Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Agostinho, Clotilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5335
Resumo: Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
id RCAP_3e88ad5594f0219cb2a7251f23d9b15b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervençãoCompetências parentaisPrograma de educação parentalDesenvolvimento sócio-emocionalAbordagem ecológico-sistémicaParenting skillsParental education programSocio-emotional developmentEcological –systemic approachNa qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?As professionals of educational psychology, we have identified over the last decade, a progressive insecurity and sometimes disturbing anguish in living and assuming parental function. This situation is reflected in the growing concern expressed by the kindergarten teachers who deal with children that show a commitment to social and emotional development. According to this scenario, some education professionals started using the concept of indiscipline to translate the inappropriate behavior of children between 3 and 5 years, often associating this “label” the indiscriminate use of the diagnosis of hyperactivity. We propose to implement a systemic and ecological program with parents of “normal” children and children with special educational needs, entitled Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva under the intervention of the Learning and Development Centre for Children (CeADIn) of Escola Superior de Educação de Castelo Branco. According to the statement, the case study we want to achieve is guided by the following research questions: - The implementation of a parental education program of systemic / ecological nature promote effective parenting skills for socio-emotional development of children? - There will be differences between the results obtained from the parents of “normal” children and the results obtained from parents of children with special needs before and after the implementation of the program?Universidade de Santiago de CompostelaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, CristinaAgostinho, Clotilde2016-07-12T10:07:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5335porPEREIRA, Cristina ; AGOSTINHO, Clotilde (2015) – Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção. In IV Congreso Internacional, 10-12 de septiembro. - Atención temprana y educación familiar : atas. Santiago de Compostela : Universidade de Santiago de Compostela. p. 289-299.978-84-16533-13-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:06.528869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
title Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
spellingShingle Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
Pereira, Cristina
Competências parentais
Programa de educação parental
Desenvolvimento sócio-emocional
Abordagem ecológico-sistémica
Parenting skills
Parental education program
Socio-emotional development
Ecological –systemic approach
title_short Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
title_full Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
title_fullStr Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
title_full_unstemmed Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
title_sort Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção
author Pereira, Cristina
author_facet Pereira, Cristina
Agostinho, Clotilde
author_role author
author2 Agostinho, Clotilde
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristina
Agostinho, Clotilde
dc.subject.por.fl_str_mv Competências parentais
Programa de educação parental
Desenvolvimento sócio-emocional
Abordagem ecológico-sistémica
Parenting skills
Parental education program
Socio-emotional development
Ecological –systemic approach
topic Competências parentais
Programa de educação parental
Desenvolvimento sócio-emocional
Abordagem ecológico-sistémica
Parenting skills
Parental education program
Socio-emotional development
Ecological –systemic approach
description Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-07-12T10:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5335
url http://hdl.handle.net/10400.11/5335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, Cristina ; AGOSTINHO, Clotilde (2015) – Assumir o desafio de uma parentalidade positiva : um programa de intervenção. In IV Congreso Internacional, 10-12 de septiembro. - Atención temprana y educación familiar : atas. Santiago de Compostela : Universidade de Santiago de Compostela. p. 289-299.
978-84-16533-13-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820912349184