanted to introduce children to the five senses and help them understand the functionality of each sense. It was possible to carry out a project with significant success, since all activities were carried out enthusiastically by the children, ensuring that all objectives were achieved. The Intervention project “Let's learn to play!”, emerged after a conversation with the kindergarten teacher, considering all the observations made in the preschool context it was possible to perceive the need and interest of children for Physical Education. Therefore, Physical Education activities were provided to help children improve their difficulties in terms of motor expression demonstrated by some children. Throughout the project, I intend to introduce children to traditional games. It was possible to carry out a successful project, since all the objectives were achieved. At the end of the project, I noticed some evolution in the performance in the practice of traditional games and the development of capacities in physical education. It was also possible to verify the practice of traditional games outside of the context of the project, namely on the playing field.Pereira, BeatrizUniversidade do MinhoRibeiro, Ana do Carmo Machado2022-07-052022-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89440por203545311info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:05.910250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos Let's learn to play and discover the world through the five senses |
title |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos |
spellingShingle |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos Ribeiro, Ana do Carmo Machado Brincar Cinco sentidos Educação física Jogos tradicionais Five senses Physical education Play Traditional games Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos |
title_full |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos |
title_fullStr |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos |
title_full_unstemmed |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos |
title_sort |
Vamos aprender a jogar e a descobrir o mundo através dos cinco sentidos |
author |
Ribeiro, Ana do Carmo Machado |
author_facet |
Ribeiro, Ana do Carmo Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Beatriz Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana do Carmo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Cinco sentidos Educação física Jogos tradicionais Five senses Physical education Play Traditional games Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Brincar Cinco sentidos Educação física Jogos tradicionais Five senses Physical education Play Traditional games Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 2022-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/89440 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/89440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203545311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138184935768064 |