Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Augusta Maria Cravid da Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25866
Resumo: Esta investigação tem como temática a implementação do currículo da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe e procura conhecer as percepções dos educadores de infância e responsáveis de sala, sobre esse processo. O estudo de natureza qualitativa e interpretativa teve como principal instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada de modo a recolher a informação pertinente na voz dos participantes. Os participantes no estudo foram 12 responsáveis de sala de crianças dos quatro e dos cinco anos; dois por cada um jardim-de-infância por distrito, abrangendo os seis distritos de São Tomé. A escolha deve-se ao facto de cada distrito ter a sua especificidade. A partir da análise dos dados foi possível compreender que o novo currículo trouxe mudanças positivas para a prática pedagógica ao nível da abordagem de novos conteúdos e utilização de novos materiais e ainda no que diz respeito à possibilidade de trabalho colaborativo entre pares. No entanto, ainda existem alguns constrangimentos ao nível da organização do espaço das salas uma vez que o tamanho das salas é pequeno. Este estudo aponta para a necessidade de continuar a formação dos educadores de infância uma vez que se constatou que os responsáveis de sala, nem sempre têm formação pedagógica; CONSTRAINS AND CHALLENGES IN THE PROCESS OF IMPLEMENTATION OF THE CURRICULUM IN PRE-SCHOOL EDUCATION IN S. TOMÉ AND PRÍNCIPE. ABSTRACT: This research deals with the implementation of the São Tomé and Príncipe pre-school education curriculum and seeks to understand the perceptions of nursery teachers and classroom officials about this process. The qualitative and interpretative study had as main instrument of data collection the semi-structured interview in order to collect the pertinent information in the voice of the participants. The participants in the study were 12 room managers, one of four years and the other of five years, in six public kindergartens corresponding to the six districts of São Tomé. From the analysis of the data it was possible to understand that the new curriculum brought positive changes to the pedagogical practice in the approach of new content and use of new materials and in the possibility of collaborative work between peers. However, there are still some constraints to the organization of the space of the rooms since the size of the rooms is small. This study points to the need to continue the education of the educators of childhood since it was found that those in charge of the classroom do not always have pedagogical training.
id RCAP_3e40fc9303cfc040bf7285c5d41b9364
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e PríncipeEducação Pré- escolarCurrículoFormação de professoresSupervisão PedagógicaPre-school educationCurriculumTeacher trainingPedagogical supervisionEsta investigação tem como temática a implementação do currículo da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe e procura conhecer as percepções dos educadores de infância e responsáveis de sala, sobre esse processo. O estudo de natureza qualitativa e interpretativa teve como principal instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada de modo a recolher a informação pertinente na voz dos participantes. Os participantes no estudo foram 12 responsáveis de sala de crianças dos quatro e dos cinco anos; dois por cada um jardim-de-infância por distrito, abrangendo os seis distritos de São Tomé. A escolha deve-se ao facto de cada distrito ter a sua especificidade. A partir da análise dos dados foi possível compreender que o novo currículo trouxe mudanças positivas para a prática pedagógica ao nível da abordagem de novos conteúdos e utilização de novos materiais e ainda no que diz respeito à possibilidade de trabalho colaborativo entre pares. No entanto, ainda existem alguns constrangimentos ao nível da organização do espaço das salas uma vez que o tamanho das salas é pequeno. Este estudo aponta para a necessidade de continuar a formação dos educadores de infância uma vez que se constatou que os responsáveis de sala, nem sempre têm formação pedagógica; CONSTRAINS AND CHALLENGES IN THE PROCESS OF IMPLEMENTATION OF THE CURRICULUM IN PRE-SCHOOL EDUCATION IN S. TOMÉ AND PRÍNCIPE. ABSTRACT: This research deals with the implementation of the São Tomé and Príncipe pre-school education curriculum and seeks to understand the perceptions of nursery teachers and classroom officials about this process. The qualitative and interpretative study had as main instrument of data collection the semi-structured interview in order to collect the pertinent information in the voice of the participants. The participants in the study were 12 room managers, one of four years and the other of five years, in six public kindergartens corresponding to the six districts of São Tomé. From the analysis of the data it was possible to understand that the new curriculum brought positive changes to the pedagogical practice in the approach of new content and use of new materials and in the possibility of collaborative work between peers. However, there are still some constraints to the organization of the space of the rooms since the size of the rooms is small. This study points to the need to continue the education of the educators of childhood since it was found that those in charge of the classroom do not always have pedagogical training.Universidade de Évora2019-09-19T14:10:45Z2019-09-192019-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25866http://hdl.handle.net/10174/25866TID:202278859porDepartamento de Pedagogia e Educaçãogugumonteiro63@hotmail.com229Monteiro, Augusta Maria Cravid da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:15.226589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
title Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
spellingShingle Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
Monteiro, Augusta Maria Cravid da Conceição
Educação Pré- escolar
Currículo
Formação de professores
Supervisão Pedagógica
Pre-school education
Curriculum
Teacher training
Pedagogical supervision
title_short Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
title_full Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
title_fullStr Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
title_sort Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe
author Monteiro, Augusta Maria Cravid da Conceição
author_facet Monteiro, Augusta Maria Cravid da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Augusta Maria Cravid da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré- escolar
Currículo
Formação de professores
Supervisão Pedagógica
Pre-school education
Curriculum
Teacher training
Pedagogical supervision
topic Educação Pré- escolar
Currículo
Formação de professores
Supervisão Pedagógica
Pre-school education
Curriculum
Teacher training
Pedagogical supervision
description Esta investigação tem como temática a implementação do currículo da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe e procura conhecer as percepções dos educadores de infância e responsáveis de sala, sobre esse processo. O estudo de natureza qualitativa e interpretativa teve como principal instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada de modo a recolher a informação pertinente na voz dos participantes. Os participantes no estudo foram 12 responsáveis de sala de crianças dos quatro e dos cinco anos; dois por cada um jardim-de-infância por distrito, abrangendo os seis distritos de São Tomé. A escolha deve-se ao facto de cada distrito ter a sua especificidade. A partir da análise dos dados foi possível compreender que o novo currículo trouxe mudanças positivas para a prática pedagógica ao nível da abordagem de novos conteúdos e utilização de novos materiais e ainda no que diz respeito à possibilidade de trabalho colaborativo entre pares. No entanto, ainda existem alguns constrangimentos ao nível da organização do espaço das salas uma vez que o tamanho das salas é pequeno. Este estudo aponta para a necessidade de continuar a formação dos educadores de infância uma vez que se constatou que os responsáveis de sala, nem sempre têm formação pedagógica; CONSTRAINS AND CHALLENGES IN THE PROCESS OF IMPLEMENTATION OF THE CURRICULUM IN PRE-SCHOOL EDUCATION IN S. TOMÉ AND PRÍNCIPE. ABSTRACT: This research deals with the implementation of the São Tomé and Príncipe pre-school education curriculum and seeks to understand the perceptions of nursery teachers and classroom officials about this process. The qualitative and interpretative study had as main instrument of data collection the semi-structured interview in order to collect the pertinent information in the voice of the participants. The participants in the study were 12 room managers, one of four years and the other of five years, in six public kindergartens corresponding to the six districts of São Tomé. From the analysis of the data it was possible to understand that the new curriculum brought positive changes to the pedagogical practice in the approach of new content and use of new materials and in the possibility of collaborative work between peers. However, there are still some constraints to the organization of the space of the rooms since the size of the rooms is small. This study points to the need to continue the education of the educators of childhood since it was found that those in charge of the classroom do not always have pedagogical training.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19T14:10:45Z
2019-09-19
2019-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25866
http://hdl.handle.net/10174/25866
TID:202278859
url http://hdl.handle.net/10174/25866
identifier_str_mv TID:202278859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
gugumonteiro63@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136644362665984