Mortalidade por acidentes de transportes terrestres no Brasil, de 2010 a 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Luiza Gomes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55530
Resumo: No Brasil, as Causas Externas (CE) são a terceira maior causa de óbitos. Dentre as CE, encontram-se os Acidentes de Transportes Terrestres (ATT), estes sendo a segunda Causa Externa de mortalidade que mais mata no Brasil, sendo considerado um problema de saúde pública. O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento da mortalidade por ATT no Brasil no período de 2010 a 2019. Trata-se de um estudo ecológico, de série temporal, com dados de mortalidade por ATT em todo o território brasileiro que obtidos a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Foram incluídas as causas que estão presentes da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, descritos no grupo V01-V89. A tendência da taxa de mortalidade por ATT foi realizada pelo programa Joinpoint. No período estudado houveram 392.929 óbitos por ATT, dentre os quais predominaram os indivíduos do sexo masculino, brancos e pardos, solteiros, com baixo e médio nível de escolaridade e jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. Este estudo mostra uma redução significativa na Taxa de Mortalidade por Acidentes de Transportes Terrestres a partir de 2014 (APC: -6,81; IC: -8,5; -5,1). Apesar da redução nas Taxas de Mortalidade por Acidentes de Transportes Terrestres, estas ainda continuam sendo um problema complexo de saúde pública, envolvendo diversos fatores e âmbitos da sociedade.
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O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento da mortalidade por ATT no Brasil no período de 2010 a 2019. Trata-se de um estudo ecológico, de série temporal, com dados de mortalidade por ATT em todo o território brasileiro que obtidos a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Foram incluídas as causas que estão presentes da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, descritos no grupo V01-V89. A tendência da taxa de mortalidade por ATT foi realizada pelo programa Joinpoint. No período estudado houveram 392.929 óbitos por ATT, dentre os quais predominaram os indivíduos do sexo masculino, brancos e pardos, solteiros, com baixo e médio nível de escolaridade e jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. Este estudo mostra uma redução significativa na Taxa de Mortalidade por Acidentes de Transportes Terrestres a partir de 2014 (APC: -6,81; IC: -8,5; -5,1). Apesar da redução nas Taxas de Mortalidade por Acidentes de Transportes Terrestres, estas ainda continuam sendo um problema complexo de saúde pública, envolvendo diversos fatores e âmbitos da sociedade.In Brazil, External Causes (EC) are the third largest cause of deaths. Among the CE, there are Land Transport Accidents (ATT), which are the second External Cause of mortality that kills the most in Brazil, being considered a public health problem. The present study aimed to analyze the behavior of mortality due to ATT in Brazil from 2010 to 2019. This is an ecological, time series study, with data on mortality due to ATT throughout the Brazilian territory that were obtained from the Information Technology Department of the Unified Health System. The causes that are present in the International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, described in group V01-V89, were included. The trend in the mortality rate due to ATT was carried out using the Joinpoint program. In the period studied, there were 392,929 deaths due to RTA, among which predominated males, white and mixed race, single, with low and medium levels of education and young people aged 20 to 29 years. This study shows a significant reduction in the Mortality Rate from Land Transport Accidents from 2014 onwards (APC: -6.81; CI: -8.5; -5.1). Despite the reduction in mortality rates from land transport accidents, these still remain a complex public health problem, involving several factors and areas of society.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEnfermagemUFRNBrasilFaculdade de Ciências da Saúde do TrairiAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAcidentes de Transportes TerrestresVítimas de TrânsitoLand Transport AccidentsTraffic VictimsMortalidade por acidentes de transportes terrestres no Brasil, de 2010 a 2019Mortality from land transport accidents in Brazil, from 2010 to 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMortalidadeAcidentesTransportes_Faria_2023.pdfMortalidadeAcidentesTransportes_Faria_2023.pdfapplication/pdf240360https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55530/4/MortalidadeAcidentesTransportes_Faria_2023.pdfb9005af9506b6c19b233e891417dfb27MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55530/7/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55530/8/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD58123456789/555302023-12-28 16:25:48.618oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-28T19:25:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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