O olhar do formador: desafios e oportunidades da formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Andreia Maria Pedroso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94777
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling O olhar do formador: desafios e oportunidades da formação profissionalTrainer's eye: challenges and opportunities of professional trainingEducação e formação de adultosFormação profissionalGestão da formaçãoPolíticas públicas de educação e formaçãoFormadorAdult educationProfessional trainingTraining managementEducation and training public policiesTrainerRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular no Centro Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), no ano letivo 2018/2019. O mesmo foi apresentado à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação.A colaboração com o CECOA permitiu um trabalho centrado no apoio técnico-pedagógico de ações de formação de adultos. O presente relatório procura descrever as aprendizagens realizadas e o projeto de investigação implementado. Deste modo, estruturamos o relatório em três partes distintas: Enquadramento teórico-conceptual; o Estágio Curricular; e por fim, o Projeto de Investigação.No enquadramento teórico-conceptual apresentamos a revisão bibliográfica com três principais temáticas: dicotomia de abordagens epistemológicas da EFA à escala global; a EFA em Portugal; e por fim, as tendências da formação profissional, com referência a dois agentes imprescindíveis ao processo formativo, o gestor de formação e o formador.Posteriormente, apresentamos uma caraterização institucional do CECOA e sintetizamos as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular.O projeto de investigação, intitulado Práticas e políticas de formação profissional: perceções dos formadores, procura compreender a visão dos formadores sobre a problemática da adequação das políticas públicas de formação à realidade no terreno. A nossa questão de partida surgiu de depoimentos recolhidos no CECOA, mas também de acordo com a revisão bibliográfica realizada, onde denotámos contradições e tensões nas políticas públicas em Portugal e na Europa, ao longo das últimas décadas. Os resultados revelam a necessidade de reforçar a investigação nesta área, uma vez que são grandes as disparidades entre as perceções dos dez formadores entrevistados, verificando-se contradições e um descontentamento geral com a formação. Concluímos ainda que os formadores revelam a importância de investirmos num diagnóstico de necessidades de formação eficaz. O impacto da formação é percecionado como positivo, embora afirmem a falta de evidências reais, urgindo avaliar o efetivo impacto.This report was developed in scope of curricular internship at Centro Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), during academic year 2018/2019. The same was presented to Faculty of Psychology and Educational Sciences of Coimbra University, to obtain the master’s degree in Educational Sciences.The collaboration with CECOA consisted in work centered technical and pedagogical professional training support. Present report tends to describe learnings and an investigation’s project implementation. That way, we structured the report in three different parts: State of art; Curricular Internship; and, at last, Investigation’s project.In state of art we present literature revision with three principal themes: dichotomy of adult education epistemological approaches in global sphere; adult education in Portugal; and, at last, professional training tendencies and reference two indispensable agents at training process: training manager and trainers.After we present an institutional characterization of CECOA and synthetized the developed activities at curricular internship.Investigation’s project, entitled by Professional training practices and policies: trainer’s perceptions, search understand trainer’s vision about the problem of training public policies adequacy to reality on the ground. Our initial question emerged of testimonials collected at CECOA, but also according to literature revision, where we denoted contradictions and tensions in training public policies in Portugal and Europe, for the last decades. The results reveal the needed of investment research in this area, since there are great disparities between the perceptions of ten interviewed trainers, denoting contradictions and a general discontent with training’s organization. We also conclude that trainers reveal the importance of investing in effective training needs diagnosis. The training impact is perceived as positive by trainers, although they affirm the lack of real evidence, urging effective impact evaluation.2019-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94777http://hdl.handle.net/10316/94777TID:202715736porBorges, Andreia Maria Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:26:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:25.952154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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