Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Andreia Pais
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94786
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_ac6b7f355b023aa8beb43c2f85fa7f46
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos FormadoresProfessional Training - The Technical Educational Training Management to the Study of Perceptions of TrainersAprendizagem ao Longo da VidaEducação e Formação de AdultosFormação ProfissionalGestão da FormaçãoFormadoresLifelong LearningAdult Education and TrainingProfessional TrainingTraining ManagementTrainersRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório pretende descrever todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado no Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), no ano letivo 2018/2019, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O CECOA é um centro de formação profissional que desenvolve atividades de educação e formação profissional para o setor do comércio e dos serviços. Sendo um centro de formação, pretende satisfazer as necessidades e as expetativas dos clientes, contribuindo para melhorar os conhecimentos e as competências dos formandos, mediante um esforço contínuo de melhoria da qualidade dos serviços prestados.O trabalho desenvolvido ao longo do estágio no CECOA centrou-se, fundamentalmente, na área da administração e gestão da formação, permitindo assim efetuar o acompanhamento e a gestão das ações formativas desenvolvidas pela instituição, designadamente as Formações Modulares Certificadas e os cursos de Educação e Formação de Adultos.A formação profissional tem tido um papel imprescindível na sociedade, uma vez que permite melhorar as qualificações e a empregabilidade de pessoas adultas em idade ativa, e, também, a competitividade e a produtividade das empresas.O presente relatório está dividido em duas partes: a primeira destina-se ao enquadramento teórico, e a segunda parte à descrição do estágio no CECOA. A primeira parte integra, assim, uma revisão da literatura, fundamental para podermos enquadrar todo o trabalho desenvolvido. Relativamente à segunda parte, nesta fazemos a caracterização do CECOA, a descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio e, por fim, apresentamos um estudo empírico que tivemos oportunidade de realizar. Este estudo visou compreender a trajetória profissional dos formadores do CECOA, compreender que motivos os levaram a desempenhar esta atividade profissional, que metodologias utilizam nas suas formações e, também, perceber como eles próprios se veem como formadores. Para além destes objetivos, pretendeu-se igualmente conhecer as suas perceções sobre a profissão de formador e a formação profissional em Portugal, nomeadamente no que se refere à utilidade que esta tem para o desenvolvimento da sociedade.O estudo foi implementado recorrendo a um questionário online que elaborámos, dirigido a todos os formadores do CECOA que estavam a desenvolver formação, sendo apresentados neste relatório os seus resultados.This report describes the work developed throughout the internship in the Centro Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), in the school year 2018/2019, to obtain the Master´s degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Coimbra University. CECOA is a centre for professional training, which develops education and vocational training activities for the commerce and services sector. As a training center, intends to satisfy the needs and the expectations of its customers, contribute to improve and increase the knowledge and skills of trainees, through a continuous effort to improve the quality of the services provided.The work developed during the internship in CECOA has been focused, fundamentally, in the area of training administration and management, thus allowing to perform the monitoring and management of training activities developed by the institution, namely the Modular Certified Training and the courses of Adult Education and Training. Professional training has played an essential role in society, as it allows to improve the skills and employability of adults of working age, and also the competitiveness and productivity of companies.This report is divided into two parts: the first is intended to present the theoretical framework, and the second a description of the activities developed during the internship in CECOA. The first part thus includes a literature review, which was essential to guide all the practical work. In the second part we characterize the CECOA, and offer a description of the activities developed including an empirical study that was conducted.This empirical study was developed with the aim of understanding the reasons which led trainers to perform this occupation, the methodologies used in their training, and also to understand how they see themselves as trainers. In addition to these objectives, it was also intended to know their perceptions about the trainer profession and the vocational training, namely the utility that this has for the development of society. The study was implemented through an online questionnaire applied to all the trainers who were developing training as a professional career in CECOA, and the results will be presented in this report.2019-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94786http://hdl.handle.net/10316/94786TID:202715744pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Andreia Paisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:27:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:26.390510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
Professional Training - The Technical Educational Training Management to the Study of Perceptions of Trainers
title Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
spellingShingle Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
Duarte, Andreia Pais
Aprendizagem ao Longo da Vida
Educação e Formação de Adultos
Formação Profissional
Gestão da Formação
Formadores
Lifelong Learning
Adult Education and Training
Professional Training
Training Management
Trainers
title_short Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
title_full Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
title_fullStr Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
title_full_unstemmed Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
title_sort Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
author Duarte, Andreia Pais
author_facet Duarte, Andreia Pais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Andreia Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao Longo da Vida
Educação e Formação de Adultos
Formação Profissional
Gestão da Formação
Formadores
Lifelong Learning
Adult Education and Training
Professional Training
Training Management
Trainers
topic Aprendizagem ao Longo da Vida
Educação e Formação de Adultos
Formação Profissional
Gestão da Formação
Formadores
Lifelong Learning
Adult Education and Training
Professional Training
Training Management
Trainers
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94786
http://hdl.handle.net/10316/94786
TID:202715744
url http://hdl.handle.net/10316/94786
identifier_str_mv TID:202715744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029392379904