Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cátia Daniela Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9532
Resumo: O presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.
id RCAP_3e5aa039c45b2acc27f108879277e30e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidadeEnvelhecimentoParticipaçãoEducação não-formalalfabetizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.This report, which translates a project of education and social intervention, reveals all the work developed with a group of elderly people, based on the presuppositions of the participatory action research methodology, maintained as an horizon throughout the trajectory underwent with the group. Based on non-formal education processes, the project aimed at providing contexts for the development of self-esteem, the rediscovery of abilities, skills and autonomy, a well-being with oneself and with others, translating into a better quality of life. The project’s focused on the literacy process of a group of elderly people, as well as on the self and hetero recognition of their skills and abilities. Throughout the process, the elders were co-builders of the project, which began with the analysis of reality, for which it was necessary to resort to some information gathering and analysis techniques, which made it possible to perceive the problems and needs. These, once prioritized and equated together with the resources and potentialities of the context, served as the basis for a first planning approach. The activities carried out towards the projected objectives allowed us to follow a path in which some effective changes were identified, such as the acquisition of skills in reading and writing and the development of broader and more regular socialization ties.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMonteiro, HugoLopes, Liliana TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Cátia Daniela Fernandes2017-02-08T12:06:36Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9532TID:201607824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.108086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
title Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
spellingShingle Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
Teixeira, Cátia Daniela Fernandes
Envelhecimento
Participação
Educação não-formal
alfabetização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
title_full Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
title_fullStr Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
title_full_unstemmed Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
title_sort Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
author Teixeira, Cátia Daniela Fernandes
author_facet Teixeira, Cátia Daniela Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Hugo
Lopes, Liliana Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cátia Daniela Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Participação
Educação não-formal
alfabetização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Envelhecimento
Participação
Educação não-formal
alfabetização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-08T12:06:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9532
TID:201607824
url http://hdl.handle.net/10400.22/9532
identifier_str_mv TID:201607824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131396829085696