Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Davina Pandolfi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6270
Resumo: Esta pesquisa teve como principal finalidade pesquisar como a noção de competência do currículo, implementado em 2009, está sendo assimilada no discurso docente e concretizada, no cotidiano da Educação Básica da rede estadual do Espírito Santo. Para atingir estes objetivos, foram pesquisados professores e pedagogos de duas escolas: uma que atende apenas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma que atende aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em função da complexidade dos processos, inerentes à concretização de qualquer proposta curricular, o currículo em questão foi analisado em duas dimensões. Primeiro, na dimensão oficial, através da análise do documento prescrito. Seguidamente, na dimensão real, a partir das opiniões e ações dos docentes, em relação ao novo currículo, e das justificativas dos pedagogos, em relação ao posicionamento dos docentes. Com o intuito de compreender o fenômeno holisticamente,optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, de estudo de caso, tendo sido aplicado um inquérito por questionário, aos docentes, e um inquérito por entrevista, aos pedagogos. Os resultados do estudo comprovam que os professores percepcionam os princípios do currículo e sentem-se preparados para desenvolvê-lo. No entanto, os pedagogos referem que as mudanças, na prática pedagógica, no que se refere às habilidades, ainda não ocorrem com regularidade, especialmente na concretização, em sala de aula. Assim, é necessário mais formação e reflexão, para uma educação com qualidade.
id RCAP_3e58e0d424cd71917bbb03e0c570a633
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito SantoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOCURRÍCULOS ESCOLARESCOMPETÊNCIASPRÁTICAS EDUCATIVASPEDAGOGIAPROFESSORESENSINO BÁSICOBRASILEDUCATIONSCHOOL CURRICULASKILLSEDUCATIONAL PRACTICESPEDAGOGYTEACHERSPRIMARY EDUCATIONBRAZILEsta pesquisa teve como principal finalidade pesquisar como a noção de competência do currículo, implementado em 2009, está sendo assimilada no discurso docente e concretizada, no cotidiano da Educação Básica da rede estadual do Espírito Santo. Para atingir estes objetivos, foram pesquisados professores e pedagogos de duas escolas: uma que atende apenas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma que atende aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em função da complexidade dos processos, inerentes à concretização de qualquer proposta curricular, o currículo em questão foi analisado em duas dimensões. Primeiro, na dimensão oficial, através da análise do documento prescrito. Seguidamente, na dimensão real, a partir das opiniões e ações dos docentes, em relação ao novo currículo, e das justificativas dos pedagogos, em relação ao posicionamento dos docentes. Com o intuito de compreender o fenômeno holisticamente,optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, de estudo de caso, tendo sido aplicado um inquérito por questionário, aos docentes, e um inquérito por entrevista, aos pedagogos. Os resultados do estudo comprovam que os professores percepcionam os princípios do currículo e sentem-se preparados para desenvolvê-lo. No entanto, os pedagogos referem que as mudanças, na prática pedagógica, no que se refere às habilidades, ainda não ocorrem com regularidade, especialmente na concretização, em sala de aula. Assim, é necessário mais formação e reflexão, para uma educação com qualidade.This research had as its main objective the study of how the cognition of curriculum capacity, implemented in 2009, is being assimilated into the teaching speech and substantiated, on the everyday of the basic education of Espírito Santo’s state public schools. To achieve these goals, teachers and pedagogues of two schools were studied: one that works only with the first years of the Elementary School and another that works with the last years of the Elementary School and High School. Because of the processes complexity, related to the substantiation of any curriculum proposal, the curriculum referred was analyzed on two dimensions. First, on the official dimension, through the analysis of the prescribed document. Then, on a real dimension, from the opinions and actions of the teachers, related to the new curriculum and the justifications of the pedagogues, regarding the position of the teachers. In order to understand the phenomenon holistically, qualitative and quantitative, of the case study, approach was chosen, being applied a questionnaire survey to the teachers and an interview questionnaire to the pedagogues. The results of this study prove that teachers have perception of the principles of the curriculum and feel prepared to develop it. However, the pedagogues think the changes on the pedagogical practice, referring to abilities, still don’t happen frequently, especially on substantiation, inside the classroom. So, it’s necessary more training and reflection, for a good quality education.2015-04-24T17:55:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6270TID:201252635porMarques, Maria Davina Pandolfiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:48.720817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
title Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
spellingShingle Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
Marques, Maria Davina Pandolfi
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CURRÍCULOS ESCOLARES
COMPETÊNCIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
PEDAGOGIA
PROFESSORES
ENSINO BÁSICO
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
SKILLS
EDUCATIONAL PRACTICES
PEDAGOGY
TEACHERS
PRIMARY EDUCATION
BRAZIL
title_short Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
title_full Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
title_fullStr Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
title_full_unstemmed Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
title_sort Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
author Marques, Maria Davina Pandolfi
author_facet Marques, Maria Davina Pandolfi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Davina Pandolfi
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CURRÍCULOS ESCOLARES
COMPETÊNCIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
PEDAGOGIA
PROFESSORES
ENSINO BÁSICO
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
SKILLS
EDUCATIONAL PRACTICES
PEDAGOGY
TEACHERS
PRIMARY EDUCATION
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CURRÍCULOS ESCOLARES
COMPETÊNCIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
PEDAGOGIA
PROFESSORES
ENSINO BÁSICO
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
SKILLS
EDUCATIONAL PRACTICES
PEDAGOGY
TEACHERS
PRIMARY EDUCATION
BRAZIL
description Esta pesquisa teve como principal finalidade pesquisar como a noção de competência do currículo, implementado em 2009, está sendo assimilada no discurso docente e concretizada, no cotidiano da Educação Básica da rede estadual do Espírito Santo. Para atingir estes objetivos, foram pesquisados professores e pedagogos de duas escolas: uma que atende apenas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma que atende aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em função da complexidade dos processos, inerentes à concretização de qualquer proposta curricular, o currículo em questão foi analisado em duas dimensões. Primeiro, na dimensão oficial, através da análise do documento prescrito. Seguidamente, na dimensão real, a partir das opiniões e ações dos docentes, em relação ao novo currículo, e das justificativas dos pedagogos, em relação ao posicionamento dos docentes. Com o intuito de compreender o fenômeno holisticamente,optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, de estudo de caso, tendo sido aplicado um inquérito por questionário, aos docentes, e um inquérito por entrevista, aos pedagogos. Os resultados do estudo comprovam que os professores percepcionam os princípios do currículo e sentem-se preparados para desenvolvê-lo. No entanto, os pedagogos referem que as mudanças, na prática pedagógica, no que se refere às habilidades, ainda não ocorrem com regularidade, especialmente na concretização, em sala de aula. Assim, é necessário mais formação e reflexão, para uma educação com qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-24T17:55:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6270
TID:201252635
url http://hdl.handle.net/10437/6270
identifier_str_mv TID:201252635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131215574335488