Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sabine Sobrado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85443
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_f8713d2a7c24cd219cf5faa909a81b24
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação Modular Certificada: O Olhar Dos FormadoresCertified Modular Training: The Look of the TrainersFormação ProfissionalFormação de AdultosQualificaçãoFormação Modular Certificada (FMC)UFCDProfessional qualificationAdult EducationQualificationCertified Modular TrainingUFCDDissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA formação profissional foi uma das apostas do Governo português para responder aos problemas de qualificação e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, que é cada vez mais competitivo e exigente. No âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Gestão da Formação e Administração Educacional, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), foi realizado um estágio curricular. A entidade acolhedora foi a CH Academy, empresa de Formação do Grupo CH.O presente relatório insere-se no domínio da gestão da formação de adultos, estando esta área relacionada com a aprendizagem ao longo da vida. Tem como objetivo apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido durante os nove meses de estágio.Também neste relatório será apresentada uma pequena investigação, a qual foi desenvolvida durante o referido estágio. Uma vez que grande parte do trabalho foi desenvolvido no âmbito da Formação Modular Certificada (FMC), a investigação realizada teve como objetivo perceber qual a opinião dos formadores relativamente à FMC sob a forma de unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 horas. Nesta investigação participaram dezassete formadores, e os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários. Este estudo foi realizado com o intuito de enriquecer o presente trabalho.Os resultados obtidos vão no sentido de que os formadores concordam que esta modalidade de formação é necessária e importante, na medida em que permite desenvolver nos formandos competências técnicas/operacionais, contudo 25 horas de formação não são suficientes para que os formandos consigam aplicar essas competências em contexto de vida real.Professional training was one of the bids of the Portuguese government to respond to issues about qualification and insertion of young people and adults into the labor market, which is increasingly competitive and demanding. In the scope of the cycle of studies leading to the Master's degree in Management of Education and Educational Administration, by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra (FPCEUC), a curriculum internship was carried out. The welcoming entity was the CH Academy, Training Company of the CH Group. In this way, this report is part of the management of adult learning, which is an area that relates to lifelong learning. It aims to present and reflect on the work developed during a nine-month internship. This report will also be composed with a small investigation, which was developed during the said internship. Once that a large part of the work was developed within the scope of Certified Modular Training (FMC), the research had the objective of understanding the opinion of trainers regarding Certified Modular Training in the form of short-term training units (UFCD) of 25 hours. In this investigation seventeen trainers participated, and the data were collected through the application of questionnaires. This research was carried out with the purpose of enriching the present report. The results show that trainers agree that this type of training is necessary and important once that it allows trainees to develop technical / operational skills, yet they claim that 25 hours of training are not enough for the trainees to be able to apply these skills in real life context.2018-10-302024-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85443http://hdl.handle.net/10316/85443TID:202195562porAraújo, Sabine Sobradoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:51:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:45.547663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
Certified Modular Training: The Look of the Trainers
title Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
spellingShingle Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
Araújo, Sabine Sobrado
Formação Profissional
Formação de Adultos
Qualificação
Formação Modular Certificada (FMC)
UFCD
Professional qualification
Adult Education
Qualification
Certified Modular Training
UFCD
title_short Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
title_full Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
title_fullStr Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
title_full_unstemmed Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
title_sort Formação Modular Certificada: O Olhar Dos Formadores
author Araújo, Sabine Sobrado
author_facet Araújo, Sabine Sobrado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sabine Sobrado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Formação de Adultos
Qualificação
Formação Modular Certificada (FMC)
UFCD
Professional qualification
Adult Education
Qualification
Certified Modular Training
UFCD
topic Formação Profissional
Formação de Adultos
Qualificação
Formação Modular Certificada (FMC)
UFCD
Professional qualification
Adult Education
Qualification
Certified Modular Training
UFCD
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
2024-10-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85443
http://hdl.handle.net/10316/85443
TID:202195562
url http://hdl.handle.net/10316/85443
identifier_str_mv TID:202195562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959744913408