Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5335 |
Resumo: | Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa? |
id |
RCAP_3e88ad5594f0219cb2a7251f23d9b15b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5335 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervençãoCompetências parentaisPrograma de educação parentalDesenvolvimento sócio-emocionalAbordagem ecológico-sistémicaParenting skillsParental education programSocio-emotional developmentEcological –systemic approachNa qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?As professionals of educational psychology, we have identified over the last decade, a progressive insecurity and sometimes disturbing anguish in living and assuming parental function. This situation is reflected in the growing concern expressed by the kindergarten teachers who deal with children that show a commitment to social and emotional development. According to this scenario, some education professionals started using the concept of indiscipline to translate the inappropriate behavior of children between 3 and 5 years, often associating this “label” the indiscriminate use of the diagnosis of hyperactivity. We propose to implement a systemic and ecological program with parents of “normal” children and children with special educational needs, entitled Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva under the intervention of the Learning and Development Centre for Children (CeADIn) of Escola Superior de Educação de Castelo Branco. According to the statement, the case study we want to achieve is guided by the following research questions: - The implementation of a parental education program of systemic / ecological nature promote effective parenting skills for socio-emotional development of children? - There will be differences between the results obtained from the parents of “normal” children and the results obtained from parents of children with special needs before and after the implementation of the program?Universidade de Santiago de CompostelaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, CristinaAgostinho, Clotilde2016-07-12T10:07:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5335porPEREIRA, Cristina ; AGOSTINHO, Clotilde (2015) – Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção. In IV Congreso Internacional, 10-12 de septiembro. - Atención temprana y educación familiar : atas. Santiago de Compostela : Universidade de Santiago de Compostela. p. 289-299.978-84-16533-13-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:06.528869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
title |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
spellingShingle |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção Pereira, Cristina Competências parentais Programa de educação parental Desenvolvimento sócio-emocional Abordagem ecológico-sistémica Parenting skills Parental education program Socio-emotional development Ecological –systemic approach |
title_short |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
title_full |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
title_fullStr |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
title_full_unstemmed |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
title_sort |
Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção |
author |
Pereira, Cristina |
author_facet |
Pereira, Cristina Agostinho, Clotilde |
author_role |
author |
author2 |
Agostinho, Clotilde |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristina Agostinho, Clotilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências parentais Programa de educação parental Desenvolvimento sócio-emocional Abordagem ecológico-sistémica Parenting skills Parental education program Socio-emotional development Ecological –systemic approach |
topic |
Competências parentais Programa de educação parental Desenvolvimento sócio-emocional Abordagem ecológico-sistémica Parenting skills Parental education program Socio-emotional development Ecological –systemic approach |
description |
Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa? |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-07-12T10:07:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5335 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Cristina ; AGOSTINHO, Clotilde (2015) – Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção. In IV Congreso Internacional, 10-12 de septiembro. - Atención temprana y educación familiar : atas. Santiago de Compostela : Universidade de Santiago de Compostela. p. 289-299. 978-84-16533-13-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santiago de Compostela |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santiago de Compostela |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130820912349184 |