“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regiani Almeida, Gisele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Villar Amado, Manuella, Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453
Resumo: Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).
id IFES-1_8097cdf2713e9509bf54e70bf6fd283d
oai_identifier_str oai::article/1453
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.Sistema digestórioSequência didáticaEducação não formalEducação formalAlfabetização científicaEste artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).EDIFES2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/145310.36524/saladeaula.v11i1.1453Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 132316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453/1021Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRegiani Almeida, GiseleVillar Amado, Manuella Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1453Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.697719Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
title “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
spellingShingle “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
Regiani Almeida, Gisele
Sistema digestório
Sequência didática
Educação não formal
Educação formal
Alfabetização científica
title_short “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
title_full “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
title_fullStr “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
title_full_unstemmed “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
title_sort “EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.: “I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
author Regiani Almeida, Gisele
author_facet Regiani Almeida, Gisele
Villar Amado, Manuella
Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt
author_role author
author2 Villar Amado, Manuella
Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regiani Almeida, Gisele
Villar Amado, Manuella
Stefanon Bittencourt, Athelson Stefanon Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema digestório
Sequência didática
Educação não formal
Educação formal
Alfabetização científica
topic Sistema digestório
Sequência didática
Educação não formal
Educação formal
Alfabetização científica
description Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453
10.36524/saladeaula.v11i1.1453
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1453/1021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 13
2316-7297
10.36524/saladeaula.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027027685376