Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fradique, António Luís Mendes Caldeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/21837
Resumo: Esta dissertação pretende responder à problemática que cada vez mais se faz sentir nos dias de hoje na área dos transportes, respeitante ao consumo de combustível e ainda às emissões de CO2. Para tal, selecionaram-se 12 motoristas que conduziram, durante 8 semanas, 10 camiões semirreboque (Mercedes-Benz Actros III), na região do Algarve, em Portugal. Recorrendo ao programa de telemática FleetBoard, recolheram-se os dados das primeiras 4 semanas, em que nenhum sistema Eco-Drive se encontrava ainda em vigor. Desta análise, identificaram-se as áreas com mais potencialidade de serem melhoradas. Com base nos resultados fornecidos pelo programa, na pesquisa bibliográfica realizada e ainda na formação que o autor desta dissertação obteve com a Mercedes-Benz, foi possível desenvolver um sistema Eco-Drive com propostas de melhoria. Implementado o sistema Eco-Drive, recolheram-se novos dados durante outras 4 semanas. Os dados obtidos mostram uma redução no Consumo médio total de combustível (l/100 km) de 18,11%, face aos resultados correspondentes às 4 semanas iniciais. Observa-se igualmente uma redução de 18,22% nas Emissões médias de CO2 (g/km). Posteriormente, com o intuito de identificar qual, ou quais, as variáveis que possam ter contribuído para a redução de combustível, aplicou-se o método de regressão linear múltipla. Assim, demonstrou-se que 88,00% do valor da variável Consumo médio total de combustível pode ser justificado pela capacidade que um motorista tem de percorrer distância sem pressionar o acelerador (% sem acelerador) e ainda o modo como aciona o pedal de acelerador (Movimentos de acelerador). O sistema Eco-Drive implementado resultou numa redução do consumo de combustível de aproximadamente 2 297,91 l num espaço de 4 semanas, fornecendo potencialidades que permitem poupar cerca de 27 574,92 l num ano. No que diz respeito às emissões de CO2, o sistema Eco-Drive conduziu a uma redução de 6 051,04 kg num espaço temporal de 4 semanas, o que corresponde, anualmente, a 72 612,48 kg. Posto isto, e com o intuito de validar o sistema Eco-Drive, procedeu-se à contínua análise das variáveis Consumo médio total de combustível e Emissões médias de CO2, durante e entre a quinta e vigésima quarta semanas (5 meses) após implementação do sistema. Desta forma, foi possível verificar que o sistema manteve similar tendência a nível de resultados. Assim, o sistema Eco-Drive implementado revelou ser uma metodologia eficaz, quer na redução do consumo de combustível, quer na redução das emissões de CO2.
id RCAP_3e6e7af0f4b8e500da90c6426c1e465b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/21837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de SemirreboquesSistema Eco-DriveConsumo de combustívelEmissões de CO2SemirreboqueDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaEsta dissertação pretende responder à problemática que cada vez mais se faz sentir nos dias de hoje na área dos transportes, respeitante ao consumo de combustível e ainda às emissões de CO2. Para tal, selecionaram-se 12 motoristas que conduziram, durante 8 semanas, 10 camiões semirreboque (Mercedes-Benz Actros III), na região do Algarve, em Portugal. Recorrendo ao programa de telemática FleetBoard, recolheram-se os dados das primeiras 4 semanas, em que nenhum sistema Eco-Drive se encontrava ainda em vigor. Desta análise, identificaram-se as áreas com mais potencialidade de serem melhoradas. Com base nos resultados fornecidos pelo programa, na pesquisa bibliográfica realizada e ainda na formação que o autor desta dissertação obteve com a Mercedes-Benz, foi possível desenvolver um sistema Eco-Drive com propostas de melhoria. Implementado o sistema Eco-Drive, recolheram-se novos dados durante outras 4 semanas. Os dados obtidos mostram uma redução no Consumo médio total de combustível (l/100 km) de 18,11%, face aos resultados correspondentes às 4 semanas iniciais. Observa-se igualmente uma redução de 18,22% nas Emissões médias de CO2 (g/km). Posteriormente, com o intuito de identificar qual, ou quais, as variáveis que possam ter contribuído para a redução de combustível, aplicou-se o método de regressão linear múltipla. Assim, demonstrou-se que 88,00% do valor da variável Consumo médio total de combustível pode ser justificado pela capacidade que um motorista tem de percorrer distância sem pressionar o acelerador (% sem acelerador) e ainda o modo como aciona o pedal de acelerador (Movimentos de acelerador). O sistema Eco-Drive implementado resultou numa redução do consumo de combustível de aproximadamente 2 297,91 l num espaço de 4 semanas, fornecendo potencialidades que permitem poupar cerca de 27 574,92 l num ano. No que diz respeito às emissões de CO2, o sistema Eco-Drive conduziu a uma redução de 6 051,04 kg num espaço temporal de 4 semanas, o que corresponde, anualmente, a 72 612,48 kg. Posto isto, e com o intuito de validar o sistema Eco-Drive, procedeu-se à contínua análise das variáveis Consumo médio total de combustível e Emissões médias de CO2, durante e entre a quinta e vigésima quarta semanas (5 meses) após implementação do sistema. Desta forma, foi possível verificar que o sistema manteve similar tendência a nível de resultados. Assim, o sistema Eco-Drive implementado revelou ser uma metodologia eficaz, quer na redução do consumo de combustível, quer na redução das emissões de CO2.Barroso, AnaMachado, VirgíniaRUNFradique, António Luís Mendes Caldeira2017-06-30T14:56:27Z2015-092017-062015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:53Zoai:run.unl.pt:10362/21837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:59.852208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
title Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
spellingShingle Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
Fradique, António Luís Mendes Caldeira
Sistema Eco-Drive
Consumo de combustível
Emissões de CO2
Semirreboque
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
title_full Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
title_fullStr Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
title_full_unstemmed Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
title_sort Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques
author Fradique, António Luís Mendes Caldeira
author_facet Fradique, António Luís Mendes Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Ana
Machado, Virgínia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fradique, António Luís Mendes Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Eco-Drive
Consumo de combustível
Emissões de CO2
Semirreboque
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Sistema Eco-Drive
Consumo de combustível
Emissões de CO2
Semirreboque
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Esta dissertação pretende responder à problemática que cada vez mais se faz sentir nos dias de hoje na área dos transportes, respeitante ao consumo de combustível e ainda às emissões de CO2. Para tal, selecionaram-se 12 motoristas que conduziram, durante 8 semanas, 10 camiões semirreboque (Mercedes-Benz Actros III), na região do Algarve, em Portugal. Recorrendo ao programa de telemática FleetBoard, recolheram-se os dados das primeiras 4 semanas, em que nenhum sistema Eco-Drive se encontrava ainda em vigor. Desta análise, identificaram-se as áreas com mais potencialidade de serem melhoradas. Com base nos resultados fornecidos pelo programa, na pesquisa bibliográfica realizada e ainda na formação que o autor desta dissertação obteve com a Mercedes-Benz, foi possível desenvolver um sistema Eco-Drive com propostas de melhoria. Implementado o sistema Eco-Drive, recolheram-se novos dados durante outras 4 semanas. Os dados obtidos mostram uma redução no Consumo médio total de combustível (l/100 km) de 18,11%, face aos resultados correspondentes às 4 semanas iniciais. Observa-se igualmente uma redução de 18,22% nas Emissões médias de CO2 (g/km). Posteriormente, com o intuito de identificar qual, ou quais, as variáveis que possam ter contribuído para a redução de combustível, aplicou-se o método de regressão linear múltipla. Assim, demonstrou-se que 88,00% do valor da variável Consumo médio total de combustível pode ser justificado pela capacidade que um motorista tem de percorrer distância sem pressionar o acelerador (% sem acelerador) e ainda o modo como aciona o pedal de acelerador (Movimentos de acelerador). O sistema Eco-Drive implementado resultou numa redução do consumo de combustível de aproximadamente 2 297,91 l num espaço de 4 semanas, fornecendo potencialidades que permitem poupar cerca de 27 574,92 l num ano. No que diz respeito às emissões de CO2, o sistema Eco-Drive conduziu a uma redução de 6 051,04 kg num espaço temporal de 4 semanas, o que corresponde, anualmente, a 72 612,48 kg. Posto isto, e com o intuito de validar o sistema Eco-Drive, procedeu-se à contínua análise das variáveis Consumo médio total de combustível e Emissões médias de CO2, durante e entre a quinta e vigésima quarta semanas (5 meses) após implementação do sistema. Desta forma, foi possível verificar que o sistema manteve similar tendência a nível de resultados. Assim, o sistema Eco-Drive implementado revelou ser uma metodologia eficaz, quer na redução do consumo de combustível, quer na redução das emissões de CO2.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2015-09-01T00:00:00Z
2017-06-30T14:56:27Z
2017-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/21837
url http://hdl.handle.net/10362/21837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137899006918656