Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9532 |
Resumo: | O presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares. |
id |
RCAP_3e5aa039c45b2acc27f108879277e30e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidadeEnvelhecimentoParticipaçãoEducação não-formalalfabetizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.This report, which translates a project of education and social intervention, reveals all the work developed with a group of elderly people, based on the presuppositions of the participatory action research methodology, maintained as an horizon throughout the trajectory underwent with the group. Based on non-formal education processes, the project aimed at providing contexts for the development of self-esteem, the rediscovery of abilities, skills and autonomy, a well-being with oneself and with others, translating into a better quality of life. The project’s focused on the literacy process of a group of elderly people, as well as on the self and hetero recognition of their skills and abilities. Throughout the process, the elders were co-builders of the project, which began with the analysis of reality, for which it was necessary to resort to some information gathering and analysis techniques, which made it possible to perceive the problems and needs. These, once prioritized and equated together with the resources and potentialities of the context, served as the basis for a first planning approach. The activities carried out towards the projected objectives allowed us to follow a path in which some effective changes were identified, such as the acquisition of skills in reading and writing and the development of broader and more regular socialization ties.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMonteiro, HugoLopes, Liliana TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Cátia Daniela Fernandes2017-02-08T12:06:36Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9532TID:201607824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.108086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
title |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
spellingShingle |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade Teixeira, Cátia Daniela Fernandes Envelhecimento Participação Educação não-formal alfabetização Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
title_full |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
title_fullStr |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
title_full_unstemmed |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
title_sort |
Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidade |
author |
Teixeira, Cátia Daniela Fernandes |
author_facet |
Teixeira, Cátia Daniela Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Hugo Lopes, Liliana Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cátia Daniela Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento Participação Educação não-formal alfabetização Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Envelhecimento Participação Educação não-formal alfabetização Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-08T12:06:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9532 TID:201607824 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9532 |
identifier_str_mv |
TID:201607824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131396829085696 |