Intervenção psicológica em crise: respostas psicossociais precoces a vítimas de acidentes de viação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/11663 |
Resumo: | Vivemos numa era em que os acidentes de viação se destacam como sendo uma das maiores preocupações de saúde pública e geradores de trauma, provocando um impacto significativo na saúde mental das vítimas (OPP, 2015). As vítimas de acidentes de viação, ao contrário do que é habitualmente considerado, vão para além dos indivíduos que são diretamente afetados pelo incidente (vítimas primárias), podendo também ser tidas como vítimas os familiares e amigos das vítimas primárias (vítimas secundárias) e, ainda, os profissionais que prestam o socorro (vítimas terciárias) (APAV, 2015). A intervenção psicológica em crise torna-se, assim, fundamental para os indivíduos que sofreram acidentes de viação, uma vez que atua sobre o funcionamento psicológico do indivíduo e permite aliviar o impacto direto que é sentido devido ao evento traumático (Liria & Veja, 2002). Nesta dissertação procura-se aprofundar o conhecimento científico sobre a intervenção psicológica em crise no que às vítimas de acidentes de viação diz respeito. Para isso, o principal objetivo do trabalho foi identificar as necessidades psicossociais sentidas pelas vítimas primárias e secundárias de acidentes de viação, assim como, caracterizar os cuidados psicossociais que percebem ter recebido após o acidente de viação e identificar como as vítimas primárias e secundárias acreditam que o impacto psicossocial poderia ser minimizado. Os dados foram recolhidos através de um Questionário Sociodemográfico e de Caracterização do Acidente de Viação e participaram no estudo 87 indivíduos, 52 do sexo feminino, os quais representam 59,8% da amostra total e 35 são do sexo masculino (40,2%), tendo idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos (M= 30,09; DP= 10,187). Das 87 vítimas de acidente de viação, 69 (79,3%) são vítimas primárias e 18 (20,7%) são vítimas secundárias. Através da análise dos dados recolhidos, verificou-se que as vítimas de acidentes de viação, devem ser alvo de intervenção psicológica momentos após os acidentes, de modo a minimizar o impacto e prevenir que os sintomas, desvalorizados no momento do acidente, se agravem futuramente. |
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Intervenção psicológica em crise: respostas psicossociais precoces a vítimas de acidentes de viaçãoIntervenção psicológica em criseCrise psicológicaAcidentes de viaçãoVítimas primáriasVítimas secundáriasPsychological crisis interventionPsychological crisisTraffic accidentsPrimary victimsSecondary victimsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaVivemos numa era em que os acidentes de viação se destacam como sendo uma das maiores preocupações de saúde pública e geradores de trauma, provocando um impacto significativo na saúde mental das vítimas (OPP, 2015). As vítimas de acidentes de viação, ao contrário do que é habitualmente considerado, vão para além dos indivíduos que são diretamente afetados pelo incidente (vítimas primárias), podendo também ser tidas como vítimas os familiares e amigos das vítimas primárias (vítimas secundárias) e, ainda, os profissionais que prestam o socorro (vítimas terciárias) (APAV, 2015). A intervenção psicológica em crise torna-se, assim, fundamental para os indivíduos que sofreram acidentes de viação, uma vez que atua sobre o funcionamento psicológico do indivíduo e permite aliviar o impacto direto que é sentido devido ao evento traumático (Liria & Veja, 2002). Nesta dissertação procura-se aprofundar o conhecimento científico sobre a intervenção psicológica em crise no que às vítimas de acidentes de viação diz respeito. Para isso, o principal objetivo do trabalho foi identificar as necessidades psicossociais sentidas pelas vítimas primárias e secundárias de acidentes de viação, assim como, caracterizar os cuidados psicossociais que percebem ter recebido após o acidente de viação e identificar como as vítimas primárias e secundárias acreditam que o impacto psicossocial poderia ser minimizado. Os dados foram recolhidos através de um Questionário Sociodemográfico e de Caracterização do Acidente de Viação e participaram no estudo 87 indivíduos, 52 do sexo feminino, os quais representam 59,8% da amostra total e 35 são do sexo masculino (40,2%), tendo idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos (M= 30,09; DP= 10,187). Das 87 vítimas de acidente de viação, 69 (79,3%) são vítimas primárias e 18 (20,7%) são vítimas secundárias. Através da análise dos dados recolhidos, verificou-se que as vítimas de acidentes de viação, devem ser alvo de intervenção psicológica momentos após os acidentes, de modo a minimizar o impacto e prevenir que os sintomas, desvalorizados no momento do acidente, se agravem futuramente.We are living in an era in which traffic accidents stand out as one of the greatest public health concerns and trauma generators, causing a significant impact on the mental health of victims (OPP, 2015). Victims of traffic accidents, contrary to what is usually considered, go beyond the individuals who are directly affected by the incident (primary victims), the family and friends of the primary victims are also considered victims (secondary victims) as well as the professionals who provide assistance (tertiary victims) (APAV, 2015). Psychological crisis intervention becomes fundamental for individuals who have suffered traffic accidents, since it acts on the individual's psychological functioning and allows to alleviate the direct impact that is felt due to the traumatic event (Liria & Veja, 2002). This dissertation seeks to deepen the scientific knowledge about psychological crisis intervention with regard to victims of traffic accidents. Thereby, the main objective of the work was to identify the psychosocial needs felt by the primary and secondary victims of traffic accidents, as well as to characterize the psychosocial care that they perceive to have received after the traffic accident and to identify how the primary and secondary victims believe that the psychosocial impact could have been minimized. The data were collected through a Sociodemographic Questionnaire and Characterization of the Traffic Accident and 87 individuals took part in the study, 52 females, representing 59.8% of the total sample and 35 males (40.2%) aged between 18 and 55 years old (M= 30.09; SD= 10.187). Among the 87 victims of traffic accidents, 69 (79.3%) were primary victims and 18 (20.7%) were secondary victims. The analysis of the data collected revealed that victims of traffic accidents should be subject to psychological intervention moments after the accidents, in order to minimize the impact and prevent the symptoms, devalued at the time of the accident, from worsening in the future.Silva, IsabelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Ana Rita2023-03-09T13:09:50Z2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-14T02:05:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:32.695361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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